Inicial / DESTAQUE / TCE-RS aprova contas do vereador Armando da gestão de 2013 como presidente da Câmara

TCE-RS aprova contas do vereador Armando da gestão de 2013 como presidente da Câmara

armando presidente3_web

Na 11ª sessão da 1ª Câmara Especial, realizada nesta terça-feira (03/11), o Pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), julgou regulares, com ressalvas, e aprovou as contas da gestão, referente ao exercício de 2013, do vereador Luís Armando Azambuja (PT), como presidente do Legislativo viamonense.

A gestão do vereador Armando Azambuja, se destacou em 2013, quando presidiu Câmara de Viamão, onde foi eleito para coordenar o primeiro ano de mandato dessa 16º Legislatura, numa administração considerada transparente, dinâmica, atuante, experiente, tecnológica e com portas abertas a comunidade, tanto fisicamente, quando adotou os dois turnos (manhã e tarde), como também, On line 24h., pelo web site institucional da Câmara, e nos 21 bolgs dos vereadores.

Na gestão de Armando, as sessões foram realizadas todas as terças, quartas e quintas-feiras, e com inicio sempre a partir das 16 horas, e a tribuna popular, com a participação dos representantes das comunidades, foi reativada, e os presidentes das associações de bairro e os demais representantes da sociedade organizada, sempre tiveram a possibilidade de falar na tribuna da Câmara, durante as sessões plenárias, quando debatiam com os vereadores sobre suas reivindicações e ações.

A tecnologia e a informação fez parte da gestão do vereador Armando, que entrou para a história também, por ter sido o primeiro afrodescendente a ter presidido a Câmara. As votações dos projetos e das proposições na Câmara foram eletrônicas e abertas, e a comunidade do plenário passou a acompanhar as votações e os debates de maneira mais transparente, tanto fisicamente no plenário, em um telão, quanto em casa, pelo site da Câmara. A pauta das sessões foram publicadas semanalmente na imprensa, assim como, os telefones de todos os vereadores, entre outras informações institucionais. Os projetos, as leis e as atas das sessões, passaram a ser publicadas diariamente no site da Câmara. Os gabinetes dos vereadores receberam software de gerenciamento buscando interligar ao plenário, as comissões permanentes, ao site e aos departamentos.

A transparência ficou registrada também nos atos de compras, que, além dos convites e licitações, realizou o pregão eletrônico de menor preço, que também fez parte das modalidades de aquisição de materiais e serviços, necessários para a infraestrutura funcional do Poder Legislativo.

Todos os gastos dos vereadores, como do Legislativo, foram expostos em tempo real no site da Câmara, garantindo a transparência total e cumprimento da lei da informação.

Foi uma gestão marcada pela valorização, respeito, reconhecimento, harmonia e independência das ações e opiniões entre os Poderes, que possibilitaram a maior produção parlamentar de proposições da história do Legislativo. Foram mais de 5 mil pedidos de providências, requerimentos, indicações, projetos de lei e de resoluções realizadas pelos vereadores naquela ano. “Me orgulho pelo fato de estar em uma Câmara com vereadores qualificados e interessados em apresentar através de proposições ações que busquem o desenvolvimento econômico, social e participativo, através de produção qualificada das politicas públicas a favor da saúde, educação, transporte e da justiça social, que sempre pautaram como meta e determinação de nossa representatividade”, comemorou Armando.

MESA DIRETORA 2013_web MESA DIRETORA 2013_2_web

A mesa diretora de 2013, presidida pelo Armando, foi composta pelos vereadores: Alexandre Gomes Mello (Xandão), como 1° vice-presidente, Sílvio Roberto Streit Junior (Guguzinho), de 2° vice-presidente (que substituiu o vereador Leco Gutierres, que foi afastado das funções), da  vereadora Eda Regina da Silva Giendruczak, de 1ª secretária e o vereador Leandro Pereira Aguirre, como 2° secretário.

Armando relatou da tribuna da última sessão, a sua trajetória política: “Há quase 25 anos, com 18 para 19 anos, iniciei na Câmara de Viamão, como estagiário do então ver
eador Ronaldo Ribeiro. Depois assessorei os então vereadores Bira Camargo e Atidor da Cruz, meus três exemplos e incentivadores da política”. Lembrou que em 2001 se elegeu pela primeira vez como vereador e de lá para cá, sempre com expressiva votação, nunca mais deixou a cadeira de parlamentar viamonense. Com base eleitoral sólida, oriunda da região darmando presidente2_weba grande São Tomé, acumula quatro mandatos e se encaminha para o décimo sexto ano consecutivo de vereador.

Com 44 anos, Armando tem formação em Direito, mas também é Jornalista e Técnico em Contabilidade, e, pós-graduado em Gestão Hospitalar, e ainda, é servidor concursado do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), desde 1998, onde atualmente é assessor técnico da diretoria do GHC. Atualmente na Câmara, é o presidente da Comissão de Constituição, Redação e Justiça.

Sobre o Vereador Vereador Armando

O vereador Armando, como é popularmente conhecido, tem 45 anos, é jornalista/radialista, técnico em contabilidade, Bacharel em Direito, e, pós- graduado em Gestão Hospitalar.
Armando foi eleito para o quinto mandato de vereador.
Armando é considerado um dos vereadores mais atuantes e experientes do Legislativo. É o campeão de projetos e de leis aprovadas e sancionadas.

Além disso, verifique

Radar Móvel de Viamão, na semana de 4 a 8 de dezembro de 2017, nos Bairros: Centro, São Lucas, Viamópolis, Santa Isabel, Caminho do Meio e Krahe.