nov
06

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL DECIDE: NÃO HÁ O QUE INVESTIGAR SOBRE BOHN GASS NA SUPOSTA FRAUDE DO PRONAF

FEZ-SE JUSTIÇA: Por decisão do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), na última quarta-feira (5), o deputado Elvino Bohn Gass (PT/RS) não faz mais parte da lista de investigados do inquérito que apura uma suposta fraude do Pronaf no município de Santa Cruz do Sul.  

bonh gassO ministro acolheu o pedido do Procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que após analisar detidamente todos os documentos enviados pela Polícia Federal e tomar conhecimento dos vazamentos ocorridos durante o período de investigação, entendeu que não havia razão para que se investigasse o parlamentar e decidiu pela retirada do nome de Bohn Gass do inquérito. Em sua decisão, Zavaski afirmou: “Não existem elementos seguros nos autos que pudessem apontar a ligação do congressista com o esquema de desvio de recursos do Pronaf investigado”.

Ao saber da decisão, na manhã desta quinta-feira (6), Bohn Gass desabafou: “Fez-se Justiça. Se houvesse convicção e elementos concretos a me incriminar, tenho certeza de que tanto o ministro quanto o procurador não teriam se manifestado dessa forma. Ao contrário, muito provavelmente insistiriam na apuração. A simples suposição de que eu pudesse ter prejudicado agricultores foi a maior injustiça de que já fui vítima na vida. Passei 40 anos fazendo justamente o contrário, ou seja, defendendo os colonos. Não era suportável que esta situação se mantivesse.”

Dizendo-se “de alma lavada”, Bohn Gass, que já havia colocado à disposição da Justiça todos os seus sigilos (bancário, telefônico, fiscal…) reafirma que vai buscar todas as reparações possíveis a sua imagem, “tenham sido provocadas por autoridades, por profissionais de imprensa ou até em redes sociais”. E explica: “Trata-se de repor uma verdade que eu repeti desde o primeiro momento: nunca recebi recursos ilegais para financiar campanhas eleitorais ou para qualquer outro fim. No entanto, por conta de uma mera suspeita, fui execrado publicamente. Creio que é indiscutível o meu direito buscar o reparo a estes danos.”

Sobre a continuidade da investigação, o deputado reitera que se houver prova de desvios de recursos no Pronaf, espera que os responsáveis sejam severamente punidos. “Ajudei a conceber e a qualificar este programa que, pela sua magnitude e importância, não pode se prestar a irregularidades”.

O deputado já havia orientado seus advogados a interpelarem judicialmente os terceiros que, durante a investigação, citaram seu nome como possível beneficiário da suposta fraude. “Queria saber de onde tiraram isso. Por que isso não existe, nunca existiu. E a única vez que eu apareço, de fato, é numa conversa sem códigos e sem falas cifradas, ou seja, num telefonema que realmente existiu e onde eu não tento esconder nada. Por que não havia nada a esconder. É uma fala transparente que, aliás, reflete a minha história de agricultor, dirigente sindical e parlamentar que ao longo de 40 anos de militância, faz a defesa da agricultura familiar.”

out
05

Destaque na votação em Viamão para Deputado Federal Bohn Gass e Deputado Estadual Tarcísio

Com o grupo de apoiadores de Viamão, liderados pelo vereador Armando, o deputado federal Bohn Gass, fez 3.468 mil votos e o deputado estadualTarcísio Zimmermann, fez 1.825 mil votos. “São políticos respeitados pelas suas trajetórias e lutas, e com certeza nosso município terá retorno deste apoio e votação, com a defesa de grandes projetos e investimentos para nossa gente”, comemorou Armando.

Tarcisio Armando e Bohn GassUm grupo de apoiadores da comunidade das regiões da grande São Tomé, São Lucas, Beco dos Cunhas, Itapuã, Águas Claras, Capão da Porteira, Morro Grande e Centro de Viamão, entre outras,  liderados pelo vereador Luís Armando Azambuja (PT), comemoraram a votação destacada em Viamão, dos candidatos a deputado federal, Elvino Bohn Gass e deputado estadual Tarcísio Zimmermann, ambos do PT.

Elvino Bohn Gass, foi reeleito deputado federal com 100.841 mil votos, a 7ª maior votação da bancada do PT, e, a 25ª colocação dos eleitos para Câmara Federal da Bancada Gaúcha, deste total, 3.468 mil foram de Viamão, que representa a sexta cidade com maior votação do Bohn Gass.

Já o Tarcísio Zimmermann, foi eleito deputado estadual com 47.465 mil votos, a 4ª maior votação da bancada do PT, e, a 22ª colocação dos eleitos para Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, deste total, 1.825 mil foram de Viamão, representando a quinta cidade com maior votação do Tarcísio.

Para o vereador Armando, a vitória dos candidatos Bohn Gass, a deputado federal, e Tarcísio, a deputado estadual, com expressivas votações no Estado, combinados com destaque na votação em Viamão, vão auxiliar nas conquistas das grandes reivindicações, demandas e investimentos em benefício do RS e de Viamão. “São políticos respeitados pelas suas trajetórias e lutas, e com certeza, nosso município terá retorno deste apoio e votação. Faremos um gabinete com politicas integradas com Bohn Gass e Tarcísio a favor de Viamão, com objetivo de buscar o maior número de projetos e investimentos para nossa gente”, enfatizou o vereador Armando Azambuja.

jul
03

Bohn Gass beneficia região da São Tomé com quadra poliesportiva coberta

Bohn Gass e ArmandoFoi liberada pela presidenta DilmaRousseff, através do Ministério do Esporte, a emenda parlamentar número 28620007, no valor de R$ 243.750,00, a favor do município de Viamão, de autoria do deputado federal Elvino Bohn Gass (PT/RS), que foi empenhada para ser destinada na construção de quadra poliesportiva na Vila São Tomé.

Com estes recursos, a prefeitura deve construir uma nova e moderna quadra poliesportiva coberta junto Praça de Esportes e Lazer São Tomé, que foi denominada e oficializada pela lei municipal nº.: 3.553, de autoria do vereador Luís Armando Azambuja (PT), localizada e delimitado pelas ruas: Uberaba, Jerônimo Nunes, Barão do Upacaraí e Aracajú, na Vila São Tomé, “Nossa expectativa é de que a quadra possa ser utilizada por todos os moradores da região da grande São Tomé, com objetivo de beneficiar mais de 10 mil pessoas. É gratificante perceber que nossa ação política pode melhorar um pouco a qualidade de vida de tanta gente”, diz Bohn Gass.

O prefeito Valdir Bonatto já foi notificado do envio dos recursos da emenda do deputado Bohn Gass, e já designou a realização de projeto e orçamento para realização da licitação da obra de construção dessa quadra poliesportiva, que deverá ocorrer nos próximos meses.

A emenda do deputado Bohn Gass atendeu a reivindicação da comunidade da grande São Tomé, liderada pelovereador Armando Azambuja, e realiza um antigo sonho da comunidade, por representar um equipamento essencial para qualificar as relações comunitárias e uma excelente opção de lazer para a população da região das vilas que compõe a grande São Tomé. “A nova quadra poliesportiva, que deverá substituir a atual da Praça São Tomé, deverá contar com uma nova e moderna infraestrutura, com piso cimentado, cercamento e cobertura, além de vestiários, banheiros e iluminação”, comemorou Armando.

jun
20

Bohn Gass: “Como no Fórum Social, Copa faz do RS um Estado cosmopolita”

bohngass

Depois de ter sido visitado por milhares de torcedores franceses e hondurenhos na semana passada, o Rio Grande do Sul, agora, está pintado de laranja e amarelo. São os torcedores das seleções da Austrália e da Holanda que ocupam as principais ruas da Capital, Porto Alegre, à espera da partida que acontece nesta quarta-feira (18), às 13h, no estádio do Internacional, que os gaúchos chamam carinhosamente de “Gigante da Beira-Rio”.

Na manhã que antecedeu ao jogo, o Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público, transformou-se em território holandês. Cerca de cinco mil torcedores participaram do “Orange Square”, evento organizado pela Federação Holandesa de Futebol com apoio do Comitê Local da Copa. Os torcedores da “Laranja Mecânica” concentraram-se no local e, desde as primeiras horas do dia, dançaram e cantaram comandos por DJs holandeses e franceses. Há cerca de dois dias, também chegaram os australianos que se confundem com a torcida brasileira por conta do uniforme  de tom amarelo como o do Brasil.

 “Os gaúchos vivem dias alegres, de congraçamento. Só vimos algo parecido quando sediamos as edições do Fórum Social Mundial. Mesmo assim, na Copa o número de turistas é maior e os blocos de torcedores reunidos nas esquinas, nos bares, em frente aos hotéis e no caminho do estádio, nos dão a sensação de que, somos sim, um povo cosmopolita, capaz de receber bem e manter relações cordiais com qualquer visitante de qualquer lugar do mundo”, destaca o deputado gaúcho Elvino Bohn Gass, vice-líder da bancada federal do PT.

Rio Grande do Sul é a base da seleção do Equador, que está hospedada no município de Viamão, há cerca de 20km de Porto Alegre. Por conta disso, muitos torcedores equatorianos também circulam pelo Estado. E como para o Beira-Rio ainda estão previstos outros dois jogos da primeira fase da Copa (Coréia do Sul x Argélia e Nigéria X Argentina) e, também, uma das partidas das oitavas de final, Bohn Gass mantém a expectativa de que a festa vai continuar por um bom tempo: “Temos informações de que os argentinos virão em grande número e vamos recebê-los como irmãos que somos. Os alertas sobre os “Barra Bravas” (torcida conhecida pelos atos violentos) não nos preocupam porque nos preparamos muito bem, policiamos as fronteiras e temos certeza de que espírito esportivo da Copa prevalecerá. Ah, e não registramos filas no aeroporto Salgado Filho e nenhum contratempo que desmereça a realização deste magnífico evento em nosso Estado”, informa o parlamentar gaúcho.

jun
19

Lula enaltecido como proponente da Copa e dos grandes investimentos

Bohn Gass , Lula, Armando_2014_webO vereador Luís Armando Azambuja (PT), que na companhia do deputado federal, Elvino Bohn Gass (PT/RS), se encontrou com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em sua última vista em Porto Alegre, enalteceu na tribuna da Câmara, na última sessão, que Lula entrou na história, como o principal proponente Copa do Mundo no Brasil e consequentemente dos grandes investimentos no País, incluindo o município de Viamão, com a infraestrutura nas proximidades do Hotel Vila Ventura, que esta sediando a seleção do Equador. “Foi Lula do PT, que enfrentou a disputa com os outros países para sediar a Copa no Brasil e quem trouxe o PAC e os investimentos para nós”, lembrou.

Armando Azambuja lembrou ainda, a sua participação em agosto de 2010, na comitiva viamonense com o então presidente Lula, quando assinou, na Capital, contratos para iniciar obras de mobilidade selecionadas pelo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa de 2014, que indiscutivelmente ficará como legado positivo, com ganhos em mobilidade urbana e infraestrutura. “Na ocasião, a comitiva viamonense, conquistou mais investimentos para Viamão nas obras do PAC, na área de turismo, infraestrutura e mobilidade, que hoje são vivenciadas pelas obras que estão sendo e que ainda serão realizadas pela presidenta Dilma e pelo Governador Tarso, e que ficarão como legado do Mundial”, enfatizou o vereador Armando.

jun
05

Bohn Gass mostra números positivos da Copa do Mundo no Brasil

“Os ganhos serão muito superiores aos gastos. Vamos sim, fazer a Copa das Copas. Uma copa da paz, do emprego e do respeito à diversidade. Uma Copa que traga bons resultados dentro e principalmente fora de campo”, enfatiza Bohn Gass.

-bohn-gass-O deputado federal  Elvino Bohn Gass  (PT-RS) usou a Tribuna do Congresso Nacional para fazer uma reflexão sobre a Copa do Mundo de 2014.  Ele lembrou que os que hoje criticam a realização da Copa no Brasil não apareceram no momento em que o País participou da disputa para sediá-la.

Na avaliação do deputado Bohn Gass, o Brasil está fazendo a coisa certa em sediar a Copa de 2014. Ele citou os resultados positivos Copa das Confederações realizadas no País em 2013. “Pesquisa concluída recentemente pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), mostrou o impacto econômico da Copa das Confederações para o Brasil que, em duas semanas de jogos  adicionou R$ 9,7 bilhões à nossa economia”, destacou.

Para Bohn Gass, mesmo no cálculo dos “mais raivosos” contra a Copa do Mundo no Brasil, o número apresentado em gastos com a construção dos estádios será de R$ 8,9 bilhões. “Ou seja, a Copa das Confederações, que durou apenas duas semanas, trouxe para o País quase R$ 1 bilhão a mais do gasto com os 12 estádios da Copa do Mundo”, frisou.

Os cálculos, continuou o deputado, que não são do PT nem do governo Dilma, dão conta de que a Copa do Mundo vai gerar pelo menos três vezes mais lucros  do que a Copa das Confederações. “Ou seja, estamos falando de, no mínimo, R$ 30 bilhões injetados na economia brasileira. Isto, sem falar na geração de empregos, cuja previsão é de 48 mil vagas no setor de turismo nos 12 estados-sede da competição, entre os meses de abril e junho deste ano”, citou.

Na opinião do deputado Bohn Gass, a Copa, como evento mundial, deve ser vista sob uma perspectiva integrada. “Os ganhos serão muito superiores aos gastos. Vamos sim, fazer a Copa das Copas. Uma copa da paz, do emprego e do respeito à diversidade. Uma Copa que traga bons resultados dentro e principalmente fora de campo”, concluiu Bohn Gass.

mai
26

Deputado Bohn Gass anuncia criação de 250 novos leitos para Hospital de Viamão

“A ampliação possibilitará que o hospital viamonense tenha um total de 390 leitos, com novos leitos de unidade coronariana que será implantada, mais a implantação de serviço de hemodinâmica e de cirurgia cardíaca, num investimento do governo Tarso,  de R$ 31,7 milhões”, disse deputado Bohn Gass.

Bohn Gass

No último domingo (25), em visita a região da grande São Tomé, o deputado Elvino Bohn Gass (PT/RS), com agenda liderada pelo gabinete de políticas integradas do vereador Luís Armando Azambuja, comemorou o fato do Governo Tarso estar anunciando, para esta semana, através da secretaria Estadual da Saúde (SES), o plano estratégico que prevê a criação, na região do Vale do Gravataí, de mil novos leitos hospitalares, todos destinados ao Sistema Único de Saúde.

Para o deputado Bohn Gass, a iniciativa deve contar com um investimento superior a R$ 110 milhões em recursos estaduais, com proposta de ampliação de 250 leitos em cada um dos hospitais de Viamão (Instituto de Cardiologia Hospital Viamão), Cachoeirinha (Padre Jeremias), Alvorada e Gravataí.

“No instituto de Cardiologia Hospital Viamão, a ampliação deve contar com a criação de 240 novos leitos de internação e 10 novos leitos de unidade coronariana que será implantada, mais a implantação de serviço de hemodinâmica e de cirurgia cardíaca, além de novas vagas, onde possibilitará que o hospital viamonense tenha um total de 390 leitos, num investimento de R$ 31,7 milhões”, anunciou o deputado Bohn Gass.

dez
13

Emenda do deputado Bohn Gass garante quadra poliesportiva na praça da Vila São Tomé

Bohn Gass atende a reivindicação da comunidade da grande São Tomé, liderada pelo vereador Armando, que vai beneficiar milhares de crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade. Uma nova e moderna quadra poliesportiva cercada será construída na Praça de Esporte e Lazer da São Tomé.

Deputado Elvino Bohn Gass na Câmara Viamão

O deputado federal Elvino Bohn Gass (PT) foi comunicado nessa semana pela presidenta Dilma Rousseff, que o Ministério do Esporte, aprovou e liberou a sua emenda parlamentar número 28620007, no valor de R$ 243.750,00, a favor do município de Viamão, e que já foi empenhada para ser destinada na construção de uma nova e moderna quadra poliesportiva cercada para Vila São Tomé, região onde concentra uma comunidade de baixa renda, com a expectativa de atingir milhares de crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade.

A emenda do deputado Bohn Gass atendeu a reivindicação da comunidade da grande São Tomé, liderada pelo vereador Luís Armando Azambuja (PT). Com estes recursos, o município deve construir uma quadra poliesportiva cercada junto a área pública de lazer, composta da praça infantil, campo de futebol e campo de voleibol, no quarteirão, localizado e delimitado pelas ruas: Uberaba, Jerônimo Nunes, Barão do Upacaraí e Aracajú, na Vila São Tomé, que foi conquistada e denominada de Praça de Esportes e Lazer São Tomé, através da  lei municipal nº.: 3.553 de autoria do vereador Armando. “Nossa expectativa é de que a quadra possa ser utilizada por todos os moradores da Grande São Tomé, ou seja, no mínimo 10 mil pessoas. É gratificante perceber que nossa ação política pode melhorar um pouco a qualidade de vida de tanta gente”, diz Bohn Gass.

Bohn Gass , Bonatto, Armando e Paulinho

O prefeito Valdir Bonatto foi notificado do envio dos recursos para construção de uma nova e moderna quadra poliesportiva cercada, para ser construída na São Tomé, onde o custo total da obra está orçado em R$ 300 mil, mas com a emenda de deputado Bohn Gass, a prefeitura vai precisar investir somente R$ 56.250,00. “De fato, estamos viabilizando uma obra que, sem os recursos federais, dificilmente seria executada”, completa o deputado Bohn Gass.

Para o vereador Armando, a confirmação dos recursos destinados pela emenda do deputado Bohn Gass, realiza um antigo sonho da comunidade da Vila São Tomé. “A quadra é um equipamento essencial para qualificar as relações comunitárias e uma excelente opção de lazer para a população da região das vilas que compõe a grande São Tomé”, comemorou o Armando.

nov
08

Emenda de Bohn Gass vai beneficiar a São Tomé com a construção de ginásio poliesportivo

“Vamos defender a reivindicação dessa comunidade, para incluir na liberação das emendas da qual tenho direito e que possam ser liberadas no Orçamento de 2013, para garantir a construção de um ginásio poliesportivo  na  Grande da São Tomé”, disse Bohn Gass.

Audiencia Armando e Bongas 2

Na visita do deputado federal Elvino Bohn Gass (PT) no município,  na última quinta-feira (07), participou de audiência com o presidente do Legislativo municipal, vereador Luís Armando Azambuja (PT), e além de colocar-se à disposição dos viamonenses na defesa dos interesses do município, na busca de recursos e investimentos junto aos governos federal e estadual, também prometeu se empenhar para concretizar umpedido especial do vereador Armando Azambuja.

Preocupado com as opções de lazer e prática esportiva na região da Grande São Tomé, Armando aventou a possibilidade de acesso a recursos federais, no valor de 250 mil, por emenda de autoria de Bohn Gass paragarantir a construção de um ginásio poliesportivo junto à praça da Vila São Tomé, um sonho antigo daquela comunidade.

“Temos essa reivindicação antiga da comunidade. Seria um equipamento essencial para qualificar as relações comunitárias e uma excelente opção de lazer para a população da região das vilas que compõe a grande São Tomé”, justificou Armando.

Uma audiência com o vereador Armando, o deputado federal Bohn Gass, disse que a reivindicação pode ser concretizada e pediu para que a Prefeitura de Viamão inicie o credenciamento de inclusão do projeto do ginásio nas emendas que podem ser liberadas pelos parlamentares ao Orçamento deste ano.

“Da minha parte não há problema. Vamos analisar a viabilidade técnica e financeira e defender a reivindicação da comunidade da São Tomé, para incluir na pauta de discussão e liberação das emendas da qual tenho direito e que possam ser liberadas no Orçamento de 2013. Esse não é somente o compromisso deste deputado, mas da presidenta Dilma, que tem essa visão de administração pública: levar às comunidades o que elas têm como demanda que possa ser realizada”, concluiu Bohn Gass.

nov
08

Deputado Elvino Bohn Gass se coloca à disposição do município

“Vamos auxiliar no que for preciso, para que Viamão tenha acesso aos programas federais que o governo Dilma Rousseff tem oferecido a centenas de municípios brasileiros. Estamos vivendo um grande momento no país, e Viamão não pode ficar de fora”, disse o deputado Elvino Bohn Gass aos vereadores do Legislativo viamonense.

Na CAMARA_Deputado Elvino Bohn Gass

Os vereadores viamonenses receberam na sessão da última quinta-feira (07), a visita do deputado federal Elvino Bohn Gass (PT) que esteve no município cumprindo agenda política com lideranças do Partido dos Trabalhadores e também com o Executivo. Bohn Gass participou de audiência com o presidente do Legislativo municipal, vereador Luís Armando Azambuja (PT) e mais tarde, durante a sessão ordinária, colocou-se à disposição dos viamonenses na defesa dos interesses do município, na busca de recursos e investimentos junto aos governos federal e estadual.

“Temos acompanhado a mobilização das lideranças viamonenses pela obtenção de recursos e investimentos e vamos auxiliar no que for preciso, para que Viamão tenha acesso aos programas federais que o governo Dilma Rousseff tem oferecido a centenas de municípios brasileiros. Estamos vivendo um grande momento no país, e Viamão não pode ficar de fora”, afirmou Bohn Gass.

Com um mandato pautado principalmente pela defesa dos pequenos agricultores e pelo fortalecimento da agricultura familiar, Bohn Gass, disse estar muito feliz ao ver que os pequenos agricultores estão inseridos na cadeia produtiva do município e que são geradores de emprego e renda, não só para as famílias produtoras, mas também para outros segmentos da economia viamonense.

Ele defendeu uma maior participação dos agricultores no fornecimento de produtos ao poder público, principalmente na composição da merenda escolar, como forma de garantir renda às famílias de agricultores e qualidade nos produtos oferecidos aos alunos da rede pública. Para incentivar ainda mais esta parceria entre governo municipal e agricultores, Bohn Gass vai sugerir ao Governo Federal que municípios que possuem assentamentos dos programas de reforma agrária, implantados ao longo dos anos, também tenham acesso ao programa de conservação de estradas vicinais, que doa aos municípios com até 50 mil habitantes, uma patrola, uma retroescavadeira e um caminhão.

“Porque não incluir neste programa municípios que possuem assentamentos da reforma agrária, que impulsionaram a agricultura familiar em suas regiões? Vou pessoalmente ao ministro Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário) levar essa sugestão e espero que em breve Viamão possa contar com estes equipamentos, também”, prometeu Bohn Gass. Investimentos do Governo Dilma em Viamão

Elvino Bohn Gass viamaoO deputado federal Elvino Bohn Gass, também lembrou que Viamão vai passar por uma grande transformação por conta de uma série de investimentos direcionados para o município, principalmente através do PAC da Mobilidade, responsável pela qualificação dos sistemas de transporte de massa e das vias da Região Metropolitana. Em Viamão estes investimentos serão direcionados à construção de um corredor exclusivo para ônibus na ERS-040, até o Centro de Viamão, e a duplicação da Estrada Caminho do Meio, que vai se transformar em uma alternativa para alcançar a Capital.

Estas obras, segundo o deputado, somam-se a diversas outras iniciativas do Governo Dilma que também estão sendo implantadas por todo o Brasil e em Viamão.

“Não só em mobilidade, mas também em saneamento e habitação, através do PAC Saneamento e do Minha Casa Minha Vida, o Governo Federal tem investido em Viamão. Na saúde, a futura UPA 24 Horas e acontratação de médicos estrangeiros pelo Programa Mais Médicos e na Educação com a futura instalação do Instituto Federal que vai proporcionar ensino médio e profissionalizante, aparecem outros bons exemplos da boa relação entre os poderes públicos federal e municipal, em prol da comunidade viamonense. A transformação não acontece de uma hora para outra, mas com muito trabalho e projetos realistas. O Governo Federal está fazendo sua parte, com os pés no chão, sem grandes invenções”, definiu.