A população idosa tem mostrado um crescente aumento, com estimativas que indicam uma elevação desses índices para as próximas décadas. Em contraposição, percebe-se que a nossa sociedade confunde a imagem do envelhecer e da velhice, caracterizando a terceira idade como uma fase da vida em declínio, tanto humano quanto social.
O impacto causado pelo envelhecimento tem alterado os hábitos e o cotidiano do idoso na sociedade, principalmente nas questões relacionadas à convivência com a sociedade.
Objetivando a qualificação e valorização da relação entre os idosos e a sociedade, é que esta em tramitação no Legislativo municipal, um projeto de lei de autoria do vereador Luís Armando Azambuja (PT), que inclui aulas/ensino sobre “a importância do idoso e sua relaçao com os jovens”, como parte do currículo escolar, direcionado aos 26 mil estudantes, crianças e adolescentes, das 65 escolas de ensino fundamental, da rede pública de Viamão.
O projeto propõe os temas a serem abordados em aulas, como por exemplo: Jovens de hoje serao os idosos de amanha; Por que devemos respeitar os idosos; Relaçao dos jovens frente as outras geraçoes; Como os jovens podem contribuir para uma melhor qualidade de vida dos idosos;Violência contra os idosos e Direitos dos idosos previstos no Estatuto do Idoso, entre outros. “Vamos atacar pela educação das crianças e jovens um aprendizado que busque a qualificação da relação e inclusão social, de convívio e respeito aos nossos idosos”, completou o vereador Armando.
“Teu!” cartão Idoso
O vereador Armando Azambuja foi o autor da proposição que permitiu a inclusão no sistema de bilhetagem eletrônica, para utilização do cartão “TEU!”, das pessoas de melhor idade, os idosos a partir dos 65 anos, nos ônibus do transporte coletivo de Viamão.
A medida, que vale tanto para os ônibus municipais, quanto aos intermunicipais, aqueles que vão até Porto Alegre e que tem a porta de entrada na frente, contou com apoio e a participação dos representantes do Conselho Municipal do Idoso, da Secretaria Municipal de Transportes e da Empresa de Transporte Coletivo Viamão. “O benefício, permite que os idosos também tenham acesso aos assentos traseiros, ao passar pela roleta, e não somente na parte da frente no transporte coletivo intermunicipal”, explica Armando.