Inicial / #VereadorArmando / Viamão está livre do Presídio Federal que vai para Eldorado do Sul

Viamão está livre do Presídio Federal que vai para Eldorado do Sul

Presídio Federal vai ser construído em Eldorado do Sul, para alívio da comunidade de Viamão

Durante a escolha da área para construção, 18 municípios gaúchos se colocaram à disposição para receber a cadeia.

O município de Eldorado do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre, foi escolhido pelo Ministério da Justiça e Segurança para receber o primeiro presídio federal do Rio Grande do Sul.

A construção era inicialmente prevista para Charqueadas, na Região Carbonífera, mas o terreno na cidade foi rejeitado por um laudo técnico realizado pelo ministério.

Durante a escolha da área para construção, 18 municípios gaúchos se colocaram à disposição para receber a cadeia.

De acordo com o vereador Luís Armando Azambuja (PT), da Comissão dos Direitos Humanos da Câmara de Viamão, duas áreas do município chegaram a ser vistoriadas, um terreno que fica ao lado da ETA e pertence à escola e outra área em Itapuã que parece ser a do antigo hospital-colônia, mas logo foram igualmente descartadas pelas autoridades.  A cadeia federal, gerida pela União, serviria para receber criminosos de outros Estados. “A medida, contava com resistência da comunidade viamonense, que em sua maioria, se pronunciava contrária, temendo que o abrigo de criminosos de alta periculosidade, poderiam comprometer ainda mais,  a insegurança no município, que sofre com a falta de policiamento e altos índices de criminalidade”, enfatizou o vereador Armando.

O local escolhido foi um terreno em Eldorado do Sul, que pertencia à Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), extinta em dezembro de 2016.
O governo do estado deu início ao processo de transferência do terreno do para a União.

A licitação para a obra ainda não foi aberta e é prevista para ocorrer a partir de julho.
De acordo com o Ministério da Justiça, o presídio deve ser concluído no fim deste ano.

O orçamento inicial previsto para a obra é de R$ 60 milhões, e a capacidade será de 210 presos.

Conforme o Ministério da Justiça e Segurança, os contatos com o município ficaram a cargo do governo do Estado e os benefícios diretos para a cidade incluem a geração de empregos diretos e indiretos, decorrentes de contratos de prestações de serviço, como manutenção, lavanderia, fornecimento de alimentação, por exemplo.

Presídios Federais

O Sistema Penitenciário Federal (SPF) possui quatro unidades, localizadas em Campo Grande (MS), Mossoró (RN), Catanduvas (PR) e Porto Velho (RO), além da quinta em construção em Brasília (DF). A finalidade do sistema é apoiar os estados no isolamento de lideranças do crime organizado. O Plano Nacional de Segurança prevê mais cinco prisões no mesmo modelo, uma delas esta que vai para Eldorado do Sul. Outras duas devem ser construídas no Amazonas e na Paraíba.

Sobre o Vereador Vereador Armando

O vereador Armando, como é popularmente conhecido, tem 49 anos, é jornalista/radialista, técnico em contabilidade, Bacharel em Direito, e, pós- graduado em Gestão Hospitalar. Armando esta no quinto mandato de vereador. Armando é considerado um dos vereadores mais atuantes e experientes do Legislativo. É o campeão de projetos e de leis aprovadas e sancionadas. WhatsApp Lista de Transmissão de Notícias: 51 9990-45123 Celular 51 993321888 Gabinete: 51 34854957

Além disso, verifique

Tem primeira dose para pessoas com 12 anos ou mais, e segunda dose antecipada da Pfizer/Biontech!