Campanha de multivacinação atualiza caderneta de vacinação das crianças e adolescentes viamonenses
Quase mil doses de vacinas foram aplicadas durante do Dia “D”, nos Postos de Saúde de Viamão.
De acordo com o presidente da Comissão de Defasa da Criança, e integrante da Comissão da Saúde da Câmara, vereador Luís Armando Azambuja, cerca de 500 doses de vacinas foram aplicadas em crianças, e 400 aos adolescentes, neste sábado (16), dia em que todos os postos de saúde de Viamão abriram, extraordinariamente, para intensificar a campanha pela multivacinação no município.
De acordo com o secretário de Saúde de Viamão, Luis Augusto Carvalho, a campanha de multivacinação é voltada para crianças menores de cinco anos e adolescentes de nove á 15 anos (até 14 anos, 11 meses e 29 dias), e tem como principal objetivo a revisão e atualização das cadernetas de vacinação.
Estão sendo oferecidas, gratuitamente, 14 doses de vacinas, para as crianças: BCG, hepatite B, pentavalente, vip, vop, rotavírus humano, pneumocócica 10 valente, meningocócica c conjugada, febre amarela, tríplice viral, tetra viral (ou tríplice viral + varicela), DTP, hepatite A.
E seis são para os adolescentes: hepatite B, febre amarela, tríplice viral, dT, meningocócica C conjugada e HPV. Além das seis do calendário, adolescentes grávidas terão à disposição dTpa.
Por isso, a orientação da Secretaria da Saúde, é que toda a população-alvo compareça, até sexta-feira, aos postos de saúde mais próximo de sua residência, levando a caderneta de vacinação e/ou cartão de saúde SUS.
Dessa forma, os profissionais de saúde avaliarão se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas para completar o esquema vacinal.
Somente com todas as doses as vacinas é possível garantir a máxima eficácia de proteção contra as doenças.
Além disso, a estratégia visa melhorar as coberturas vacinais e, assim, manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis no Brasil.
A multivacinação prossegue até o dia 22, sexta-feira., em todas as 17 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h., sem fechar ao meio dia.
No feriado estadual de 20 de setembro, quarta-feira, os postos estarão fechados.