Inicial / COMUNIDADES / Projeto proíbe uso de capacetes em comércios e locais públicos

Projeto proíbe uso de capacetes em comércios e locais públicos

O objetivo é amenizar a violência e melhorar a segurança pública.

Motociclistas podem ser proibidos de entrar em lojas e prédios públicos com capacetes. Um projeto em tramitação na Câmara de Viamão, quer proibir a entrada ou a permanência de pessoas utilizando capacetes ou qualquer tipo de cobertura que oculte a face, nos estabelecimentos comerciais, prédios e condomínios residenciais, repartições públicas, agências bancárias, entre outros locais abertos ao público no município.

De autoria do vereador Luís Armando Azambuja (PT), o projeto quer amenizar a violência e melhorar a segurança pública. Em algumas ações, o equipamento de segurança de uso obrigatório no trânsito serve para esconder a identidade de bandidos.

“Com os rostos cobertos os marginais têm adentrado em estabelecimentos comerciais e residenciais para a prática de assaltos, inviabilizando o seu reconhecimento”, argumentou.

Para o vereador Armando Azambuja, não se quer com isso discriminar ou constranger os motociclistas, mas sim, buscar uma forma de 70-442 coibir as ações dos bandidos que se utilizam dessa prática para levar terror às famílias e comerciantes viamonenses. “Os motociclistas certamente apoiarão esse projeto, pois com a prática atual todos ficam na mira da polícia e são discriminados pela sociedade, sendo 70-442GB2312 muitas vezes parados ou confundidos com marginais, dependendo da marca, modelo e cor da moto”, enfatiza o vereador Armando

No caso de postos de combustíveis e estacionamentos, os condutores das motocicletas deverão retirar o acessório da cabeça e, em seguida, descer da motocicleta para que seja atendido.

Pelo projeto, que necessita da analise do setor jurídico do legislativo, para apreciação em plenário, os comerciantes deverão exigir a retirada do capacete, através de avisos na entrada dos estabelecimentos. Se houver resistência do usuário de capacete em não retirá-lo, implicará, por medida de segurança, na desobrigação para o seu atendimento. Pela proposição, a proibição da utilização de capacetes atinge o condutor e o passageiro de motocicletas.

Os bonés, capuzes e gorros não se enquadram na proibição, salvo se estiverem sendo utilizados de forma a ocultar a face da pessoa.

 

Sobre o Vereador Vereador Armando

O vereador Armando, como é popularmente conhecido, tem 49 anos, é jornalista/radialista, técnico em contabilidade, Bacharel em Direito, e, pós- graduado em Gestão Hospitalar. Armando esta no quinto mandato de vereador. Armando é considerado um dos vereadores mais atuantes e experientes do Legislativo. É o campeão de projetos e de leis aprovadas e sancionadas. WhatsApp Lista de Transmissão de Notícias: 51 9990-45123 Celular 51 993321888 Gabinete: 51 34854957

Além disso, verifique

Tem primeira dose para pessoas com 12 anos ou mais, e segunda dose antecipada da Pfizer/Biontech!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *