Gestão do Novo Tempo na Prefeitura, vai assumir o Hospital de Viamão
Câmara aprovou projetos destinados à compra do Hospital de Viamão e à doação de imóvel para construção de um novo hospitalar e regionalizado no município, e alta e média complexidade em Viamão, que atenda cerca de 600 leitos.
Na sessão plenária realizada nesta terça-feira, dia 9, o vereador Armando, líder do governo e presidente da Comissão de Defesa da Saúde da Câmara, destacou e obteve a aprovação de importantes projetos de lei.
Entre eles, destaca-se a proposta para aquisição e municipalização do Hospital de Viamão, bem como a cessão de área para viabilizar a construção de um novo hospital no município.
Com o projeto, que foi transformado em lei municipal, o prefeito, engenheiro Nilton Magalhães oficializou a oferta de compra do Hospital Viamão, no valor de R$ 24 milhões. A proposta foi entregue aos diretores da Fundação Universitária de Cardiologia (FUC), em reunião do Mediar na sede do Ministério Público, com a participação também da secretária estadual de Saúde, Anita Bergmann.
A oferta agora será analisada pela direção da FUC, junto aos gestores da recuperação judicial. De acordo com o vereador Armando, para efetuar a compra, a Prefeitura utilizará financiamento com participação do Governo do Estado. A proposta da Prefeitura inclui a garantia do pagamento dos direitos dos atuais funcionários do Hospital Viamão, numa futura rescisão de contrato.
O ex-prefeito e atual deputado estadual, Professor Bonatto, articulou junto ao Governo do Estado o modelo de financiamento no qual a Prefeitura fará o pagamento do financiamento com os juros subsidiados pelo Governo do Estado.
O vereador Armando enfatizou ainda a aprovação do projeto que autorizou a doação ao Governo do Estado, da área de 8.478m², comprada por R$ 4 milhões pela Prefeitura de Viamão, em 2021, atrás do atual Instituto de Cardiologia, Hospital de Viamão, para através de uma parceria público-privada (PPP), possa ser realizado a construção de outro e novo Hospital Regional, de alta e média complexidade em Viamão, que atenda cerca de 600 leitos.
“São conquistas que buscam além de evitar o fechamento do atual Hospital, qualificar os serviços de saúde, através da municipalização dos serviços hospitalares entre a Prefeitura e o Estado, e prospectar um outro e novo hospital”, comemora o vereador Armando.