Inicial / #armando13123 / Primeiros anos das escolas públicas de Viamão: Terminam as inscrições na quarta-feira, 30/11

Primeiros anos das escolas públicas de Viamão: Terminam as inscrições na quarta-feira, 30/11

Terminam nesta quarta-feira, dia 30/11, as inscrições para o 1º ano das séries iniciais, aqueles que têm 6 anos completos até 31/03/2017.
Também terminam na quarta-feira, 30/11, o período de inscrições ao 1º  ano do ensino médio e dos primeiros anos dos cursos técnicos de: magistério, contabilidade, agricultura integrado e zootecnia, das escolas públicas de Viamão.
As inscrições para ingresso nos primeiros anos devem ser feitas no site da Secretaria Estadual de Educação do RS (Seduc), pelo endereço: www.educacao.rs.gov.br, na aba serviços e informações.

educacao-viamao_vereadorarmando_inscricoes
O integrante da Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente da Câmara, vereador Luís Armando Azambuja, com a Secretaria Municipal de Educação (SME), Márcia Culau.

Em audiência com a Secretaria Municipal de Educação (SME), Márcia Culau, o integrante da Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente da Câmara, vereador Luís Armando Azambuja, tratou do período de inscrições, para ingresso alunos/as nos primeiros anos do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Curso Normal (Magistério), Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, Educação Profissional Subsequente ou Concomitante e aproveitamento de Estudos Curso Normal (Magistério), das escolas públicas municipais e estaduais de Viamão, que esta com período aberto até quarta-feira, o dia 30 de novembro.

Os interessados para cursos técnicos de contabilidade e de magistério, no Instituto Estadual de Educação Isabel de Espanha, e nos cursos técnico em agricultura integrado, e zootecnia, da Escola Técnica de Agricultura – ETA – , devem ficarem atentos para fazer a inscrição até quarta-feira, 30 de novembro.

igauguracao-arquivo
Inscrição para ingresso no 1º ano, das escolas públicas de Viamão, também estão abertas, e são para aqueles que têm 6 anos completos até 31/03/2017.

inscrição para ingresso no 1º ano ou 1º ciclo do Ensino Fundamental, também estão abertas, e são para aqueles que têm 6 anos completos até 31/03/2017.

As inscrições para ingresso nos primeiros anos devem ser feitas no site da Secretaria Estadual de Educação do RS (Seduc), pelo endereço: www.educacao.rs.gov.br, na aba serviços e informações.

Cada candidato/a deve preencher apenas uma ficha de inscrição online, a não ser que o estudante efetue a inscrição para o Ensino Médio em um município e o Curso Normal, ou Educação Profissional integrada, em outro. As vagas serão distribuídas de acordo com a disponibilidade de cada escola. Caso não exista vaga no estabelecimento de ensino que o estudante deseja, será assegurada a matrícula em outra escola pública. “É importante ressaltar que o estudante ou responsável que efetuar agora a inscrição para ingresso nos primeiros anos não encerrou o processo. A matrícula deve ser confirmada em janeiro”, explica o vereador Armando. Neste mesmo período, deve ser entregue a documentação na escola, para finalizar o processo.

Rematrículas

O período de rematrículas também estão abertos, no entanto, este ano há uma novidade: para estudantes com frequência igual ou superior a 75% a rematrícula é automática nas escolas. Os demais deverão efetuar a rematrícula na escola em que estudam, até quarta-feira, dia 30 de novembro.

O período de inscrições para a Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos (EJA) inicia apenas em 4 de janeiro e se estende até 17 de fevereiro de 2017, diretamente na secretaria das escolas.

CENTRAL DE VAGAS E MATRÍCULAS DE VIAMÃO

Central de Matrículas
e de vagas das Escolas
Estaduais e Municipais
de Viamão
Rua Mal. Deodoro, 220 – Centro 
Telefone: (51) 3446-6226 
Horário atendimento: 8h às 12h – 13h às 17h
Fala Cidadão: 156

Ficha(s) de Inscrição para Matrícula 2017

Para fazer sua inscrição, clique em uma das opções abaixo. Antes de iniciar tenha em mãos os documentos necessários que estão descritos nas Instruções do ensino desejado.

INGRESSO – 1º ANO

ENSINO FUNDAMENTAL
1º ano ou 1º Ciclo
(6 anos completos até 31/03/2017) 
Período de Inscrição:
07/11/2016 a 30/11/2016
(Clique aqui)
> Leia instruções que segue ABAIXO

Matrícula na Escola Pública – Ingresso 2017 – 1º Semestre

ENSINO FUNDAMENTAL 1º ano ou 1º Ciclo (6 anos completos até 31/03/2017) 

Instruções para inscrição

Atenção: Nem todos os celulares possuem compatibilidade com o formulário eletrônico da inscrição.Para ter certeza que a inscrição foi efetivada, o candidato deve obter no final da inscrição a tela com as seguintes informações: Data da inclusão, Hora da inclusão, Município, Nome do candidato, Número da inscrição e Termo de Responsabilidade.

Preenchimento do Formulário Eletrônico

Este formulário eletrônico se destina aos candidatos ao 1º ano ou 1º ciclo do Ensino Fundamental.
Para ingressar no 1º ano ou 1º ciclo a criança deve ter 6 anos completos até 31/03/2017, conforme estabelecido na legislação vigente (LDB e normas do CNE e do CEED).
O formulário eletrônico apresenta 4 passos que são:

  • 1º passo – tela de identificação: são preenchidos os dados completos do candidato, sem abreviaturas, e ocorre a escolha do Município para o qual está se inscrevendo;
  • 2º passo – tela de dados: o endereço deve ser completo, indicando local de referência, e preenchidas as três escolas de preferência, deve ser informada a escola mais próxima de sua residência;
  • 3º passo – tela de confirmação: aparecem todos os dados informados pelo candidato e o termo de responsabilidade pelos dados declarados na inscrição. Após a conferência dos dados deverá ser apertado o botão “confirmar”;
  • 4º passo – tela de impressão do recibo com o número de inscrição do candidato.
O candidato que preencher mais de um formulário de inscrição terá apenas UMA validada, que será a inscrição de número menor.
É importante preencher as três indicações de escolas de sua preferência.
Havendo mais candidatos inscritos do que vagas disponíveis na mesma escola, a classificação dos inscritos será feita mediante a aplicação do critério zoneamento da escola com prioridade para os candidatos de idade MENOR.

O Instituto de Educação General Flores da Cunha (no município de Porto Alegre) possui SORTEIO como forma de ingresso, portanto os candidatos que desejarem ingressar no mesmo devem colocá-la como 1ª escola de preferência na ficha de inscrição.

Informações Gerais

Designação

A partir de 30/12/2016 consulte o Portal da Educação ( www.educacao.rs.gov.br ) para saber a escola de sua designação, no item Matrícula na Escola Pública e na opção Consulta de Candidatos – por Número de Inscrição ou por Nome (exatamente como constou na inscrição). Caso não esteja designado, o candidato deve buscar maiores informações comparecendo a Central de Matrículas do seu município ou por telefone a Coordenadoria Regional de Educação.
Clique aqui para obter informações da CRE desejada, como telefones de contato e referidos municípios.

Matrícula

Como é realizada a matrícula?

  • A matrícula ocorre quando o candidato é designado para uma escola.
  • Para ter a sua matrícula garantida, os pais ou responsáveis por candidato menor de 18 anos, podendo ser feita pelo próprio candidato com 18 anos ou mais, deve entregar a documentação diretamente na Escola no período de matrículas, que é de 04/01/2017 a 17/02/2017 .
Documentos para Matrícula: Para o Ensino Fundamental os documentos necessários para a Matrícula Presencial são:

  • Certidão de Nascimento do candidato (cópia e original)
  • Documento de Identidade, com foto, do responsável legal (original e cópia)
  • Comprovante residencial do responsável legal (cópia e original)
  • Outro documento solicitado pela escola

ATENÇÃO:
Não entregando os documentos no prazo estabelecido,
o candidato perderá a vaga.

• ENS.MÉDIO 1º ano

• CURSO NORMAL(Magistério) 1º ano

• EDUC. PROFISSIONAL INT
EGRADA AO ENS.MÉDIO – 1º ano (Curso Técnico)
Período de Inscrição:
07/11/2016 a 30/11/2016
(CLIQUE AQUI)
> Leia instruções que segue ABAIXO

> Veja editais dos cursos ABAIXO

Matrícula na Escola Pública – Ingresso 2017 – 1º Semestre

• ENS.MÉDIO 1º ano
• CURSO NORMAL(Magistério) 1º ano
• EDUC. PROFISSIONAL INTEGRADA AO ENS.MÉDIO – 1º ano (Curso Técnico)

Instruções para inscrição

Atenção: Nem todos os celulares possuem compatibilidade com o formulário eletrônico da inscrição.

Para ter certeza que a inscrição foi efetivada, o candidato deve obter no final da inscrição a tela com as seguintes informações: Data da inclusão, Hora da inclusão, Município, Nome do candidato, Número da inscrição e Termo de Responsabilidade.

Preenchimento do Formulário Eletrônico

Este formulário eletrônico se destina somente aos candidatos que pretendem ingressar no 1º ano do Ensino Médio, Curso Normal (Magistério) ou Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio , nas escolas que oferecem esta modalidade.

O formulário eletrônico apresenta 4 passos que são:

  • 1º passo – tela de identificação: são preenchidos os dados completos do candidato, sem abreviaturas, e ocorre a escolha do Município para o qual está se inscrevendo;

  • 2º passo – tela de dados: o endereço deve ser completo, indicando local de de referência, e preenchidas as três escolas de preferência, deve ser informada a escola mais próxima de sua residência;

  • 3º passo – tela de confirmação: aparecem todos os dados informados pelo candidato e o termo de responsabilidade pelos dados declarados na inscrição. Após a conferência dos dados deverá ser apertado o botão “confirmar”;

  • 4º passo – tela de impressão do recibo com o número de inscrição do candidato.

O candidato que preencher mais de um formulário de inscrição terá apenas UMA validada, a inscrição de número menor

Indicação de Escola

Na rede pública do Estado do Rio Grande do Sul há 03 (três) formas de oferta do Ensino Médio:

  • Ensino Médio;
  • Curso Normal (Magistério) e
  • Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.

Portanto, para preencher o formulário de inscrição o candidato deve ficar atento ao que segue:

  • Para concorrer a uma vaga no Ensino Médio, é importante que o candidato preencha o formulário com as 4 (quatro) opções solicitadas.

  • Havendo mais candidatos inscritos do que vagas disponíveis na escola, a prioridade será para os candidatos de idade menor.
  • O Instituto de Educação General Flores da Cunha (no município de Porto Alegre) possui SORTEIO como forma de ingresso, portanto os candidatos que desejarem ingressar no mesmo devem colocá-la como 1ª escola de preferência na ficha de inscrição.

  • Para concorrer a uma vaga no Curso Normal (Magistério), cujo critério único de seleção é SORTEIO, o candidato deve informar à escola que oferece este curso na primeira indicação.

    Caso não esteja como primeira opção, não será possível participar do processo Sorteio, pois o mesmo é anterior a designação eletrônica.

    As demais opções devem ser preenchidas com escolas que oferecem o Ensino Médio.

  • Caso o candidato tenha interesse somente no Aproveitamento de Estudos do Curso Normal, deve estar com o Ensino Médio concluído no momento da matrícula, pois o curso desejado equivale ao Pós-Médio, e realizar inscrição no formulário específico (da Educação Profissional Subsequente e do Aproveitamento de Estudos), e ler o Edital.

  • Para concorrer a uma vaga na Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, cujo critério único de seleção é SORTEIO, o candidato deve informar a escola que oferece este curso na primeira indicação. Caso não esteja como primeira opção, não será possível participar do processo Sorteio, pois o mesmo é anterior a designação eletrônica.

    As demais opções devem ser preenchidas com escolas que oferecem o Ensino Médio.

O candidato que preencher mais de um formulário de inscrição terá apenas UMA validada, que será a inscrição de número menor, exceto nos casos listados abaixo:

  • inscrição no Ensino Médio em um município e no Curso Normal (Magistério) em outro município;
  • inscrição no Ensino Médio em um município e na Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio em outro município.

O candidato que optar por curso com forma de ingresso por sorteio deverá verificar no respectivo edital a data, local, horário e a forma de divulgação do resultado desse processo de seleção.

Confira aqui as escolas que oferecem Curso Normal (Magistério) ou critério de ingresso PROVA ou SORTEIO.

Informações Gerais

Designação

A partir de 30/12/2016 consulte o Portal da Educação ( www.educacao.rs.gov.br ) para saber a escola de sua designação, no item Matrícula na Escola Pública e na opção Consulta de Candidatos – por Número de Inscrição ou por Nome (exatamente como constou na inscrição). Caso não esteja designado, o candidato deve buscar maiores informações comparecendo a Central de Matrículas do seu município ou por telefone a Coordenadoria Regional de Educação.

Clique aqui para obter informações da CRE desejada, como telefones de contato e referidos municípios.

Matrícula

Como é realizada a matrícula?
  • A matrícula ocorre quando o candidato é designado para uma escola.
  • Para ter a sua matrícula garantida, os pais ou responsáveis por candidato menor de 18 anos, podendo ser feita pelo próprio candidato com 18 anos ou mais, deve entregar a documentação diretamente na Escola no período de matrículas, que é de 04/01/2017 a 17/02/2017.

    Documentos para Matrícula:

Para o Ensino Médio e Curso Normal (Magistério) os documentos necessários para a Matrícula Presencial são:

  • Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento do candidato (cópia e original)

  • Documento de Identidade, com foto, do responsável legal (original e cópia), quando candidato menor de 18 anos
  • Comprovante residencial do candidato maior de 18 anos ou responsável legal (cópia e original)
  • Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental do candidato
  • Outro documento solicitado pela escola.

Para a Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio (1º ano) os documentos necessários para a Matrícula Presencial encontram-se listados no edital da escola.

ATENÇÃO:
Não entregando os documentos no prazo estabelecido,
o candidato perderá a vaga.

Matrícula na Escola Pública de Viamão

• ENS.MÉDIO 1º ano
• CURSO NORMAL(Magistério) 1º ano
• EDUC. PROFISSIONAL INTEGRADA AO ENS.MÉDIO – 1º ano (Curso Técnico)
Município: VIAMÃO

Relação de Escolas que possuem crítério PROVA OU SORTEIO
Curso Turno Critério Data Pré-requis (formação) Edital
ESCOLA TECNICA DE AGRICULTURA ETA
Site: www.eeta.hpg.com.brfone:diretor96986158
TEC AGRICULT INTEGRADO E M D Prova 14/12/2016 Ens.Fundamental completo Edital
ATENÇÃO: Ler o edital.
TECNICO EM ZOOTECNIA D Prova 14/12/2016 Ens.Fundamental completo Edital
ATENÇÃO: Ler o edital.
INST EST EDUC ISABEL DE ESPANHA
ENSINO MEDIO – CURSO NORMAL D Sorteio 05/12/2016 Ens.Fundamental completo Edital

* Atenção: Cursos de outras cidades consultar site:  www.educacao.rs.gov.br

 

• EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SUBSEQUENTE ou CONCOMITANTE(Cursos Téc.) – 1º ano
• APROVEIT. DE ESTUDOS CURSO NORMAL (Magistério) – 1ºano
Período de Inscrição:
07/11/2016 a 30/11/2016
Clique aqui
> Leia instruções que segue ABAIXO

> Veja editais dos cursos ABAIXO

Matrícula na Escola Pública – Ingresso 2017 – 1º Semestre

• EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SUBSEQUENTE ou CONCOMITANTE(Cursos Téc.) – 1º ano
• APROVEIT. DE ESTUDOS CURSO NORMAL (Magistério) – 1ºano

Instruções para inscrição:

Atenção: Nem todos os celulares possuem compatibilidade com o formulário eletrônico da inscrição.

Para ter certeza que a inscrição foi efetivada, o candidato deve obter no final da inscrição a tela com as seguintes informações: Data da inclusão, Hora da inclusão, Município, Nome do candidato, Número da inscrição e Termo de Responsabilidade.

Preenchimento do Formulário Eletrônico

Este formulário eletrônico se destina somente aos candidatos que pretendem ingressar na Educação Profissional Subsequente e Concomitante(Cursos Técnicos) ou Aproveitamento de Estudos do Curso Normal (Magistério) (veja pré-requisitos no edital)

O formulário eletrônico apresenta 4 passos que são:

  • 1º passo – tela de identificação: são preenchidos os dados completos do candidato, sem abreviaturas, e ocorre a escolha do Município para o qual está se inscrevendo;

  • 2º passo – tela de dados: o endereço deve ser completo, indicando local de referência e preencher a primeira escola de preferência assinalando o curso desejado: Educação Profissional (Cursos Técnicos Subsequentes e Concomitantes) ou Aproveitamento de Estudos do Curso Normal(Magistério) .
  • 3º passo – tela de confirmação: aparecem todos os dados informados pelo candidato e o termo de responsabilidade pelos dados declarados na inscrição. Após a conferência dos dados deverá ser apertado o botão “confirmar”;

  • 4º passo – tela de impressão do recibo com o número de inscrição do candidato.

Indicação de Escola

ATENÇÃO: Antes de iniciar o preenchimento deste formulário, veja aqui os cursos oferecidos pelas escolas com seus editais, pré-requisitos e critérios de ingresso (sorteio ou prova).

As vagas serão destinadas por ordem de classificação no sorteio ou prova.

A forma de divulgação do resultado da seleção encontra-se no edital da respectiva escola ou no portal da SEDUC RS.

O candidato que preencher mais de um formulário de inscrição terá apenas UMAvalidada, que será a inscrição de número menor .

O candidato deverá verificar no respectivo edital a data, local, horário e a forma de divulgação do resultado desse processo de seleção.

Informações Gerais:

Designação

A partir de 30/12/2016 consulte o Portal da Educação ( www.educacao.rs.gov.br) para saber a escola de sua designação, no item Matrícula na Escola Pública e na opção Consulta de Candidatos – por Número de Inscrição ou por Nome (exatamente como constou na inscrição). Caso não esteja designado, o candidato deve buscar maiores informações comparecendo a Central de Matrículas do seu município ou por telefone a Coordenadoria Regional de Educação.

Clique aqui para obter informações da CRE desejada, como: telefones de contato e referidos municípios.

Matrícula

Como é realizada a matrícula?

  • A matrícula ocorre quando o candidato é designado para uma escola.
  • Para ter a sua matrícula garantida, os pais ou responsáveis por candidato menor de 18 anos, podendo ser feita pelo próprio candidato com 18 anos ou mais, deve entregar a documentação diretamente na Escola no período de matrículas, que é de 04/01/2017 a 17/02/2017.

Documentos para Matrícula:

    Para a Educação Profissional Subsequente e Concomitante (Cursos Técnicos) e Aproveitamento de Estudos do Curso Normal (Magistério) os documentos necessários para a Matrícula Presencial encontram-se listados no Edital.

ATENÇÃO:
Não entregando os documentos no prazo estabelecido,
o candidato perderá a vaga.

Matrícula na Escola Pública de Viamão

• EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SUBSEQUENTE ou CONCOMITANTE(Cursos Téc.) – 1º ano
• APROVEIT. DE ESTUDOS CURSO NORMAL (Magistério) – 1ºano
Município: VIAMÃO

Curso Turno Critério Data Pré-requis (formação) Edital
ESCOLA TECNICA DE AGRICULTURA ETA
Fone: 51-34851173
 

Site: www.eeta.hpg.com.br
Fone: Diretor: 96986158
TEC EM ZOOTECNIA D Prova 14/12/2016 Ensino Médio completo Edital
ATENÇÃO: Ler o edital.
TEC EM AGRICULTURA D Prova 14/12/2016 Ensino Médio completo Edital
ATENÇÃO: Ler o edital.
INST EST EDUC ISABEL DE ESPANHA   (Fone: 51-34931551)
APROV DE EST DO CURSO NORMAL D Sorteio 05/12/2016 Edital
ATENÇÃO: Leia o edital
TECNICO EM CONTABILIDADE N Sorteio 05/12/2016 Ensino Médio completo Edital
ATENÇÃO: Leia o edital.

* Atenção: Cursos de outras cidades consultar site:  www.educacao.rs.gov.br

• Educação Infantil – Jardim A e Jardim B
(Inscrição ON-LINE somente no município de CAXIAS DO SUL )

ATENÇÃO: Nas escola municipais de Viamão
Ler notícia (clique aqui)

Período de Inscrição:
07/11/2016 a 30/11/2016

Matrícula na Escola Pública – Ingresso 2017 – 1º Semestre

• Educação Infantil – Jardim A e Jardim B (Inscrição ON-LINE somente no município de CAXIAS DO SUL )

Instruções para inscrição

Atenção: Nem todos os celulares possuem compatibilidade com o formulário eletrônico da inscrição.

Para ter certeza que a inscrição foi efetivada, o candidato deve obter no final da inscrição a tela com as seguintes informações: Data da inclusão, Hora da inclusão, Município, Nome do candidato, Número da inscrição e Termo de Responsabilidade.

Preenchimento do Formulário Eletrônico

Este formulário eletrônico se destina aos candidatos à Educação Infantil.

Para ingressar na ed. infantil Jardim A a criança deve ter 4 anos completos até 31/03/2017 e

para ingressar na ed. infantil Jardim B a criança deve ter 5 anos completos até 31/03/2017,

conforme estabelecido na legislação vigente (LDB e normas do CNE e do CEED)

O formulário eletrônico apresenta 4 passos que são:

  • 1º passo – tela de identificação: são preenchidos os dados completos do candidato, sem abreviaturas, e ocorre a escolha do Município para o qual está se inscrevendo;
  • 2º passo – tela de dados: o endereço deve ser completo, indicando local de referência, e preenchidas as três escolas de preferência, deve ser informada a escola mais próxima de sua residência;

  • 3º passo – tela de confirmação: aparecem todos os dados informados pelo candidato e o termo de responsabilidade pelos dados declarados na inscrição. Após a conferência dos dados deverá ser apertado o botão “confirmar”;
  • 4º passo – tela de impressão do recibo com o número de inscrição do candidato.

O candidato que preencher mais de um formulário de inscrição terá apenas UMAvalidada, a inscrição de número menor.

É importante preencher as três indicações de escolas de sua preferência.

Havendo mais candidatos inscritos do que vagas disponíveis na mesma escola, a classificação dos inscritos será feita mediante a aplicação do critério zoneamento da escola com prioridade para os candidatos de idade MENOR.

Informações Gerais

Designação

A partir de 30/12/2016 consulte o Portal da Educação ( www.educacao.rs.gov.br ) para saber a escola de sua designação, no item Matrícula na Escola Pública e na opção Consulta de Candidatos – por Número de Inscrição ou por Nome (exatamente como constou na inscrição). Caso não esteja designado, o candidato deve buscar maiores informações comparecendo a Central de Matrículas do seu município ou por telefone a Coordenadoria Regional de Educação.

Clique aqui para obter informações da CRE desejada, como telefones de contato e referidos municípios.

Matrícula

Como é realizada a matrícula?

  • A matrícula ocorre quando o candidato é designado para uma escola.
  • Para ter a sua matrícula garantida, os pais ou responsáveis por candidato menor de 18 anos, podendo ser feita pelo próprio candidato com 18 anos ou mais, deve entregar a documentação diretamente na Escola no período de matrículas, que é de 04/01/2017 a 17/02/2017.

Documentos para Matrícula:

Para a Educação Infantil os documentos necessários para a Matrícula Presencial são:

  • Certidão de Nascimento do candidato (cópia e original)

  • Documento de Identidade, com foto, do responsável legal (original e cópia)

  • Comprovante residencial do responsável legal (cópia e original)
  • Outro documento solicitado pela escola

ATENÇÃO:
Não entregando os documentos no prazo estabelecido,
o candidato perderá a vaga.

ATENÇÃO: Nas escola municipais de Viamão Ler notícia (clique aqui)


▶ ENSINO FUNDAMENTAL

– TRANSFERÊNCIA / REINGRESSO –
2º ao 9º ano ou 1ºCiclo(7 e 8 anos),
2ºCiclo(9 a 11 anos) e 3ºCiclo(12 a 14 anos)

ENSINO FUNDAMENTAL
• Transferência e Reingresso
(2º ano ao 9º ano)
Aguarde início inscrições
04/01/2017 a 13/01/2017
> Leia instruções que segue ABAIXO

Matrícula na Escola Pública – Ingresso 2017 – 1º Semestre

ENSINO FUNDAMENTAL – TRANSFERÊNCIA – REINGRESSO

Instruções para inscrição

Atenção: Nem todos os celulares possuem compatibilidade com o formulário eletrônico da inscrição.
Para ter certeza que a inscrição foi efetivada, o candidato deve obter no final da inscrição a tela com as seguintes informações: Data da inclusão, Hora da inclusão, Município, Nome do candidato, Número da inscrição e Termo de Responsabilidade.

Preenchimento do Formulário Eletrônico

Este formulário eletrônico se destina aos candidatos à Transferência e Reingresso no Ensino Fundamental 2º ano ao 9º ano ou 1º Ciclo (7 e 8 anos de idade), 2º Ciclo (9 a 11anos de idade) e 3º Ciclo (12 a 14 anos de idade) e deve ser preenchido pelos candidatos :

  • que tenham mudado de endereço ou que necessitam trocar de escola (transferência)
  • que estão sem escola (reingresso)
  • que perderam o prazo de inscrição para ingresso
ENSINO FUNDAMENTAL (EF)
Tabela com conversão de SÉRIE / ANO / CICLO
EF 8 ANOS EF 9 ANOS CICLOS DE FORMAÇÃO
SÉRIE ANO IDADE CICLOS
1º ano 6 anos 1º CICLO
1ª série 2º ano 7 anos 1º CICLO
2ª série 3º ano 8 anos 1º CICLO
3ª série 4º ano 9 anos 2º CICLO
4ª série 5º ano 10 anos 2º CICLO
5ª série 6º ano 11 anos 2º CICLO
6ª série 7º ano 12 anos 3º CICLO
7ª série 8º ano 13 anos 3º CICLO
8ª série 9º ano 14 anos 3º CICLO
O formulário eletrônico apresenta 4 passos que são:

  • 1º passo – tela de identificação: são preenchidos os dados completos do candidato, sem abreviaturas, e ocorre a escolha do Município para o qual está se inscrevendo;
  • 2º passo – tela de dados: o endereço deve ser completo, indicando local de referência, e preenchidas as três escolas de preferência, deve ser informada a escola mais próxima de sua residência;
  • 3º passo – tela de confirmação: aparecem todos os dados informados pelo candidato e o termo de responsabilidade pelos dados declarados na inscrição. Após a conferência dos dados deverá ser apertado o botão “confirmar”;
  • 4º passo – tela de impressão do recibo com o número de inscrição do candidato.
O candidato que preencher mais de um formulário de inscrição terá apenas UMAvalidada, que será a de número menor .
É importante preencher o formulário com todas as opções solicitadas.
Transferência e Reingresso no Ensino Fundamental 2° ano ao 9º ano ou 1º Ciclo (7 e 8 anos de idade), 2º Ciclo (9 a 11anos de idade) e 3º Ciclo (12 a 14 anos de idade): – Havendo mais candidatos inscritos do que vagas disponíveis na mesma escola, a classificação dos inscritos será feita mediante a aplicação do critério zoneamento da escola com prioridade para os candidatos de idade menor.

O Instituto de Educação General Flores da Cunha (no município de Porto Alegre) possui SORTEIO como forma de ingresso, portanto os candidatos que desejarem ingressar no mesmo devem colocá-las como 1ª escola de preferência na ficha de inscrição.

Informações Gerais

Designação

A partir de 27/01/2017 consulte o Portal da Educação ( www.educacao.rs.gov.br ) para saber a escola de sua designação, no item Matrícula na Escola Pública e na opção Consulta de Candidatos – por Número de Inscrição ou por Nome (exatamente como constou na inscrição). Caso não esteja designado, o candidato deve buscar maiores informações comparecendo a Central de Matrículas do seu município ou por telefone a Coordenadoria Regional de Educação.
Clique aqui para obter informações da CRE desejada, como telefones de contato e referidos municípios.

Matrícula

Como é realizada a matrícula?

  • A matrícula ocorre quando o candidato é designado para uma escola.
  • Para ter a sua matrícula garantida, os pais ou responsáveis por candidato menor de 18 anos, podendo ser feita pelo próprio candidato com 18 anos ou mais, deve entregar a documentação diretamente na Escola no período de matrículas, que é de 27/01/2017 a 17/02/2017 .
Documentos para Matrícula:Para o Ensino Fundamental os documentos necessários para a Matrícula Presencial são:

  • Certidão de Nascimento do candidato (cópia e original)
  • Documento de Identidade, com foto, do responsável legal (original e cópia)
  • Comprovante residencial do responsável legal (cópia e original)
  • Outro documento solicitado pela escola

ATENÇÃO:
Não entregando os documentos no prazo estabelecido,
o candidato perderá a vaga.


▶ Para os ensinos abaixo, a inscrição é diretamente na escola pretendida:

Ens. Médio 2º e 3º ano
(Transferência/Reingresso)
Inscrição: 04/01/2017 a 17/02/2017
Diretamente na escola pretendida
Curso Normal 2º e 3º ano
(Transferência/Reingresso)
Inscrição: 04/01/2017 a 17/02/2017
Diretamente na escola pretendida
Educ. Prof. Integrada ao Ensino Médio – 2º e 3º ano (Transferência/Reingresso)
Inscrição: 04/01/2017 a 17/02/2017
Diretamente na escola pretendida
Educação Infantil
ATENÇÃO: Nas escola municipais de Viamão Ler notícia (clique aqui)

Inscrição:
04/01/2017 a 17/02/2017
Diretamente na escola pretendida
ATENÇÃO: Nas escola
municipais de Viamão

Ler notícia (clique aqui)

 

Educ. de Jovens e Adultos – EJA
Fundamental e Médio
Inscrição: 04/01/2017 a 17/02/2017
Diretamente na escola pretendida


Informações Gerais

− Rematrícula Ano Letivo 2017

Quando: 07/11/2016 a 30/11/2016
Onde: diretamente na escola que está estudando
Para: alunos com MENOS de 75% de presença
    • Todos os alunos com frequência igual ou superior a 75% matriculados em escolas estaduais em 2016 terão sua rematrícula confirmada automaticamente.
    • Os demais deverão ter suas rematrículas confirmadas, na escola em que estudam, no período de 07/11/2016 a 30/11/2016.
    Em caso de dúvida consulte a secretaria da escola em que estudam.

− Ingresso 1º Semestre de 2017

Quando: Inscrição 07/11/2016 a 30/11/2016
Onde: diretamente no site www.educacao.rs.gov.brPara:
Ensino Fundamental – 1° ano ou 1° ciclo
Ensino Médio – 1º ano
Curso Normal (Magistério) – 1º ano
Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio – 1º ano
Educação Profissional Subsequente ou Concomitante (Cursos Técnicos) – 1ºano
Aproveitamento de Estudos Curso Normal (Magistério) – 1ºano
  • Devem fazer a inscrição diretamente no site www.educacao.rs.gov.br os candidatos que não têm vaga assegurada no 1º ano ou 1º Ciclo (6 anos completos até 31/03/2017) do Ensino Fundamental e do Médio para o ano letivo de 2017 .
  • Fazem também inscrição diretamente no site www.educacao.rs.gov.br os candidatos ao 1º ano para: Curso Normal (Magistério), Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, Educação Profissional Subsequente ou Concomitante (Cursos Técnicos) e Aproveitamento de Estudos do Curso Normal (Magistério).
  • No caso do candidato preencher mais de um Formulário de Inscrição, o Sistema Informatizado de Matrículas confirmará apenas uma, a inscrição de número menor, rejeitando as demais.
  • Exceção 02 (dois) Formulários de Inscrição:
    • inscrição no Ensino Médio em um município e no Curso Normal (Magistério) em outro município;
    • inscrição no Ensino Médio em um município e na Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio em outro município.
    • inscrição no Ensino Médio e na Educação Profissional Concomitante (Cursos Técnicos).
  • As vagas serão distribuídas de acordo com a capacidade de oferta de cada escola e legislação vigente.
  • O candidato para o 1º ano ou 1º Ciclo (6 anos completos até 31/03/2017) do Ensino Fundamental e do 1º ano do Médio não classificado para a escola indicada no Formulário de Inscrição terá a vaga assegurada em outra escola. O candidato para o Curso Normal (Magistério) e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio não classificado nestes cursos terá sua vaga assegurada no Ensino Médio.
  • Os candidatos designados confirmarão sua matrícula de 04/01/2017 a 17/02/2017.

− Ingresso – Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos(EJA)
Fundamental e Ensino Médio (2º e 3º anos)

Inscrição: 04/01/2017 a 17/02/2017 (direto nas Escolas)

Informações específicas sobre os ensinos

EDUCAÇÃO INFANTIL (ESCOLAS ESTADUAIS)

As inscrições serão para as vagas nas classes de educação infantil, já existentes, nas escolas estaduais no ano 2016, observando a seguinte faixa etária:

  • Pré-escola, nível B: 5 ( cinco ) anos completados até 31 de março de 2017

Atenção:
A inscrição destina-se a candidatos que não têm vaga assegurada por rematrícula na própria escola.

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA

As inscrições destinam-se a candidatos para o EJA no ensino fundamental e médio.
De acordo com os resultados das avaliações (classificação) para enturmação dos candidatos, serão matriculados na organização curricular correspondente, observadas as seguintes faixas etárias:

  • Para o ensino fundamental, no mínimo 15 (quinze) anos completados até o dia da matrícula
  • Para o ensino médio, no mínimo 18 (dezoito) anos completados até o dia da matrícula.

Atenção:
Ressalvado o período de inscrição estabelecido, o ingresso poderá ocorrer em qualquer período do ano considerando as vagas existentes.

ENSINO MÉDIO – 2º e 3º Anos

Destinam-se a candidatos que:

  • Mudaram de endereço ou necessitam mudar de escola;
  • Reingresso (voltar a estudar).

− Transferência/Reingresso 2017

Onde: diretamente no site www.educacao.rs.gov.br
Quando: Inscrição 04/01/2017 a 13/01/2017Para:
Transferência Ensino Fundamental: 2° ano ao 9° ano ou
1° Ciclo (7 e 8 anos de idade),
2° Ciclo (9 a 11anos de idade) e
3° Ciclo (12 a 14 anos de idade)Reingresso
Destina-se:

  • Aos candidatos que tenham mudado de endereço ou que necessitam trocar de escola
  • Aos candidatos sem escola (reingresso)

Os candidatos designados farão a confirmação da matrícula de 27/01/2017 a 17/02/2017.
Onde: diretamente na Escola pretendida
Quando: Inscrição 04/01/2017 a 13/01/2017

Para:
Transferência Ensino Médio – 2º e 3º ano
Transferência Curso Normal (Magistério) – 2º e 3º ano
Transferência Educação Profissional Integrada ao Ensino
Médio – 2º e 3º ano

Ingresso na Educação de Jovens e Adultos – EJA

Destina-se:

  • Aos candidatos que tenham mudado de endereço ou que necessitam trocar de escola
  • Aos candidatos sem escola

Os candidatos designados farão sua matrícula de 27/01/2017 a 17/02/2017.

 


Modalidades de Ensino – Informações específicas

ENSINO FUNDAMENTAL – 1º ano ou 1º Ciclo
(6 anos completos até 31/03/2017)

Para ingressar no 1º ano ou 1º Ciclo (6 anos completos até 31/03/2017) a inscrição deve ser efetuada no site www.educacao.rs.gov.br, no período estabelecido e para crianças que estiverem com 6 anos completos até 31/03/2017, conforme estabelecido na legislação vigente (LDB e normas do CNE e do CEED).

Critério: Havendo mais candidatos inscritos do que vagas disponíveis na mesma escola, a classificação dos inscritos será feita mediante a aplicação do critério zoneamento da escola com prioridade para os candidatos de idade menor .

ENSINO FUNDAMENTAL – 2º ano ao 9º ano
ou 1º Ciclo (7 e 8 anos de idade), 2º Ciclo (9 a 11anos de idade)
e 3º Ciclo (12 a 14 anos de idade)

Para transferência o candidato deverá preencher o Formulário de Inscrição, diretamente no site www.educacao.rs.gov.br, no período estabelecido.

Critério: Havendo mais candidatos inscritos do que vagas disponíveis na mesma escola, a classificação dos inscritos será feita mediante a aplicação do critério zoneamento da escola com prioridade para os candidatos de idade menor .

ENSINO FUNDAMENTAL (EF)
Tabela com conversão de SÉRIE / ANO / CICLO
EF 8 ANOS EF 9 ANOS CICLOS DE FORMAÇÃO
SÉRIE ANO IDADE CICLOS
1º ano 6 anos 1º CICLO
1ª série 2º ano 7 anos 1º CICLO
2ª série 3º ano 8 anos 1º CICLO
3ª série 4º ano 9 anos 2º CICLO
4ª série 5º ano 10 anos 2º CICLO
5ª série 6º ano 11 anos 2º CICLO
6ª série 7º ano 12 anos 3º CICLO
7ª série 8º ano 13 anos 3º CICLO
8ª série 9º ano 14 anos 3º CICLO


ENSINO MÉDIO – 1º ano

Os candidatos que NÃO TÊM VAGA ASSEGURADA e que pretendem ingressar no 1º ano do Ensino Médio devem preencher o Formulário de Inscrição, com todas as opções solicitadas, diretamente no site www.educacao.rs.gov.br, no período estabelecido.

Critério: Entre os inscritos para a mesma escola, terá prioridade o candidato de idade menor ou a classificação se dará através de sorteio, quando previsto no regimento e quando o número de candidatos for superior ao número de vagas. Os candidatos concorrem entre si na ordem de preferência indicada no Formulário de Inscrição.

ENSINO MÉDIO – 2º ano e 3º ano

A inscrição deve ser feita diretamente na Escola pretendida, no período estabelecido.

CURSO NORMAL (MAGISTÉRIO) – 1º ano

Os candidatos que não têm vaga assegurada e que pretendem ingressar no 1º ano do Curso Normal (Magistério) devem preencher o Formulário de Inscrição, diretamente no site www.educacao.rs.gov.br, no período estabelecido com todas as opções solicitadas. Informando como primeira indicação Curso Normal (Magistério) e as demais indicações deverão ser de escolas que oferecem Ensino Médio.

Critério: A classificação se dará através de sorteio quando o número de candidatos for superior ao número de vagas.

Atenção: Para concorrer à vaga em escola com esta modalidade, o candidato deverá colocá-la no Formulário de Inscrição como primeira indicação. As demais indicações deverão ser de escolas que oferecem Ensino Médio.

CURSO NORMAL (MAGISTÉRIO) – 2º ano e 3º ano

A inscrição deve ser feita diretamente na Escola pretendida.

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO – 1º ano

Para ingresso o aluno deverá ter concluído o Ensino Fundamental e preencher o Formulário de Inscrição, diretamente no site www.educacao.rs.gov.br, no período estabelecido. Informando como primeira indicação o curso da Educação Profissional Integrado ao Ensino Médio e as demais indicações deverão ser de escolas que oferecem Ensino Médio.

Critério: A classificação se dará através de sorteio quando o número de candidatos for superior ao número de vagas.

Atenção:
Para concorrer à vaga em escola com esta modalidade, o candidato deverá colocá-la no Formulário de Inscrição como primeira indicação. As demais indicações deverão ser de escolas que oferecem Ensino Médio.

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO – 2º ano

A inscrição deve ser feita diretamente na Escola pretendida.

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SUBSEQUENTE
OU CONCOMITANTE (CURSOS TÉCNICOS)
E APROVEITAMENTO DE ESTUDOS
DO CURSO NORMAL (MAGISTÉRIO) – 1º ano

Para ingresso o aluno deverá ter concluído o Ensino Médio e preencher o Formulário de Inscrição com uma única indicação de escola, diretamente no site www.educacao.rs.gov.br, no período estabelecido.

Critério: A classificação se dará através de sorteio ou prova, quando prevista no regimento, quando o número de candidatos for superior ao número de vagas.

Atenção:
O Formulário de Inscrição terá uma única indicação de escola. No caso do candidato preencher mais de um Formulário de Inscrição, o Sistema Informatizado de Matrículas confirmará apenas um, o de número menor, rejeitando os demais.

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA

Para ingressar na EJA (Ensino Fundamental e Médio) os candidatos deverão efetuar a inscrição diretamente na escola, no período estabelecido.
De acordo com os resultados das avaliações (classificação) para enturmação dos candidatos, serão matriculados na organização curricular correspondente, observadas as seguintes faixas etárias:

  • Para o Ensino Fundamental, no mínimo 15 (quinze) anos completados até o dia da matrícula
  • Para o Ensino Médio, no mínimo 18 (dezoito) anos completados até o dia da matrícula.*Notícia publicada em 8/11/2016 e editada em 29/11/2106.

 Veja também: Inscrições e as rematrículas para
educação infantil das escolas de Viamão

Inicia as inscrições e as rematrículas para educação infantil das escolas de Viamão

 

 Veja também: Inscrição para 1º ano da E.M.E.F São Tomé deve ser realizada na própria escola

Inscrição para 1º ano da E.M.E.F São Tomé deve ser realizada até 30/11, na própria escola

Sobre o Vereador Vereador Armando

O vereador Armando, como é popularmente conhecido, tem 45 anos, é jornalista/radialista, técnico em contabilidade, Bacharel em Direito, e, pós- graduado em Gestão Hospitalar. Armando foi eleito para o quinto mandato de vereador. Armando é considerado um dos vereadores mais atuantes e experientes do Legislativo. É o campeão de projetos e de leis aprovadas e sancionadas.

Além disso, verifique

Dia dos Professores – Parabéns pelo seu dia!

Dia dos Professores, “Ser professor@ é muito mais do que transmitir o conhecimento.” É aquele/a …