Inicial / APP / Mais de 6 mil crianças com menos de seis anos ainda não tomaram a vacina contra a gripe em Viamão

Mais de 6 mil crianças com menos de seis anos ainda não tomaram a vacina contra a gripe em Viamão

Vereador Armando propõe força tarefa da secretaria da saúde, com ações para garantir e priorizar o restante do público infantil, do direito de ser vacinado contra a gripe

Apesar da meta ter sido ultrapassada de forma geral entre a população prioritária, o grupo de crianças - entre seis meses e seis anos – ainda continuam sem a vacina contra a gripe.

O município de Viamão ultrapassou a meta de vacinar 90% do público-alvo da campanha de vacinação contra a Influenza. De acordo com o último boletim, divulgado na última quinta-feira (6/06), pelo Serviço de Imunizações da Secretaria da Saúde de Viamão, foram imunizadas 92,35%, o que representa 68.468 mil pessoas, do total de 74.142 mil dos grupos prioritários, durante a campanha contra a gripe em Viamão.

Os grupos que ultrapassaram a meta de 90% durante o período da campanha foram os trabalhadores da saúde (110,94%), as puérperas – mulheres até 45 após o parto (103,61%), pessoas com comorbidades (102,06%), professores (100,96%), indígenas (98,31%), idosos (97,79%) e Gestantes (93,38%).

Apesar da meta ter sido ultrapassada de forma geral entre a população prioritária, o grupo de crianças – entre seis meses e seis anos – ainda continuam sem a cobertura vacinal contra a gripe. O alerta foi destacado pelo presidente da Comissão de Defesa da Criança da Câmara, vereador Luís Armando Azambuja, após a divulgação do último levantamento municipal que revelou que as doses da vacina da gripe foram aplicadas em apenas 12.541 mil crianças viamonenses, representando 67,21% do total das 18.860 mil necessárias para alcançarem a meta proposta pelo Ministério da Saúde. “É a menor cobertura na campanha de imunização, restando 6.319 mil crianças de Viamão para serem ser vacinadas contra a gripe, o que acende um alerta, dada a proximidade do inverno, período de maior circulação do vírus da gripe”, contextualizou o vereador Armando. 

A coordenadora do Serviço de Imunizações da Secretaria da Saúde, Enfermeira Edelvais Rodrigues, destacou a importância de conscientizar os pais, mães e os responsáveis das crianças, em assumir o seu papel de proteção e buscar nas Unidade de Saúde a vacinação contra a gripe e atualização da caderneta de vacinação infantil. “A vacina contra gripe é segura e representa a intervenção mais importante para evitar casos graves e mortes pela doença”, enfatizou.

De acordo com a Enfermeira Edelvais Rodrigues, esse público ainda pode procurar um posto e vacinar contra a gripe, disponível gratuitamente nas dezoito Unidades Básicas de Saúde de Viamão (UBSs) e mais outras duas itinerantes de apoio. “Lembrem-se que vacinar, é proteger”, completou Edelvais Rodrigues.

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção. A vacina contra a Influenza é trivalente e imuniza contra três vírus (H1N1, H3N2 e vírus influenza B).

Sobre o Vereador Vereador Armando

O vereador Armando, como é popularmente conhecido, tem 47 anos, é jornalista/radialista, técnico em contabilidade, Bacharel em Direito, e, pós- graduado em Gestão Hospitalar. Armando esta no quinto mandato de vereador. Armando é considerado um dos vereadores mais atuantes e experientes do Legislativo. É o campeão de projetos e de leis aprovadas e sancionadas. WhatsApp Lista de Transmissão de Notícias: 51 9960-13123 WhatsSacLegal: 51 9994-13123 (Automatizado)

Além disso, verifique

Último dia! Até sexta, 30 de agosto: Tem isenção de IPTU em Viamão aos aposentados, viúvos e pensionistas