Inicial / TITULO ELEITORAL: REVISÃO E CADASTRO AO VOTO BIOMÉTRICO / Inicia em Viamão a revisão obrigatória dos eleitores para o cadastro do voto biométrico

Inicia em Viamão a revisão obrigatória dos eleitores para o cadastro do voto biométrico

Os 166,7 mil eleitores viamonenses estão sendo convocados pelo Cartório Eleitoral, a revisar e cadastrar o título de eleitor para o novo sistema de voto biométrico, para votar nas eleições municipais de 2016.

cartório eleitoral viamão_web vereador armandoO presidente da Comissão de Constituição, Redação e Justiça da Câmara, vereador Luís Armando Azambuja (PT), ocupou a tribuna, na última sessão plenária, para fazer uma informação de utilidade pública a população, quando disse que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), através das Zonas Eleitorais 59ª e 72ª de Viamão, comandos por Carla Nunes Santos e Rodrigo Rosa da Silva, respectivamente, realizou convocação aos cerca de 166,7 mil eleitores viamonenses, através dos editais nº 11/2015 e 27/2015, para realização do processo de revisão e cadastramento biométrico obrigatório, para se adaptarem ao novo sistema para as eleições municipais de 2016.

De acordo com Carla Nunes Santos, chefe da 59ª  zona eleitoral de Viamão, a revisão dos dados do eleitorado, com o cadastramento biométrico é obrigatório a todos os eleitores do município, e quem não comparecer ao cartório para proceder à revisão de sua inscrição eleitoral, com coleta de dados biométricos, e confirmar seu domicílio, fica sujeito a ter o título cancelado, e não poderá votar nas eleições municipais do próximo ano. O período para a revisão e cadastramento obrigatório, vai de 1° de setembro de 2015 a 16 de março de 2016. O eleitor precisa apresentar um documento oficial com foto e comprovante de endereço. Cidadãos do sexo masculino que irão solicitar o primeiro título devem apresentar, ainda, um documento que comprove a quitação militar. Apesar de mais demorado do que o comum, o voto biométrico é mais seguro no processo de votação, “na medida em que o eleitor será identificado, por meio das impressões digitais, antes de ter a urna eletrônica liberada para o voto”, enfatizou Carla Nunes Santos, ao defender o sistema biométrico.

Alexandre 16 anos titulo biometrico vereador Armando_webNo pronunciamento na Câmara, o vereador Armando, recomendou que os leitores façam o cadastro biométrico o quanto antes, para evitar possíveis filas, no ano que vem, quando se aproximar o final do prazo e o período eleitoral. A revisão e o cadastro biométrico, consiste na coleta das digitais, de uma assinatura e de uma foto, e um novo título eleitoral é emitido, com a inscrição de “Identificação Biométrica”. “Em menos de quinze minutos, eu e meu filho, de 16 anos, tiramos a foto, fizemos o cadastro dos dedos, da assinatura e dos demais dados do título com identificação biométrica”, relatou Armando, depois de fazer o novo titulo eleitoral, na companhia de seu filho Alexandre, de 16 anos.

O Eleitor facultativo (analfabeto, maior de 70 anos ou entre 16 e 18 anos) também deve fazer a revisão. Esse eleitor tem alistamento e voto facultativos, mas deve ficar ciente que não comparecendo para revisão terá seu título cancelado, ou seja, não poderá votar.

leitura_biometrica veredor Armando_webOs últimos dados demonstram que o eleitorado viamonense é composto por 166.785 pessoas aptas a votar, sendo 88 mil mulheres e 78,7 homens. Deste total, 5,2 mil são analfabetos e a penas um mil, são jovens, menores de 18 anos.

O Cartório Eleitoral de Viamão, das Zonas Eleitorais 59ª e 72ª, atende na Rua Mário Antunes da Veiga (Rua do antigo Fórum), 202 / Sala 201, no Centro, de segunda a sexta, das 12h às 19h., telefones (51) 3485-2855 e 3493-7483. Atualmente a capacidade de atendimento diário do Cartório Eleitoral é de 200 eleitores, mas uma estrutura especial, esta sendo montada, aguardando a demanda ampliada que deve ocorrer nos próximos dias.

Sobre o Vereador Vereador Armando

O vereador Armando, como é popularmente conhecido, tem 49 anos, é jornalista/radialista, técnico em contabilidade, Bacharel em Direito, e, pós- graduado em Gestão Hospitalar. Armando esta no quinto mandato de vereador. Armando é considerado um dos vereadores mais atuantes e experientes do Legislativo. É o campeão de projetos e de leis aprovadas e sancionadas. WhatsApp Lista de Transmissão de Notícias: 51 9990-45123 Celular 51 993321888 Gabinete: 51 34854957

Além disso, verifique

Tem obras aqui! Pavimentação nas duas vias da Avenida Santo Onofre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *