A Casa de Ketu realiza inclusão de crianças em atividades educativas sociais no turno inverso ao escolar, e o fortalecimento de famílias por meio do amparo das crianças, componentes dos núcleos familiares.
Um trabalho social, cultural, beneficente, comunitário e espiritual. Assim define as ações realizadas pela Associação Beneficente e de Religião Afro Brasileira – ILÊ AXE OPÔ ALAKETO ODÉ YA OROMI – a Casa de Ketu, que além de ser uma entidade reconhecida pela municipalidade, por lei municipal, como de utilidade pública, é respeitada por diversas entidades comunitárias e instituições públicas de ensino, pelos trabalhos sociais e de recreação e apoio de reforço escolar que realiza para diversas crianças da região da Estalagem e adjacências.
A Casa de Ketu tem como objetivo a inclusão de crianças em atividades educativas sociais no turno inverso ao escolar, bem como o fortalecimento de famílias por meio do amparo das crianças, componentes dos núcleos familiares.
Nessa semana o Legislativo municipal, por iniciativa do próprio presidente, o vereador Luís Armando Azambuja (PT), concedeu uma moção de reconhecimento público e de parabenização e aplausos, pelos excelentes serviços prestados à comunidade viamonense pela Casa do Ketu, principalmente às crianças e adolescentes. “Somos testemunhas das excelentes ações comunitárias e sociais realizadas pela Casa de Ketu aos nossos jovens, além do apoio às famílias que diretamente são beneficiadas pelos serviços prestados por essa associação, que nos orgulha muito merecendo nosso reconhecimento e apoio”, justificou o vereador Armando.
A Casa de Ketu, criada em julho de 2000, é coordenada pelo casal Cirlei Martins da Silveira, 68 anos, e Luiz Alberto Pires da Silveira, 73 anos, que desenvolvem o trabalho social inteiramente pelo prazer de ajudar o próximo, baseado na sabedoria adquirida nos ensinamentos espirituais que praticam. “Nosso objetivo é construir presente para manter o futuro”, relataram o casal.
Além de manter, serviços de reforço escolar, campanha do agasalho, entre outros, conta ainda com a Casa da Sopa, que auxilia na alimentação de famílias da região, e com serviço de distribuição de diversos alimentos, A casa também orienta a comunidade no encaminhamento de documentações e organiza cursos profissionalizantes e de preparação para o mercado de trabalho.
Apesar de todo o carinho que a comunidade nutre pelo casal Silveira e seus colaboradores e pelo excelente trabalho que realizam, a Casa de Ketu para desenvolver e manter suas atividades, necessita de auxílio de qualquer natureza. A entidade busca padrinhos para as crianças e adolescentes em vulnerabilidade social que atendem, e até mesmo para manutenção das ações sociais realizadas. “A parceria é a chave das ações que desenvolvemos. A participação e o auxílio recebido garantirão o sucesso e a qualidade do trabalho realizado”, enfatizaram Cirlei e Luiz.
Os interessados em auxiliar a Casa de Ketu, localizada na Rua João Domingues de Arruda, 188, na Estalagem, podem entrar em contato pelos telefones: 3446.7912, 9169.0597 ou 9359.1050.