Inicial / CULTURA / Viamão tem XVI Semana da Consciência Negra

Viamão tem XVI Semana da Consciência Negra

Projeto do vereador Armando leva a história do povo brasileiro e da luta contra a dominação e a discriminação racial às escolas e a comunidade de Viamão.
A abertura oficial acontece no dia 14 de novembro, às 15 horas, na Câmara de Vereadores e terá a presença de autoridades locais e do estado.

A lei nº 3.072, de autoria do vereador Armando, instituiu a Semana de Estudos da Consciência Negra junto às escolas do município. Anualmente são realizados atividades específicas de discussão e conscientização dos alunos, pais e professores, quanto aos problemas enfrentados pela população negra, quilombolas e afros-descendentes, com ênfase nas consequências da escravidão na formação da cidadania brasileira.

O projeto atinge 26 mil alunos, das 69 escolas municipais de Viamão, com a promoção de diversas atividades, que incluem exposições, palestras, shows de pagodes, de hip-hop, danças, teatro, feiras, missas, e muitas outras atrações relativas à história e à condição da população negra em todos os aspectos da sociedade, com objetivo de comemorar a semana da consciência negra. “Não se pode ignorar a influência da cultura negra na formação de nossa sociedade, seja dos signos trazidos pelos africanos, seja dos desenvolvidos por seus descendentes. Na música, na arte, na literatura, na culinária e em muitos outros componentes da nossa cultura a influência negra é determinante, sendo justa a homenagem e o cultivo desse estudo a nossa comunidade”, enfatizou o vereador Armando.

Audiência Pública, atividades culturais e maratona serão algumas das atrações da XVI Semana da Consciência Negra, que acontece de 10 a 20 de novembro. O lançamento acontece neste domingo, dia 10, na Quadra da Escola de Samba Unidos de Vila Isabel, a partir das 18 horas, com a presença da Companhia de Dança BrazilEstrangeiro.

semana da consciencia negra 2

A abertura oficial acontece no dia 14 de novembro, às 15 horas, na Câmara de Vereadores e terá a presença de autoridades locais e do estado. Nesse dia ocorre uma Audiência Pública que irá debater questões referentes à criação e estrutura dos Conselhos Municipais de Política de Promoção Igualdade Racial (COPPIR), com a presença da coordenadora estadual das Políticas de Igualdade Racial, Sandra Maciel. Durante a sessão solene acontecem homenagens a personalidades negras de Viamão.

A programação cultural também será destaque, entre as atrações artísticas estão: danças, sessões de cinema, shows culturais, rodas de samba e de poesia, oficinas de capoeira, entre outros. Destaque também para Maratona da Igualdade Racial, que acontece no feriado de 15 de novembro. A saída será em frente à Igreja Santa Terezinha, no Capão da Porteira, às 15 horas. A chegada será no Calçadão Tapir Rocha – Praça Júlio de Castilhos S/N, Centro – por volta das 18 horas.

Para o encerramento da Semana, que ocorre dia 20, os organizadores estão preparando um culto ecumênico, que irá acontecer no Calçadão Tapir Rocha, a partir das 14 horas. No dia 20, ocorre também a grande marcha estadual Zumbi dos Palmares, para marcar a passagem do Dia Nacional da Consciência Negra, com a participação dos movimentos sociais do município. A marcha parte do Largo Glênio Peres, em Porto Alegre, às 16 horas e segue até o Largo Zumbi dos Palmares.

As atividade foram organizadas pela Comissão Especial da Semana da Consciência Negra, que contou com integrantes da Associação Beneficente e de Religião Afro Brasileira Casa de Ketu, Nação Hip-Hop, Companhia de Dança Brazil Estrangeiro e Prefeitura de Viamão, através das Políticas Sociais Integradas (Secretarias Municipais de Cidadania e Assistência Social, Educação, Saúde e Esporte e Cultura), Câmara Municipal e integrantes do Movimento Negro de Viamão.

20 de Novembro é o Dia Nacional Consciência Negra

No dia 20 de novembro é o Dia Nacional da Consciência Negra, data comemorativa evocada pelos movimentos negros a mais de 30 anos.

Nesta data foi morto Zumbi dos Palmares, na Serra da Barriga em Pernambuco.
Mais do que um líder quilombola, Zumbi representa a luta do povo negro contra a escravidão, ao liderar milhares de negros, mulheres, homens e crianças pela liberdade e pela construção de uma sociedade livre, democrática e soberana.


Confira a programação completa da
XVI Semana da Consciência Negra do Município de Viamão


Dia

 


Programação


Local/Horário

10

domingo

Lançamento da XVI Semana da Consciência Negra do Município de Viamão/2013

– Escola de Samba Unidos de Vila Isabel

– Show Cultural/Musical Companhia de

Dança Brazil Estrangeiro

Quadra da Escola Samba Unidos de Vila Isabel – 18h

Rua Marcelino Pacheco, 131 Santa Isabel


14

5ª feira

Unidade de Saúde – Prestação de Serviços e Atendimentos à População.

 

Praça Santa Isabel – a partir das 9h

14

5ª feira

Abertura da Semana

Audiência Pública e Solene

 Criação e Estrutura dos Conselhos Municipais de Política de Promoção Igualdade Racial (COPPIR), com a participação da Coordenadora da COPPIR do RS, Sandra Maciel

Câmara de Vereadores – 15h

Praça Júlio de Castilhos S/N – Centro

15

6ªfeira

Maratona da Igualdade Racial


Saída:
 em frente à Igreja Santa Terezinha –

Capão da Porteira – às 15h

Chegada: Calçadão Tapir Rocha

Praça Júlio de Castilhos S/N – Centro – 18h

15

6ªfeira

Boteco Viamão Negro

– Roda de Samba, de Pagode e de Poesia

– Oficinas e Roda de Capoeira

– Contação de Histórias no Ônibus da Carris

– Hip-Hop

Calçadão Tapir Rocha

Praça Júlio de Castilhos S/N – Centro – 16h

16

Sábado

Show Cultural/Musical:

– Companhia de Dança Brazil Estrangeiro

– Apresentação do Grupo Nação Hip-Hop

– Escola de Samba Unidos de Vila Isabel e Estandarte de todas as Escolas de Samba de Viamão

Praça Santa Isabel – 14h

17

Domingo

Sarau Consciência Negra

Centro de Cultura Negra Brazil Estrangeiro

Rua Felisberto José Pacheco, 327 – Vila Santa Cecilia, 9h

17

Domingo

Show Cultural

– Companhia de Dança Brazil Estrangeiro

– Apresentação do Grupo Nação Hip-Hop

– Escola de Samba Unidos de Vila Isabel

Centro de Cultura Negra Brazil Estrangeiro

Rua Felisberto José Pacheco, 327 – Vila Santa Cecilia – 16h

18

2ª feira

Atividades Culturais Afro Brasileiras

(Escolas Municipais)

Calçadão Tapir Rocha

Praça Júlio de Castilhos S/N – Centro – 9h e 14h

19

3ª feira

Sessão de Cinema – Filme: Cinco Vezes Favela

Realização Secretaria de Educação

Ginásio Municipal de Esportes

Rua dos Açores – Centro –  14h

19

3ª feira

Entrega de Certificados do Curso de Inclusão Digital Quilombolas

Centro de Formação Profissionalizante Walter Graff

Rua Marechal Deodoro, 220 – Centro – 16h

20

4ªfeira

Encerramento da Semana da Consciência Negra

Unidade de Saúde – Prestação de Serviços e Atendimentos à população

Calçadão Tapir Rocha– 14h

20

4ªfeira

Culto Ecumênico

Calçadão Tapir Rocha – 14h

20

4ªfeira

Participação na Marcha Zumbi dos Palmares, em Porto Alegre

Concentração –

Largo Glênio Peres, em Porto Alegre, 16h

 

 

Sobre o Vereador Vereador Armando

O vereador Armando, como é popularmente conhecido, tem 49 anos, é jornalista/radialista, técnico em contabilidade, Bacharel em Direito, e, pós- graduado em Gestão Hospitalar. Armando esta no quinto mandato de vereador. Armando é considerado um dos vereadores mais atuantes e experientes do Legislativo. É o campeão de projetos e de leis aprovadas e sancionadas. WhatsApp Lista de Transmissão de Notícias: 51 9990-45123 Celular 51 993321888 Gabinete: 51 34854957

Além disso, verifique

Tem primeira dose para pessoas com 12 anos ou mais, e segunda dose antecipada da Pfizer/Biontech!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *