Inicial / #armando13123 / Dia 19 de Abril, é o Dia do Índio

Dia 19 de Abril, é o Dia do Índio

Em Viamão, são três áreas indígenas, habitadas por indígenas da etnia Mbyá Guarani, no Canta Galo, Estiva e Itapuã

Hoje, dia 19 de Abril, é o Dia do Índio.
Esta data comemorativa foi criada em 1943, pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540.

Em Viamão, são três áreas indígenas, habitadas por indígenas da etnia Mbyá Guarani.

O vereador Luís Armando, destacou a reserva Indígena Canta Galo, rica em fauna e flora, com cerca de 170 pessoas, divididas em 42 famílias e numa área de 250 hectares, sendo boa parte de mata nativa e uma área pequena é utilizada para cultivo agropecuário, sendo destinado uma parcela de 0,20 hectare por família.

Os índios Guarani do Canta Galo, vivem extração, produção e comercialização do artesanato tradicional, turismo rural e auxílios sociais, entre outras políticas públicas.

Viamão tem também a Reserva Indígena da Estiva com cerca de 79 pessoas e 17 famílias em 7ha e a Aldeia de Itapuã com cerca de 14 famílias e 22ha.

De acordo constatou o vereador Luís Armando Azambuja, da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, a demarcação e regularização das terras indígenas, muitas vezes não dá conta das necessidades desses povos e nem da garantia de sua preservação, enquanto grupo e de seus costumes e tradições, assim como da sua possibilidade de sustentabilidade.

O vereador Armando defende um Programa de valorização da cultura indígena, com proposito incentivar a qualificação e valorização desses povos, com ênfase na educação, saúde, bem-estar social e meios de sustentabilidade.

Sobre o Vereador Vereador Armando

O vereador Armando, como é popularmente conhecido, tem 45 anos, é jornalista/radialista, técnico em contabilidade, Bacharel em Direito, e, pós- graduado em Gestão Hospitalar. Armando foi eleito para o quinto mandato de vereador. Armando é considerado um dos vereadores mais atuantes e experientes do Legislativo. É o campeão de projetos e de leis aprovadas e sancionadas.

Além disso, verifique

Viamão terá presídio estadual próximo ao autódromo de Tarumã

IMPRIMIR | PDF