Inicial / PRESIDENTE DA CÂMARA / Viamão na 5ª Conferência Municipal da Cidade

Viamão na 5ª Conferência Municipal da Cidade

Isis Colissi (repórter Diário de Viamão) isis@diariodeviamao.com.br
Foto: Isis Colissi (repórter Diário de Viamão) – isis@diariodeviamao.com.br

“É com muita responsabilidade e sintonia com os interesses da população e comprometidos com políticas que buscam o desenvolvimento do município, que estamos preparados e qualificados para votar todos os projetos que buscam o crescimento de Viamão”, afirmou o vereador presidente da Câmara, Armando Azambuja.

A prefeitura de Viamão e o Conselho da Cidade de Viamão (Concivi) foram os organizadores da 5ª Conferência Municipal da Cidade, que este ano tem como tema “Quem muda a cidade somos nós”.
O evento foi realizado na última quarta-feira, dia 29, no auditório do Centro Profissionalizante Walter Graf (rua Marechal Deodoro, 220, Centro), e contou om a participação de centenas de personalidades e representantes dos segmentos da sociedade.

O Legislativo viamonense esteve representado por diversos vereadores. O presidente da Câmara, o vereador Luís Armando Azambuja (PT) participou da mesa de abertura, e falou da importância da qualidade e da experiência dos vereadores como representantes da comunidade no processo de discussão e elaboração das propostas. “As proposta aqui debatidas chegarão a Câmara para votação dos vereadores, e com muita responsabilidade e sintonia com os interesses da população e comprometidos com políticas que buscam o desenvolvimento do município, estamos preparados e qualificados para votar todos os projetos que buscam o crescimento de Viamão”, discursou o presidente.

A discussão sobre o que a população gostaria que mudasse no município iniciou em abril, quando foram realizados 28 encontros preparatórios para a conferência, com a participação de mais de 2.000 pessoas. A 5ª Conferência Municipal da Cidade tem por objetivo a participação da comunidade, com proposição e realização das avaliações sobre as formas de execução da política e Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU) e suas áreas estratégicas. Para tanto serão discutidos quatro temas: saneamento; transporte e mobilidade urbana; habitação; e regularização fundiária.

De acordo com o prefeito Valdir Bonatto, há muitos anos Viamão vem se desenvolvendo de forma desordenada, sem assegurar qualidade de vida para os cidadãos ou sustentabilidade para o crescimento com bem estar e qualidade de vida. “É chegada a hora dos cidadãos promoverem esta mudança. É chegada a hora de pensarmos a cidade de forma integrada, com planos de mobilidade urbana, saneamento, habitação e desenvolvimento que se unam, otimizando os recursos e proporcionando o desenvolvimento sustentável”, ressalta.

A presidente do Concivi, Maria Isabel Brener da Rosa, também ressalta que o governo federal quer transformar o SNDU em lei e criar o Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano, que atenderá as demandas dos municípios estabelecidas pela conferência, em forma de planos nas áreas de habitação de interesse social, saneamento ambiental de interesse social, transporte e mobilidade de interesse social e programas urbanos estratégicos. “A função social da propriedade urbana, a justa distribuição dos bônus da urbanização, a correta distribuição dos recursos para a constituição dos espaços urbanos de qualidade, com moradia, transporte, saneamento e infraestrutura  para todos, embasada no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano, são objetivos concretos desta conferência pelos quais deveremos lutar”, enfatiza Maria Isabel.

Delgados da 5ª Conferência Municipal da Cidade

Foram escolhidas 24 pessoas, que serão delegados representando Viamão na etapa estadual das conferências.
No dia 5 de junho será divulgado o documento oficial da 5ª Conferência.

Abaixo os nomes dos delegados que representarão Viamão na etapa estadual:

– Governo : Leandro Aguirre , Eliseu Chaves Ridi, Ottomar Ferreira, Glazileu Aragonês, André Pacheco, Liliani Cafurni

– ONG: Carla Rosane da Silva e Edison Kern

– Entidades empresariais : Paulo Ricardo Aguiar, Silvio Leão, Rafael Goelzer

– Entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa: Amélia Antunes Forte, Maria Isabel Brejereba da Rosa e Jaine da Rocha Bernardone

– Movimentos sociais e populares : Itamar Santos, Adelino Parreira, Maria do Carmo da Silva Guimarães, Henrique Eduardo Feijó, Eduardo Escobar, Vera Lúcia Guimarães, Tadeu Solano Ubatuba, João Silvano

– Entidades sindicais : Paulino Corrêa e Clóvis Prestes

Sobre o Vereador Vereador Armando

O vereador Armando, como é popularmente conhecido, tem 49 anos, é jornalista/radialista, técnico em contabilidade, Bacharel em Direito, e, pós- graduado em Gestão Hospitalar. Armando esta no quinto mandato de vereador. Armando é considerado um dos vereadores mais atuantes e experientes do Legislativo. É o campeão de projetos e de leis aprovadas e sancionadas. WhatsApp Lista de Transmissão de Notícias: 51 9990-45123 Celular 51 993321888 Gabinete: 51 34854957

Além disso, verifique

Tem primeira dose da vacina para crianças!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *