Inicial / SERVIÇOS / Idosos de Viamão tem direito do cartão “TEU!” bilhete eletronico melhor idade

Idosos de Viamão tem direito do cartão “TEU!” bilhete eletronico melhor idade

Idosos entre 60 e 64 anos, manterão a gratuidade nos ônibus municipais e intermunicipais em Viamão.

Os idosos com mais de 65 anos já podem fazer o cartão “TEU!” para os ônibus de Viamão. A medida busca a permissão para utilizarem a roleta do transporte coletivo intermunicipal. Os idosos entre 60 e 64 anos mantêm o direito de transporte gratuito municipal.

Cartão “TEU!”, aos idosos
a partir dos 65 anos
O vereador Armando Azambuja, da comissão de defesa dos direitos humanos, anunciou na tribuna da Câmara, que o projeto para inclusão no sistema de bilhetagem eletrônica, para utilização do cartão “TEU!”, das pessoas de melhor idade, os idosos a partir dos 65 anos, já esta em vigor no município através da Empresa de Transporte Coletivo Viamão e da Evel. A medida permite que os idosos utilizem o cartão “TEU” para passarem na roleta do transporte coletivo intermunicipal, aqueles que vão até Porto Alegre. “Queremos com isso, combater os constrangimentos, humilhações e transtornos sofridos pelos idosos, ao disputar um pequeno espaço da entrada até a roleta dos ônibus, com os demais passageiros que embarcam nos coletivos”, relatou o vereador Armando.

Proposição do vereador Armando garantiu
a implanção do cartão “TEU!” melhor idade
De acordo com o vereador Armando, adoção dessa medida se fez necessária depois da constatação que o novo sistema de bilhetagem eletrônica, que veio para modernizar e informatizar a cobrança da passagem do transporte coletivo acabou prejudicando essa categoria de usuário, com atendimento de forma diferenciada, e com reflexos de discriminação. A implantação e o cadastro do cartão “TEU!”, das pessoas de melhor idade, aconteceu depois de um acordo realizado entre a Câmara Municipal, através de proposição e representação do vereador Armando, Metroplan, Empresa Viamão, Prefeitura e Conselho Municipal do Idoso.

Com o cartão “TEU!” melhor idade

permitiu que os  idosos utilizem a roleta
“Agora é permitido que os idosos também tenham acesso aos assentos traseiros, e nã
Idosos com mais de 65 anos, poderão passar pela roleta nos ônibus de Viamão

o somente parte da frente no transporte coletivo”, comemorou o vereador Armando.
Para receber o cartão “TEU!” melhor idade, as pessoas com mais de 65 anos necessitarão realizar um cadastramento para confecção do cartão eletrônico. Os documentos exigidos são: carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. O próprio idoso deverá ir até a empresa Viamão para o cadastro, pois será necessária uma foto, que é realizada na hora, para inclusão no cartão. “A utilização do cartão “TEU!” melhor idade será disponibilizado de forma voluntária e gratuita, e não representará uma exigência obrigatória para o direito da gratuidade, sendo desnecessária uma corrida para sua confecção. O idoso já tem garantido pela Constituição Federal e pelo Estatuto do Idoso, o seu direito de transporte gratuito nos ônibus, e para isso, basta mostrar a identidade para o cobrador ou motorista. O cartão eletrônico será apenas para que tenha a possibilidade de passar pela roleta dos ônibus”, explicou o vereador Armando.

Maria Adeli Camilo Oliveira, 73 anos, aprovou o benefício.

Benefício aprovado
“Antes localizados somente na parte dianteira dos veículos dos ônibus intermunicipal, assentos reservados para os idosos eram insuficientes aos idosos, mas agora estão possibilitando que utilizamos os demais bancos dos ônibus, e podemos escolher onde sentar. Não precisamos mais ficar espremidos lá na frente”, enfatizou Maria Adeli Camilo Oliveira, 73 anos, aprovando mais esse direito aos idosos proporcionado pela proposição do vereador Armando.

Idosos entre 60 e 64 anos, mantêm
o direito do transporte coletivo municipal
Os idosos entre 60 e 64 anos, continuarão com o direito do transporte coletivo municipal, mas não terão o direito do cartão “TEU!”. “Mas esta mantido o direito de gratuidade nos ônibus, reservado por lei municipal, bastando apenas apresentação da carteira de identidade, nos veículos de transporte coletivo municipal, e até mesmo nos ônibus intermunicipais, quando em circulação nos perímetros rural e urbano de Viamão, até a parada 31”, garantiu o vereador. Nos casos nos ônibus municipais, os idosos continuarão subindo pela frente e as roletas continuarão na parte trazeira dos veículos, evitando a falta de lugares para os idosos sentarem. Nos intermunicipais, continuarão sendo reservados de sete a nove lugares na parte da frente, para os idosos que estiverem se deslocando entre os perímetros do município sem limite de viagens, assim como no intermunicipal.

Saiba mais
Tire suas dúvidas sobre o cartão do idoso

O que é:  Cartão Teu! Melhor Idade, aos idosos com mais de 65 anos. A medida permite que os idosos utilizem o cartão para passarem pela roleta do transporte coletivo intermunicipal, aqueles que vão até Porto Alegre.
Onde: No posto de vendas do Teu! Bilhete Metropolitano da Empresa Viamão-Vialeste, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h. às 12h. e das 13h às 16h., junto a garagem e ao terminal do Centro de Viamão.
Cadastramento/Documentos: Os idosos necessitarão realizar um cadastramento para confecção do cartão Teu!, com a carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. O próprio idoso deverá ir até a empresa para o cadastro, pois será necessário tirar uma foto, realizada na hora e sem custos, para inclusão no cartão. O cartão Teu! Melhor será entregue na hora e gratuitamente.
O cartão será obrigatório: Não. O idoso já tem garantido o seu direito de transporte gratuito nos ônibus, e para isso, basta mostrar a identidade para o cobrador ou motorista para confirmar a idade. O cartão eletrônico será apenas para que tenha a possibilidade de passar pela roleta dos ônibus. Nesse caso não poderá passar pela roleta, devendo usar um dos seis lugares reservados próximo ao motorista.
O cartão do idoso terá limite de uso? Não, o cartão esta sendo disponibilizado sem limite de utilização para passar pela roleta, podendo passar quando os veículos tiver com os lugares preferenciais ocupados. O cartão do idoso dispensa recarga, mas deverá ser revalidado anualmente. A utilização é individual e não será possível que o idoso empreste a outra pessoa.
Os idosos entre 60 e 64 anos terão direito do cartão do idoso?  Não terão o direito da confecção do cartão “Teu! Melhor Idade. Como a medida atinge o âmbito dos ônibus do intermunicipal, e a legislação Estadual e Federal prevê o benefício somente aos idosos acima de 65 anos de idade.
Idosos entre 60 e 64 anos continuarão isentos nos ônibus de Viamão?  Sim. Trata-se de um benefício previsto na legislação municipal, e o direito de transporte gratuito no município esta mantido a esses idosos, nos veículos de transporte coletivo municipal, bastando apenas apresentação da carteira de identidade para o cobrador ou motorista confirmando a idade, e também nos ônibus do metropolitano, os intermunicipais que vão até Porto Alegre, mas somente quando em circulação nos perímetros rural e urbano de Viamão, até a parada 31.

Sobre o Vereador Vereador Armando

O vereador Armando, como é popularmente conhecido, tem 47 anos, é jornalista/radialista, técnico em contabilidade, Bacharel em Direito, e, pós- graduado em Gestão Hospitalar. Armando esta no quinto mandato de vereador. Armando é considerado um dos vereadores mais atuantes e experientes do Legislativo. É o campeão de projetos e de leis aprovadas e sancionadas. WhatsApp Lista de Transmissão de Notícias: 51 9960-13123 WhatsSacLegal: 51 9994-13123 (Automatizado)

Além disso, verifique

Último dia! Até sexta, 30 de agosto: Tem isenção de IPTU em Viamão aos aposentados, viúvos e pensionistas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *