Inicial / #VereadorArmando / Enchentes assolam a Vila de Itapuã em Viamão: Comunidade em Estado de Emergência

Enchentes assolam a Vila de Itapuã em Viamão: Comunidade em Estado de Emergência

As águas não apenas invadiram as residências da Vila Itapuã de Viamaão, como também o posto de sapude e a escola da comunidade

Águas também passaam da esquina das Ruas Nossa Senhora dos Navegantes com a Rua Tristão de Fraga, passando pela icônica Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, que é um cartão postal de Itapuã e de Viamão.

As águas do Guaíba estão subindo de forma alarmante na vila de Itapuã, distrito rural de Viamão, deixando mais de 50 pessoas desabrigadas e afetando cerca de 250 moradias. Diante da crescente inundação, a prefeitura de Viamão montou uma base de apoio na Escola Municipal Infantil Odete Bernardes para acolher os desalojados.

Autoridades locais, incluindo as Secretarias da Assistência Social e Saúde, Guarda Municipal, Defesa Civil e Subprefeitura, têm se mobilizado para prestar assistência às famílias afetadas, oferecendo orientações e garantindo o acolhimento, inclusive para seus animais de estimação.

Na tarde da última terça-feira, dia 14 de Maio, uma equipe composta por representantes do governo municipal, liderada pelo Vereador Armando e pelo Secretário de Planejamento e Habitação, João Batista Goulart, realizou uma visita técnica e de vistoria institucional. A Promotora de Justiça do Ministério Público, Doutora Roberta Morillos Teixeira, também participou da ação, juntamente com outras autoridades, com o objetivo de avaliar os estragos causados pela enchente.

A vila dos Passarinhos e a colônia dos pescadores foram duramente atingidas, com ruas e casas parcialmente submersas. O acesso a essas áreas só é possível por meio de embarcações, dadas as condições das ruas totalmente inundadas.

Além dos danos às residências e prédios públicos, como a Unidade de Saúde de Itapuã e a Escola Genésio Pires, as águas já ultrapassaram marcos importantes da região, como a esquina das Ruas Nossa Senhora dos Navegantes com a Rua Tristão de Fraga e a icônica Igreja Nossa Senhora dos Navegantes.

Além disso, existe o risco de colisão por parte das embarcações em função dos galhos e obstáculos trazidos pelas cheias do Lago Guaíba.

E para chegar a esses locais, utilizamos a embarcação da Náutica Barreto, conduzida pelo Nilton Machado Barreto.

A preocupação do Bombeiro Civil, Francisco Galmarini, é pelo fato de que a região de Itapuã está sujeita a alagamentos devido à sua proximidade com o lago Guaíba, que recebe água de várias afluentes.

Esta visita institucional é importante para ajudar a organizar as estratégias de prevenção, projetos e decretos de assistência à comunidade de Itapuã e demais áreas atingidas em Viamão.

As doações e apoios a esses viamonenses, podem ser realizadas diretamente e pessoalmente na Escola de Educação infantil Odete Barcelos Bernardes, na Rua Nossa Sra. dos Navegantes, nº 641, em Itapuã, Viamão.

Se você não tem como levar, reúna as doações da sua rua, dos vizinhos e informe o whatsapp da Assistência Social – 51 99706-4607.

Viamão busca reconhecimento de calamidade pública para permitir Saque Calamidade FGTS

Viamão unida no combate à dengue!
Lembre que você também é responsável pela segurança e pela saúde de seus familiares e vizinhos.

Sobre o Vereador Vereador Armando

O vereador Armando, como é popularmente conhecido, tem 49 anos, é jornalista/radialista, técnico em contabilidade, Bacharel em Direito, e, pós- graduado em Gestão Hospitalar. Armando esta no quinto mandato de vereador. Armando é considerado um dos vereadores mais atuantes e experientes do Legislativo. É o campeão de projetos e de leis aprovadas e sancionadas. WhatsApp Lista de Transmissão de Notícias: 51 9990-45123 Celular 51 993321888 Gabinete: 51 34854957

Além disso, verifique

Obras de recriação do novo Parque Saint Hilaire de Viamão

IMPRIMIR | PDF