Inicial / #VereadorArmando / O movimento Outubro Rosa – Confira a programação do Outubro Rosa em Viamão

O movimento Outubro Rosa – Confira a programação do Outubro Rosa em Viamão

Viamão já está no clima Outubro Rosa, onde as mulheres têm uma programação especial para cuidarem da sua saúde e fazerem exames preventivos do câncer de mama e colo uterino.

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama.
A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

Desde 2010, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva – INCA – participa do movimento, promovendo espaços de discussão sobre câncer de mama, divulgando e disponibilizando seus materiais informativos, tanto para profissionais de saúde quanto para a sociedade.

outubro-rosa-viamao

A Campanha Outubro Rosa 2016

Em 2015, a campanha do INCA no Outubro Rosa tem como objetivo fortalecer as recomendações para o diagnóstico precoce e rastreamento de câncer de mama indicadas pelo Ministério da Saúde, desmistificando crenças em relação à doença e às formas de redução de risco e de detecção precoce.

Espera-se ampliar a compreensão sobre os desafios no controle do câncer de mama. Esse controle não depende apenas da realização da mamografia, mas também do acesso ao diagnóstico e ao tratamento com qualidade e no tempo oportuno.

Ressalta-se ainda a necessidade de se realizar ações ao longo de todo o ano e não apenas no mês de outubro.

Em 2016, a campanha do INCA no Outubro Rosa tem como tema “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”. O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença.

Os eixos da campanha são:

  • enfatiza a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas;
  • informa que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos;
  • mostra a diferença entre mamografia de rastreamento e diagnóstica;
  • esclarece os benefícios e malefícios da mamografia de rastreamento;
  • informa que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias.

O câncer de mama

O câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente, outros não.

Tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano.
Em 2015, para o Brasil, são esperados 57.120 casos novos de câncer de mama. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste. Na região Norte, é o segundo mais incidente.

Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS.

Localização primária casos novos % Localização primária casos novos %
Próstata
68.800
22,8%
Mama Feminina
57.120
20,8%
Traqueia, Brônquio e Pulmão 16.400 5,4% Cólon e Reto 17.530 6,4%
Cólon e Reto 15.070 5,0% Colo do Útero 15.590 5,7%
Estômago 12.870 4,3% Traqueia, Brônquio e Pulmão 10.930 4,0%
Cavidade Oral 11.280 3,7% Glândula Tireoide 8.050 2,9%
Esôfago 8.010 2,6% Estômago 7.520 2,7%
Laringe 6.870 2,3% Corpo do Útero 5.900 2,2%
Bexiga 6.750 2,2% Ovário 5.680 2,1%
Leucemias 5.050 1,7% Linfoma não Hodgkin 4.850 1,8%
Sistema Nervoso Central 4.960 1,6% Leucemias 4.320 1,6%

* Números arredondados para 10 ou múltiplos de 10
Estimativa 2014: Incidência de Câncer no Brasil / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva

Confira a programação do Outubro Rosa em Viamão

O presidente da Comissão da Saúde da Câmara, vereador Luís Armando Azambuja, informa que Viamão já está no clima Outubro Rosa, onde as mulheres têm uma programação especial para cuidarem da sua saúde e fazerem exames preventivos do câncer de mama e colo uterino. Durante o mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde, realizará diversas atividades e ações com foco no público feminino.

O tema da campanha – Faça parte deste movimento pela vida – pretende conscientizar as mulheres sobre a necessidade do cuidado integral da saúde, da necessidade de fazer os exames preventivos para o diagnóstico precoce e tratamento adequado, além da adoção de hábitos de vida saudáveis.

Conforme a secretária da SMS, Sandra Sperotto, a principal proposta do evento é levar ao maior número de mulheres informações sobre a conscientização da prevenção do câncer de mama e do colo do útero. “Essas atividades acontecem em Viamão durante o ano inteiro, mas nesse mês é intensificado por conta do Outubro Rosa”, explica.

outubro-rosa-2016-_site-vereador-armando

Programação:

 

Abertura Oficial: O início oficial da campanha acontece nesta segunda-feira (10), em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, às 18h30.

A cerimônia contará com o acendimento das luzes que irão iluminar de rosa a Igreja Matriz.

Unidades Básicas de Saúde: Ao decorrer de todo mês de outubro, as mulheres viamonenses podem procurar as Unidades Básicas de Saúde, das 8 às 17h, para a realização de cuidados em saúde, tais como, autocuidado, coleta de exame preventivo ou Papanicolau (câncer do colo do útero), encaminhamentos para mamografia, orientações saudáveis, entre outras.

Teleagendamento Viamão Saúde: Também está disponível, através do Teleagendamento Viamão Saúde (0800 642 4440), das 7 às 19h, a opção de agendamentos de consulta com a equipe de enfermagem para coleta de CP, orientações de saúde e avaliação das mamas.

Caminhada Toque Rosa e Momento Rosa: No dia 15 de outubro (sábado) será realizada a Caminhada Toque Rosa, uma parceria da Prefeitura e o Grupo de Apoio e Prevenção ao Câncer de Mama de Viamão (Viamama), que tem como objetivo chamar a atenção das mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, além de estimular as mulheres a realizarem o auto exame de toque das mamas. A concentração será realizada em frente ao Largo Milcíades dos Santos, na entrada do Centro, na Avenida Américo Vespúcio Cabral, a partir das 9 horas, com saída prevista para às 10 horas, em direção à Praça Cônego Bernardo Machado. Após a Caminhada, em frente à Igreja, a Secretaria da Saúde estará disponibilizando diversos serviços na área.
Mais informações pelo Fala Cidadão: Fone 156
outubro-rosa-viamao-2016

Sobre o Vereador Vereador Armando

O vereador Armando, como é popularmente conhecido, tem 49 anos, é jornalista/radialista, técnico em contabilidade, Bacharel em Direito, e, pós- graduado em Gestão Hospitalar. Armando esta no quinto mandato de vereador. Armando é considerado um dos vereadores mais atuantes e experientes do Legislativo. É o campeão de projetos e de leis aprovadas e sancionadas. WhatsApp Lista de Transmissão de Notícias: 51 9990-45123 Celular 51 993321888 Gabinete: 51 34854957

Além disso, verifique

Tem primeira dose para pessoas com 12 anos ou mais, e segunda dose antecipada da Pfizer/Biontech!