Inicial / #VereadorArmando / Cursos gratuitos do Projeto Mulheres Mil na São Tomé e no Valença

Cursos gratuitos do Projeto Mulheres Mil na São Tomé e no Valença

Estão sendo ofertados 70 vagas em quatro cursos de qualificações: Assistente de Cozinha; Decoração de Festas e Artesanato; Assistente de Vendas; e, Jardinagem e Horta, mas serão realizadas dois desses cursos, sendo os mais procurados

Inscrições terminam nesta sexta-feira, dia 25 de agosto, e o público alvo são mulheres a partir dos 16 anos, em vulnerabilidade de risco social e com escolaridade baixa. Os cursos de qualificação profissional, terão duração de um semestre, com carga horária de 160 horas. As aulas serão nas Escolas da São Tomé e do Valença.

O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Câmara, vereador Luís Armando Azambuja, alerta a população viamonense, que terminam nesta sexta-feira, dia 25 de agosto, as inscrições dos cursos gratuitos de qualificação profissional, do projeto Mulheres Mil 2017, voltados para mulheres em situação de vulnerabilidade de risco social e com escolaridade baixa.

Estão sendo ofertados quatro cursos de qualificações: Assistente de Cozinha; Decoração de Festas e Artesanato; Assistente de Vendas; e, Jardinagem e Horta, mas serão realizadas dois desses cursos, sendo os mais procurados.

Um dos cursos mais procurados até agora é o Curso de Formação Inicial em Assistente de Cozinha, que 
terá duração de um semestre, com carga horária total de 160 horas.

A realização do curso é da Prefeitura de Viamão, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Campus Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS).

As inscrições do Projeto Mulheres Mil, terminam hoje, sexta-feira, dia 25, e podem ser realizadas nas escolas onde serão ministrados os cursos: EMEF São Tomé (Rua Gaurama, 654) e EMEF Dom Diogo de Souza (Acesso 4, s/nº, Valença), e também no Centro de Referência da Mulher (CRM), no Cras Centro/Tarumã, no Cras São Tomé/Martinica, Acessuas, IFRS Campus Viamão e Delegacia da Mulher.

São um total de 70 vagas para os cursos, sendo 40 vagas na Escola São Tomé, e 30 vagas na Escola Dom Diogo de Souza, do Valença.

Desse total 20% são reservadas para cotas, as mulheres Negras, Pardas, Índias e PCDs.

Sendo o número de inscrições superior ao número de vagas ofertadas, será realizado sorteio público no dia 28 de agosto de 2017, às 14h na Escola Municipal Ensino Fundamental Dom Diogo, e às 16h na Escola Municipal Ensino Fundamental São Tomé, locais onde ocorrerão os cursos.

As matrículas ocorrerão nos dias 30 e 31 de agosto das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, na Escola Municipal Ensino Fundamental Dom Diogo, na Escola Municipal Ensino Fundamental São Tomé.

No caso de não comparecimento, a vaga será ocupada por um candidato da lista de suplentes, conforme o ordenamento estabelecido no sorteio.

Se for necessário, o chamamento dos suplentes ocorrerá entre os dias 01 de setembro a 04 de setembro de 2017.

O Mulheres Mil está estruturado em três eixos – educação, cidadania e desenvolvimento sustentável – e busca possibilitar o acesso, com exclusividade, de mulheres historicamente em situação de extrema pobreza e vulnerabilidade à educação profissional e tecnológica.

O projeto tem por objetivo inserir as mulheres no mercado de trabalho, organizadas em grupos, para se fortalecerem e se estabelecerem como microempreendedoras.

O público-alvo são mulheres a partir dos 16 anos, com as seguintes características: em vulnerabilidade de risco social, vítimas de violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, com escolaridade baixa ou defasada.

Na formação também estão previstos serem abordados os temas: elevação da autoestima, inclusão digital, saúde, direitos e deveres da mulher, comportamento sustentável, cooperativismo, empreendedorismo e responsabilidade ambiental, cujo objetivo é promover a inclusão produtiva, a mobilidade no mercado de trabalho e o pleno exercício da cidadania.

Saiba tudo que precisa e como fazer as inscrições:

Prazo:
As interessadas devem realizar as inscrições até HOJE, SEXTA-FEIRA, dia 25/08.

Documentos necessários:
– Cópia e original documento de identidade com foto (CI, carteira de trabalho, CNH) ou Certidão

de Nascimento e/ou Certidão de Casamento;
–  CPF;
– Comprovante de escolaridade e/ou declaração de escolaridade;
–  Comprovante de endereço e/ou declaração de endereço;
–  Comprovante Cadastro Único de Benefícios Sociais (CAD único).

Quantidade de vagas:
Serão ofertadas um total de 70 (setenta) vagas, assim distribuídas:
– 40 (quarenta) vagas na  Escola Municipal de Ensino Fundamental São Tomé, Rua Gaurama, 654, São Tomé.
– 30 (trinta) vagas na  Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Diogo, Rua Acesso 04, s/n – Valença.

Para o preenchimento das 70 (setenta) vagas serão observados os seguintes critérios de reserva:
I. Cinquenta por cento (50%) das vagas para mulheres em situação de vulnerabilidade social com critérios estabelecidos pela comissão de organização, pelo Centro de Referência em Atendimento à Mulher – CRM e Delegacia Especializada no Atendimento da Mulher de Viamão – DEAM.
II. Vinte por cento (20%) para mulheres Negras, Pardas, Índias e PCDs;
III. Trinta por cento (30%) para mulheres em situação de vulnerabilidade social com Cadastro de Benefícios Sociais (CAD único)

Locais e horários das inscrições:
Escola Municipal de Ensino Fundamental São Tomé – Rua Gaurama, 654, São Tomé – das 8h às 11h30, e das 13h30 às 16h30
Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Diogo – Rua Acesso 04, s/n, Valença – das 8h às 11h30, e das 13h30 às 16h30
– Centro de Referência de Assistência Social – CRAS São Tomé Martinica – Rua Canguçu, 75, Planalto – das 8h30 às 12h, e das 13h30 às 17h
IFRS Campus Viamão – Av. Senador Salgado Filho, 7000, Jardim Krahe – das 14h às 18h
Delegacia Especializada no Atendimento da Mulher de Viamão – DEAM – Rua Cel. Marcos de Andrade, 120, Centro – das 8h30 às 12h, e das 13h30 às 17h
Centro de Referência em Atendimento à Mulher – CRM – Av. Senador Salgado filho, 9214, Jardim Krahe – das 8h30 às 12h, e das 13h30 às 17h
Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Tarumã – Rua Jorge Kalil, 231, Centro – das 8h30 às 12h, e das 13h30 às 17h
– Secretaria Municipal de Assistência Social – (ACESSUAS) – Rua Dois de Novembro, 49, Centro – 8h30 às 12h, e das 13h30 às 17h

Confira o edital, clique nos títulos abaixo:

EDITAL SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA OS CURSOS DO PROJETO DE FORMAÇÃO INICIAL MULHERES MIL IFRS – CAMPUS VIAMÃO 2017 (clique aqui)

RETIFICAÇÃO EDITAL SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA OS CURSOS DO PROJETO DE FORMAÇÃO INICIAL MULHERES MIL IFRS – CAMPUS VIAMÃO 2017 (clique aqui)

Sobre o Vereador Vereador Armando

O vereador Armando, como é popularmente conhecido, tem 45 anos, é jornalista/radialista, técnico em contabilidade, Bacharel em Direito, e, pós- graduado em Gestão Hospitalar. Armando foi eleito para o quinto mandato de vereador. Armando é considerado um dos vereadores mais atuantes e experientes do Legislativo. É o campeão de projetos e de leis aprovadas e sancionadas.

Além disso, verifique

Últimos dias! Anistia de 80% das multas e juros do IPTU e dívidas na Prefeitura de Viamão