Inicial / TITULO ELEITORAL: REVISÃO E CADASTRO AO VOTO BIOMÉTRICO / Força tarefa na revisão e cadastro obrigatório para o voto biométrico dos 166 mil eleitores de Viamão

Força tarefa na revisão e cadastro obrigatório para o voto biométrico dos 166 mil eleitores de Viamão

O Cartório Eleitoral das Zonas Eleitorais 59ª e 72ª de Viamão, estão ampliando espaços, estrutura de pessoal e horário de atendimento, para atender os eleitores viamonenses, que devem revisar e cadastrar o título de eleitor para o novo sistema de voto biométrico, necessário para votar nas eleições municipais de 2016.

Cartório Eleitoral Viamão 1Depois de um encontro com Carla Nunes Santos e Rodrigo Rosa da Silva, respectivamente, chefes do Cartório Eleitoral das Zonas Eleitorais 59ª e 72ª de Viamão, o presidente da Comissão de Constituição, Redação e Justiça da Câmara, vereador Luís Armando Azambuja, disse da necessidade de fazer uma informação de utilidade pública a população em geral, com objetivo de ampliar a divulgação da necessidade, dos cerca de 166,9 mil eleitores viamonenses, de realizarem processo de revisão e cadastramento biométrico obrigatório, para se adaptarem ao novo sistema para as eleições municipais de 2016.

Cartório Eleitoral Viamão _cartaz _WEB vereador armandoDe acordo a chefe da 59ª Zona Eleitoral, Carla Nunes Santos, a partir dessa semana, uma força tarefa esta sendo preparada para atender, de maneira permanente, qualificada e eficiente, a todos os eleitores do município, que são convocados para comparecer ao Cartório Eleitoral para proceder à revisão e recadastramento obrigatório do título eleitoral, com coleta de dados biométricos, e confirmação do domicílio. “Nossa capacidade de atendimento diária passará para 400 eleitores, com uma estrutura especial, composta de sessenta servidores, divididos em trinta posições de atendimento, com horários ampliados aos dois turnos (manhã e tarde): de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h”, informou Carla Santos. “Quem não fazer este procedimento, fica sujeito a ter o título cancelado, e não poderá votar nas eleições municipais do próximo ano, além de estar vedado de participar de concursos públicos, receber salários de função ou emprego público, realizar ou renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, entre outros problemas”, alertou Rodrigo Silva, chefe da 72ª Zona Eleitoral. A revisão e o cadastro biométrico consiste na coleta das digitais, de uma assinatura e de uma foto, e um novo título eleitoral é emitido, com a inscrição de “Identificação Biométrica”.

O período para a revisão e cadastramento obrigatório, vai até 16 de março de 2016. O eleitor precisa comparecer ao Cartório Eleitoral, munido de um documento oficial com foto e comprovante de endereço. Cidadãos do sexo masculino que irão solicitar o primeiro título devem apresentar, ainda, um documento que comprove a quitação militar. O Eleitor facultativo (analfabeto, maior de 70 anos ou entre 16 e 18 anos) também deve fazer a revisão. Esse eleitor tem alistamento e voto facultativos, mas deve ficar ciente que não comparecendo para revisão terá seu título cancelado, ou seja, não poderá votar.

No pronunciamento na Câmara, o vereador Armando, recomendou que os eleitores façam o cadastro biométrico o quanto antes, para evitar possíveis filas, no ano que vem, quando se aproximar o final do prazo e o período eleitoral. O eleitorado viamonense é composto, atualmente, por 166.989 mil pessoas aptas a votar, sendo 89 mil mulheres e cerca de 78 mil homens. Deste total, 5 mil são analfabetos e a penas um mil, são jovens, menores de 18 anos.

O Cartório Eleitoral de Viamão, atende na Rua Mário Antunes da Veiga (Rua do antigo Fórum), 202 / Sala 201, no Centro, telefones (51) 3485-2855 e 3493-7483.

Sobre o Vereador Vereador Armando

O vereador Armando, como é popularmente conhecido, tem 49 anos, é jornalista/radialista, técnico em contabilidade, Bacharel em Direito, e, pós- graduado em Gestão Hospitalar. Armando esta no quinto mandato de vereador. Armando é considerado um dos vereadores mais atuantes e experientes do Legislativo. É o campeão de projetos e de leis aprovadas e sancionadas. WhatsApp Lista de Transmissão de Notícias: 51 9990-45123 Celular 51 993321888 Gabinete: 51 34854957

Além disso, verifique

Tem primeira dose para pessoas com 12 anos ou mais, e segunda dose antecipada da Pfizer/Biontech!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *