Inicial / CRIANÇA E ADOLESCENTE / Projeto criou o Dia Municipal do Grêmio Estudantil

Projeto criou o Dia Municipal do Grêmio Estudantil

A data referencia o assassinato do estudante que marcou a resistência estudantil contra o regime militar.

Uma data especial, no calendário oficial e de eventos do município, para que os grêmios estudantis das escolas de Viamão possam desenvolver a integração, com palestras, debates, atividades educacionais, esportivas e culturais, que contribuam para resgatar a história do movimento estudantil e enaltecer a importância da participaçao dos estudantes na vida da escola e da sociedade. Foi com essa intenção, que o vereador Armando Azambuja, criou através de projeto, que também já virou lei n°.: 3.839/2011, o Dia Municipal do Grêmio Estudantil, que será comemorado, anualmente, no dia 28 de março.

A data escolhida referencia o assassinato, pela ditadura militar, do estudante secundarista Edson Luís de Lima Souto, ocorrido em 28 de março de 1968, depois de liderar uma organização estudantil, que iria realizar uma passeata relâmpago para protestar contra o alto preço da comida servida. O episódio marcou a resistência estudantil contra o regime militar.

O que é Grêmio Estudantil?

O grêmio estudantil é a entidade que representa os alunos de uma escola. Essa entidade é autônoma, portanto sua organização deve ser livre. São sócios do grêmio todos os alunos matriculados da escola.

Para que serve o Grêmio Estudantil?

O grêmio tem a função de fazer valer os interesses e direitos dos estudantes através da participação das decisões e deliberações da escola, visando sempre o seu crescimento. O grêmio pode tornar a escola mais interessante e atrativa promovendo atividades culturais, como mostras de teatro, festivais musicais, sessões de vídeo, jornal informativo, oficina de dança e ainda atividades esportivas como campeonatos interclasses, torneios interescolas e também eventos sociais como festas, excursões e bailes.

Onde pode ser criado um Grêmio?

Pode ser criado em quaisquer escolas sediada em Viamão, seja ela municipal (assegurada pela Lei do Vereador Armando), estadual ou particular.

Onde pode ser criado um Grêmio?

Pode ser criado em quaisquer escolas sediada em Viamão, seja ela municipal, estadual ou particular.

Como formar um Grêmio?

Uma comissão pró-grêmio, com representantes dos alunos, elabora o estatuto e convoca assembléia para aprovação. Após realiza eleição dos interessados em fazer parte da direção. Poderão candidatar-se à composição das chapas para concorrer às funções do grêmio estudantil, alunos a partir da 5ª série ou 6° ano, do ensino fundamental, de qualquer turno da unidade escolar, combinados com a idade mínima de 12 anos. Depois de instituído, o próprio grêmio é que organiza as eleições dos sucessores.

Sobre o Vereador Vereador Armando

O vereador Armando, como é popularmente conhecido, tem 49 anos, é jornalista/radialista, técnico em contabilidade, Bacharel em Direito, e, pós- graduado em Gestão Hospitalar. Armando esta no quinto mandato de vereador. Armando é considerado um dos vereadores mais atuantes e experientes do Legislativo. É o campeão de projetos e de leis aprovadas e sancionadas. WhatsApp Lista de Transmissão de Notícias: 51 9990-45123 Celular 51 993321888 Gabinete: 51 34854957

Além disso, verifique

Você já reparou na Bento? | 1º episódio Websérie Vereador Armando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *