Inicial / DESTAQUES DA SEMANA / Estudantes carentes receberão passagem escolar gratuita nos ônibus de Viamão

Estudantes carentes receberão passagem escolar gratuita nos ônibus de Viamão

Lei do vereador Armando, fornece 44 passes de graça, aos alunos carentes das escolas municipais.

Em audiência com a secretaria municipal de educação, Maria Clarice de Oliveira, o presidente da Câmara, vereador Luís Armando Azambuja (PT), tratam sobre a passagem escolar gratuita aos estudantes carentes das escolas municipais.

Em audiência com a secretaria municipal de educação, Maria Clarice de Oliveira, o presidente da Câmara, vereador Luís Armando Azambuja (PT), recebeu a confirmação de que tão logo inicia o ano letivo nas 63 escolas municipais de Viamão, na próxima quarta-feira (27), começa também  o processo de inscrição, cadastramento e seleção dos estudantes das escolas da rede pública municipal de Viamão, interessados e em condições de receber a passagem escolar gratuita, dentro do projeto “Viamão sem Evasão”.

Isto porque, uma lei municipal de autoria do vereador Armando Azambuja, instituído pelo “Viamão sem Evasão”, garante o fornecimento gratuito de 44 passes por mês, aos estudantes carentes das instituições de ensino de Viamão.

A frequência nas aulas também conta pontos para concessão do benefício

De acordo com o vereador Armando Azambuja, para obter a gratuidade dos passes nos ônibus, os estudantes terão que comprovar renda familiar de até três salários mínimos, e residir a mais de dez quadras ou 1 km de distância da escola, com necessidade de transporte coletivo para deslocamento.
A frequência nas aulas também conta pontos para concessão do benefício. “Nesse caso, o aluno deverá contar com a participação de, pelo menos, 85% das aulas, ou seja, a cada vinte aulas não poderá faltar mais três, sob pena de perder o direito ao benefício”, explicou o vereador Armando.

A medida é inédita no Estado

A medida é considerada inédita no Estado, e atinge os 28 mil alunos do município. Não há limite de idade para o benefício, mas como a lei é municipal, contempla apenas os estudantes matriculados nas 45 escolas administradas pela Prefeitura de Viamão, inclusive os estudantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos) e mais cinco escolas estaduais da zona rural de Viamão.

Inscrições diretamente nas escolas municipais onde o estudante esta matriculado

As inscrições e o cadastramento para o benefício da passagem escolar gratuita, são realizadas diretamente junto às secretarias e/ou direções das próprias escolas municipais, onde o estudante esta matriculado e com frequência, assim como a entrega dos passes aos alunos. A previsão, de acordo o vereador Armando, é beneficiar neste ano, pelo menos, 2 mil estudantes carentes, com investimento superior a 900 mil reais e a distribuição de 50 mil passes escolares gratuitos. “Esse benefício tem objetivo principal de incentivar e apoiar o aluno a frequentar a escola, como forma de superar as dificuldades de transporte para deslocamento”, concluiu Armando.

Quanto aos alunos que já recebiam a passagem gratuita no ano passado, não precisarão fazer nenhum cadastro. De acordo com a secretaria de Educação de Viamão, esta sendo realizado um recadastramento automático de todos os alunos com base nos dados informados na rematrícula. “Para esses, é só procurar a direção da escola onde estuda para retirarem as passagens”, informaram.

RESUMO DA NOTÍCIA:

Sobre o benefício da passagem escolar gratuita aos alunos carentes das escolas de Viamão

O que é: Benefício da passagem escolar gratuita, dentro do projeto “Viamão sem evasão”, com fornecimento de 44 passes por mês.

Quem tem direito ao benefício: Estudantes carentes que estão regularmente matriculados e com frequência nas escolas municipais. Para ter direito ao benefício, a renda familiar não pode ultrapassar a três salários mínimos. Tem que morar há mais de dez quadras ou 1 km de distância da escola.

Onde de cadastrar e recadastrar: O processo de inscrição, cadastramento e seleção do benefício são realizados nas secretarias e/ou direções das escolas municipais onde o estudante esta matriculado e com frequência. O recadastramento (alunos que recebiam no ano passado) foi realizado automaticamente pela coordenação da Secretaria Municipal da Educação, com referencia dos dados informados na rematrícula.

Documentos necessários: Comprovante de residência (água., luz ou telefone); Comprovante de rendimentos familiar (até três salários mínimos).

Quanto paga: Nada. O benefício é destinado aos alunos carentes e não há nenhum custo ou pagamento de taxa e/ou de valor para o recebimento dos passes de ônibus ou carteirinha.

Onde retirar a passagem escolar gratuita: Na própria escola onde o aluno estuda.
Quando e como pode utilizar a passagem escolar gratuita: Pode ser utilizada imediatamente o recebimento, exclusivamente pelo aluno e para o deslocamento residência à escola, ou vice versa.

 

Sobre o Vereador Vereador Armando

O vereador Armando, como é popularmente conhecido, tem 47 anos, é jornalista/radialista, técnico em contabilidade, Bacharel em Direito, e, pós- graduado em Gestão Hospitalar. Armando foi eleito para o quinto mandato de vereador. Armando é considerado um dos vereadores mais atuantes e experientes do Legislativo. É o campeão de projetos e de leis aprovadas e sancionadas. WhatsApp 51999913123

Além disso, verifique

Piso do magistério de Viamão deverá contar com aumento de 6,81%, retroativo a janeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *