Inicial / EDUCAÇÃO / Projeto quer incluir aulas sobre a relação de jovens com o idoso nas escolas de Viamão

Projeto quer incluir aulas sobre a relação de jovens com o idoso nas escolas de Viamão

Projeto do Armando quer aulas sobre a relação de jovens com o idoso nas escolas.

A população idosa tem mostrado um crescente aumento, com estimativas que indicam uma elevação desses índices para as próximas décadas. Em contraposição, percebe-se que a nossa sociedade confunde a imagem do envelhecer e da velhice, caracterizando a terceira idade como uma fase da vida em declínio, tanto humano quanto social.

O impacto causado pelo envelhecimento tem alterado os hábitos e o cotidiano do idoso na sociedade, principalmente nas questões relacionadas à convivência com a sociedade.

Objetivando a qualificação e valorização da relação entre os idosos e a sociedade, é que esta em tramitação no Legislativo municipal, um projeto de lei de autoria do vereador Luís Armando Azambuja (PT), que inclui aulas/ensino sobre “a importância do idoso e sua relaçao com os jovens”, como parte do currículo escolar, direcionado aos 26 mil estudantes, crianças e adolescentes, das 65 escolas de ensino fundamental, da rede pública de Viamão.

O projeto propõe os temas a serem abordados em aulas, como por exemplo: Jovens de hoje serao os idosos de amanha; Por que devemos respeitar os idosos; Relaçao dos jovens frente as outras geraçoes; Como os jovens podem contribuir para uma melhor qualidade de vida dos idosos;Violência contra os idosos e Direitos dos idosos previstos no Estatuto do Idoso, entre outros. “Vamos atacar pela educação das crianças e jovens um aprendizado que busque a qualificação da relação e inclusão social, de convívio e respeito aos nossos idosos”, completou o vereador Armando.

“Teu!” cartão Idoso

O vereador Armando Azambuja foi o autor da proposição que permitiu a inclusão no sistema de bilhetagem eletrônica, para utilização do cartão “TEU!”, das pessoas de melhor idade, os idosos a partir dos 65 anos, nos ônibus do transporte coletivo de Viamão.

A medida, que vale tanto para os ônibus municipais, quanto aos intermunicipais, aqueles que vão até Porto Alegre e que tem a porta de entrada na frente, contou com apoio e a participação dos representantes do Conselho Municipal do Idoso, da Secretaria Municipal de Transportes e da Empresa de Transporte Coletivo Viamão. “O benefício, permite que os idosos também tenham acesso aos assentos traseiros, ao passar pela roleta, e não somente na parte da frente no transporte coletivo intermunicipal”, explica Armando.

Sobre o Vereador Vereador Armando

O vereador Armando, como é popularmente conhecido, tem 49 anos, é jornalista/radialista, técnico em contabilidade, Bacharel em Direito, e, pós- graduado em Gestão Hospitalar. Armando esta no quinto mandato de vereador. Armando é considerado um dos vereadores mais atuantes e experientes do Legislativo. É o campeão de projetos e de leis aprovadas e sancionadas. WhatsApp Lista de Transmissão de Notícias: 51 9990-45123 Celular 51 993321888 Gabinete: 51 34854957

Além disso, verifique

Tem primeira dose para pessoas com 12 anos ou mais, e segunda dose antecipada da Pfizer/Biontech!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *