O 156 do Fala Cidadão, serviço criado por lei de autoria do vereador Luís Armando Azambuja (PT), que visa facilitar o acesso da comunidade, por telefone, de forma facilitada e gratuita, para reclamações, sugestões e solicitações de serviços e ações de competência da Prefeitura, vai servir, também, para atender, até o dia 4 de outubro, as informações da população viamonense, referente ao processo unificado eleitoral para escolha dos membros do Conselho Tutelar em Viamão.
Uma nova lei municipal (4.411/2015), criada recentemente pelo vereador Armando, incluiu nos serviços prestados pelo 156 do Fala Cidadão, o atendimento a população em geral, sobre as informações referentes ao processo eleitoral, especialmente dos locais de votação, que serão em locais pré-definidos e diferenciadas entre as regiões onde os eleitores poderão votar nas três sedes do Conselho Tutelar em Viamão: 1ª região dos 4º e 8º distritos, 2ª região da Sede/Centro e na 3ª Região Rural (Águas Claras/Itapuã), entre outras dúvidas referente a participação da população no processo.
A eleição do Conselho Tutelar, ocorrerá no domingo, dia 4 de outubro, das 8 às 17h.. São documentos obrigatórios para votação: o título eleitoral e um documento oficial com foto. Todos os eleitores de Viamão podem participar do processo de escolha e votação do Conselho Tutelar, e poderão votar somente nos locais da região a que pertençam o domicilio eleitoral, assim como, somente votar em uma das, ou em um dos, candidatas ou candidatos, da respectiva região. Em cada região a quem pertencerá cada sede do Conselho Tutelar, há locais/escolas específicas e pré-determinadas, onde os eleitores poderão votar.
O mandato dos novos conselheiros tutelares serão de quatro, cabendo a eles atenderem crianças e adolescentes em situação de risco, que tenham o direito violado quanto à educação, cultura, esporte, convivência familiar como abandono pelos pais, maus tratos, trabalho infantil.
Saiba mais:
O que é: Fala Cidadão, serviço de telefone gratuito de ouvidoria para informações, reclamações e sugestões sobre os serviços e demais ações da Prefeitura.
Como: Pelo telefone 156, ligação gratuita, inclusive por celulares.
Horário de atendimento: De segunda à sexta-feira, das 8:30 às 12:00 e das 13:30 às 17:00.