Inicial / #VereadorArmando / Moradores de Viamão reclamam das condições de limpeza dos postos de saúde

Moradores de Viamão reclamam das condições de limpeza dos postos de saúde

Falta de álcool gel e limpeza em postos de saúde preocupa moradores de Viamão

Empresa responsável pela limpeza e higienização das unidades de saúde teve contrato suspenso com a prefeitura em fevereiro deste ano. Além da falta de limpeza, em alguns locais faltam remédios e há espera para atendimento médico.

O presidente da Comissão de Defesa da Saúde da Câmara, vereador Luís Armando Azambuja, destacou a reportagem do jornalista Jonas Campos, da RBS TV/G1, onde os moradores de Viamão, manifestaram a preocupação com a situação dos postos de saúde da cidade. 

Na UBS- Unidade Básica de Saúde do Bairro Planalto, por exemplo, chega a faltar álcool em gel, item indispensável no combate ao Covid-19, que mobiliza todo o país.

O estado já tem 33 casos confirmados da doença, até a quinta-feira (19). Nenhum deles é em Viamão. Mas a preocupação ainda é grande.

“Não tem um médico pra atender, não tem uma máscara para dar para um paciente, não tem um álcool em gel para chegar ali e passar nas mãos, não tem nada”, reclama a dona de casa Marisa Ribeiro.

Em nota, a Secretaria da Saúde de Viamão informou que seis unidades retomam o trabalho nesta sexta-feira (20), todas com higienização em dia e equipes médicas para atendimento da população.

Além da falta de materiais e médicos, a limpeza básica de algumas unidades não é feita. Salas de vacinas dos postos de saúde foram fechadas e os curativos também não estão sendo feitos.

Os funcionários estão ainda mais preocupados porque os dois médicos estão de licença por problemas de saúde.

Em relação às reclamações de falta de material, de remédios e de limpeza em todos os postos da cidade, a Secretaria não se posicionou.

A pedido do Ministério Público, a empresa responsável pela limpeza e higienização das Unidades Básicas de Saúde da cidade (UBS) teve contrato suspenso com a prefeitura em fevereiro deste ano. A empresa pertencia a um vereador e estava sendo investigada por suspeita de favorecimento.

Em algumas unidades de saúde, ainda faltam remédios e há espera para atendimento médico.

“Eu não moro nem aqui, venho lá do Jari para pegar medicamento aqui, porque lá também não tem. Sou diabética, hipertensa e tenho que estar sempre correndo atrás de medicamento”, conta Fabiana Goulart.

Alguns moradores esperam por consultas há cerca de quatro meses. “Está horrível. Eu mesma estou esperando consulta pra clínico desde dezembro e nada. Imagina especialista.”

Em relação às reclamações de falta de material, de remédios e de limpeza em todos os postos da cidade, a Secretaria não se posicionou.

*Fonte: Reportagem Jonas Campos, RBS TV/G1

Sobre o Vereador Vereador Armando

O vereador Armando, como é popularmente conhecido, tem 49 anos, é jornalista/radialista, técnico em contabilidade, Bacharel em Direito, e, pós- graduado em Gestão Hospitalar. Armando esta no quinto mandato de vereador. Armando é considerado um dos vereadores mais atuantes e experientes do Legislativo. É o campeão de projetos e de leis aprovadas e sancionadas. WhatsApp Lista de Transmissão de Notícias: 51 9990-45123 Celular 51 993321888 Gabinete: 51 34854957

Além disso, verifique

Prefeitura oferece R$ 24 milhões para compra do Hospital Viamão

IMPRIMIR | PDF