Inicial / #VereadorArmando / Viamão busca reconhecimento de calamidade pública para permitir Saque Calamidade do FGTS

Viamão busca reconhecimento de calamidade pública para permitir Saque Calamidade do FGTS

Nosso objetivo é garantir que todos moradores de Viamão tenham acesso a retirada de até R$ 6.220,00 do benefício do Saque Calamidade

Vereador Armando fala sobre reivindicação para que o decreto de estado de calamidade pública seja reconhecido e viamonenses possam realizar o Saque Calamidade

O vereador e líder de governo Armando Azambuja (PSDB) destacou em sessão plenária nesta quinta-feira (16) os esforços para que o decreto de estado de calamidade pública de Viamão seja reconhecido. Esse reconhecimento é necessário para que os trabalhadores do município possam acessar o Saque Calamidade do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), conforme os critérios estabelecidos pela Caixa Econômica Federal (CEF).

O Saque Calamidade permite que trabalhadores afetados por desastres naturais, como alagamentos, deslizamentos de terra e fortes chuvas, retirem até R$ 6.220,00 de suas contas no FGTS, limitado ao saldo disponível.

Armando Azambuja ressaltou que Viamão já está em estado de emergência, o que requer um plano estratégico de enfrentamento das situações excepcionais. “Nosso objetivo é garantir que toda a cidade tenha acesso ao benefício do Saque Calamidade”, ressaltou.

Além disso, o vereador Armando citou os 18 bairros mais atingidos em Viamão, que já estão na lista de cadastro e análise da CEF, para futuramente serem contemplados com o benefício, são eles: Santa Isabel, Jardim Universitário, Aparecida, Vila Augusta, Cecília, Parque Índio Jari, São Lucas, Santo Onofre, Jardim Viamar, Vila Elza, Helenita, Jardim Krahe, Fiúza, Passo do Vigário, Águas Claras, Capão da Porteira, Itapuã e Capororoca.

“O município já está em estado de emergência, e a Prefeitura de Viamão está reivindicando o reconhecimento do nosso estado de calamidade pública, já decretado pelo prefeito Nilton Magalhães. Já cadastramos 18 bairros no sistema da Caixa Federal, que poderão ser contemplados com o Saque Calamidade do FGTS. A expectativa é que toda a cidade possa ter direito a esse benefício. Estamos em tratativas com a Caixa Federal, Ministério das Cidades, Defesa Civil Estadual e os governos estadual e federal para avaliar e considerar os problemas enfrentados pelos moradores das áreas rurais e outros bairros afetados”, concluiu Armando Azambuja.”

Como solicitar o Saque FGTS Calamidade, quando for reconhecido e aprovado pelo sistema da CEF o decreto de Calamidade Pública de Viamão:

Para solicitar o Saque FGTS Calamidade através do aplicativo FGTS, o trabalhador deve seguir os passos abaixo:

– Acesse o aplicativo FGTS e clique na opção “Meus Saques”.
– Escolha a opção “Outras Situações de Saques”.
– Selecione o motivo do saque “Calamidade Pública”.
– Selecione o município de sua residência e clique em “Continuar”.
– Escolha uma das opções para receber seu FGTS: crédito em conta bancária de qualquer instituição ou saque presencial.
– Faça o upload dos documentos requeridos: Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência (conta de água, luz, gás, etc. no nome do trabalhador) e Carteira de Trabalho.
– Confira os documentos anexados e confirme.
– A CAIXA analisará sua solicitação e, caso esteja tudo certo, o valor será creditado em sua conta.

Enchentes assolam a Vila de Itapuã em Viamão: Comunidade em Estado de Emergência

Viamão unida no combate à dengue!
Lembre que você também é responsável pela segurança e pela saúde de seus familiares e vizinhos.

Sobre o Vereador Vereador Armando

O vereador Armando, como é popularmente conhecido, tem 49 anos, é jornalista/radialista, técnico em contabilidade, Bacharel em Direito, e, pós- graduado em Gestão Hospitalar. Armando esta no quinto mandato de vereador. Armando é considerado um dos vereadores mais atuantes e experientes do Legislativo. É o campeão de projetos e de leis aprovadas e sancionadas. WhatsApp Lista de Transmissão de Notícias: 51 9990-45123 Celular 51 993321888 Gabinete: 51 34854957

Além disso, verifique

Obras de recriação do novo Parque Saint Hilaire de Viamão

IMPRIMIR | PDF