A Câmara de Vereadores de Viamão prestou homenagem aos policiais militares do 18º BPM, que integram o Programa de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd, pelo exemplo de trabalho e dedicação ao projeto que leva orientação aos alunos de escolas públicas e privadas, no combate às drogas e à violência. A iniciativa foi do presidente da Câmara Municipal, vereador Luís Armando Azambuja (PT) que destaca o carinho da comunidade e dos estudantes com as equipes que interagem com os jovens.
“Essa Moção é o reconhecimento público aos nossos brigadianos e brigadianas, pelo importante trabalho que executam junto aos nossos jovens estudantes. A luta contra a drogadição e a violência deve ser constante e iniciativas como o Proerd, que levam acima de tudo, a informação até as nossas crianças, é fundamental”, justificou Armando.
Presentes à sessão, receberam as homenagens os policiais militares Maiquer da Silva Caetano, Júlio César Chivaski, Everton Luis Nascimento Carvalho, Joséli Fraga da Silveira, Catarina Aparecida Costa Rosa e Alexandre Rodrigues de Lima. Também foram homenageados o sargento Pedro Moisés dos Santos Bahia e o tenente Miguel Ourique, coordenadores do projeto em Viamão.
SAIBA MAIS
> O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) é uma iniciativa da Polícia Militar de prevenção para crianças do Ensino Fundamental até o Ensino Médio; os pais também recebem orientações em reuniões e palestras, representando um esforço cooperativo entre Escolas, Pais e Polícia Militar. O PROERD é baseado no Programa Americano chamado D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education).
Hoje ele é desenvolvido em mais de 50 países, e cerca de 40 milhões de crianças por ano têm instrução com policiais PROERD.
> Objetivos do Programa
Os objetivos principais do PROERD são noções de cidadania, prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes. A ênfase deste programa está em auxiliar os alunos a reconhecerem as pressões diretas ou indiretas que os influenciarão a experimentar álcool, cigarro, maconha, inalantes, ou outras drogas e a resistirem a elas, bem como àquelas para se engajarem em atividades violentas. O Programa oferece estratégias preventivas para reforçar os fatores de proteção, em especial referentes à família, à escola e à comunidade, que favorecem o desenvolvimento da resistência em jovens que poderiam correr o risco de se envolver com drogas e problemas de comportamento. Esta estratégia concentra-se no desenvolvimento da competência social, habilidades de comunicação, autoestima , empatia, tomada de decisões, resolução de conflitos, objetivo de vida e independência, e alternativas ao uso de drogas e outros comportamentos destrutivos. O desenvolvimento do conteúdo do PROERD pode ser incorporado de forma interdisciplinar no currículo escolar dentro das disciplinas relativas à saúde, ciências, estudos sociais, literatura e outras. O professor deve manter um papel de apoio na classe, enquanto o policial está em aula.
Uma parte importante do programa é envolver os pais ou responsáveis nas atividades, sendo que, na primeira lição, é encaminhada mensagem por intermédio do aluno para que estes tomem conhecimento do programa em que seu filho participará e das reuniões programadas, durante os trabalhos, com eles.
O Programa proporciona informações sobre comunicação com os filhos, construção da autoestima, fatores de risco associados aos jovens, noções básicas sobre uso de drogas e estágios da dependência dos adolescentes, fatores protetores e fontes de pressão, resolução de conflitos e a violência.