Inicial / TITULO ELEITORAL: REVISÃO E CADASTRO AO VOTO BIOMÉTRICO / Inicia o cadastro para o voto biométrico em Viamão

Inicia o cadastro para o voto biométrico em Viamão

Município deve estar entre os 224 dos 497 do Estado, aptos a registrar voto biométrico de todo o eleitorado nas eleições do ano que vem.

Vereador armando titulo biometrico_webDemonstrando o novo título eleitoral com a inscrição de “Identificação Biométrica”, o presidente da Comissão de Constituição, Redação e Justiça da Câmara, vereador Luís Armando Azambuja (PT) ocupou a tribuna da Câmara, na última sessão, para informar que o Tribunal Regional Eleitoral(TRE), através das Zonas Eleitorais 59ª e 72ª de Viamão, já iniciaram o processo de cadastramento de títulos eleitorais para o novo sistema biométrico.

Isso porque, quase metade dos municípios do Estado do Rio Grande do Sul já vai adotar voto biométrico nas eleições de 2016, e Viamão deve estar entre os 224 dos 497 municípios gaúchos aptos a registrar voto biométrico de todo o eleitorado nas eleições do ano que vem. “Em menos de quinze minutos, eu e meu filho, de 16 anos, tiramos a foto, fizemos o cadastro dos dedos, da assinatura e dos demais dados do título com identificação biométrica, que deverá ser obrigatório a todos os eleitores de Viamão para as eleições de 2016”, relatou Armando.

O vereador Armando falou ainda, da audiência que teve com a chefe da 59ª  Zona Eleitoral de Viamão, Carla Nunes Santos, onde informou que o processo de cadastramento biométrico ordinário dos eleitores viamonenses iniciaram nessa semana, e que embora a convocação não seja obrigatória, nesse momento, sempre que alguém for fazer alguma operação com o título de eleitor, como tirar, transferir ou regularizar a situação, os servidores do Cartório Eleitoral fazem o novo cadastro, que consiste na coleta das digitais, de uma assinatura e de uma fotoAlexandre 16 anos titulo biometrico vereador Armando_web, e um novo título eleitoral é emitido. De acordo com Carla Nunes Santos, apesar de mais demorado do que o comum, o voto biométrico é mais seguro no processo de votação, “na medida em que o eleitor será identificado, por meio das impressões digitais, antes de ter a urna eletrônica liberada para o voto”, enfatizou.

A previsão é de que a partir do mês de agosto deste ano, seja realizado a convocação pública e oficial para revisão com o cadastramento biométrico obrigatório de todos os cerca de 166 mil eleitores viamonenses que não buscarem o atendimento no período ordinário. Para o cadastro biométrico, ainda não há definido prazo final para terminar, mas quem não comparecer ao cartório para realizar o procedimento fica sujeito a ter o título cancelado, e não poderá votar nas eleições municipais do próximo ano.

No pronunciamento na tribuna, o vereador Armando ressaltou que, embora a biometria ainda não seja obrigatória, nesse período ordinário, é recomendado que as pessoas passem pelo novo processo o quanto antes, ou, assim que tiver a convocação obrigatória, para evitar possíveis filas no ano que vem.

Os últimos dados demonstram que o eleitorado viamonense é composto por 166.223 pessoas aptas a votar, sendo 87.818 mil mulheres e 78.405 homens. Do total, 5.224 são analfabetos e 959 são jovens, menores de 18 anos.

leitura_biometrica veredor Armando_webPara ter seus dados biométricos coletados, o eleitor precisa apresentar um documento oficial com foto e comprovante de endereço. Cidadãos do sexo masculino que irão solicitar o primeiro título devem apresentar, ainda, um documento que comprove a quitação militar.

O Cartório Eleitoral de Viamão, das Zonas Eleitorais 59ª e 72ª, localiza-se na Rua Mário Antunes da Veiga, 202 / Sala 201, no Centro, e o atendimento é de segunda a sexta, das 12h às 19h., e os telefones de contato são: (51) 3485-2855 e 3493-7483.

Sobre o Vereador Vereador Armando

O vereador Armando, como é popularmente conhecido, tem 49 anos, é jornalista/radialista, técnico em contabilidade, Bacharel em Direito, e, pós- graduado em Gestão Hospitalar. Armando esta no quinto mandato de vereador. Armando é considerado um dos vereadores mais atuantes e experientes do Legislativo. É o campeão de projetos e de leis aprovadas e sancionadas. WhatsApp Lista de Transmissão de Notícias: 51 9990-45123 Celular 51 993321888 Gabinete: 51 34854957

Além disso, verifique

Nesta quarta-feira tem vacinação contra a COVID, nos 18 postos de saúde de Viamão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *