Inicial / TODAS AS NOTÍCIAS / Zilmar Rocha toma posse como deputado estadual representando Viamão na AL/RS

Zilmar Rocha toma posse como deputado estadual representando Viamão na AL/RS

Deputado Zilmar Rocha afirmou que terá especial cuidado com as necessidades de sua cidade natal, Viamão.

DSC05432
Vereador presidente da Câmara de Viamão, Armando Azambuja, Gerson Medeiros, da Rádio Alternativa FM, do 4º distrito de Viamão, deputado Zilmar Rocha, e o ex-prefeito Alex Boscaini, na solenidade de posse do deputado de Viamão, na Assembléia Legislativa do RS.

No início da sessão plenária desta terça-feira(26/O3), Zilmar Rocha tomou posse como deputado estadual, na bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), após a renúncia do parlamentar Luis Lauermann, empossado prefeito de Novo Hamburgo na última sexta-feira (22). O novo deputado prestou o compromisso regimental, exigido pelo artigo 7.º do Regimento Interno da Assembleia Legislativa: “Prometo manter, defender e cumprir a Constituição do Estado e desempenhar com toda a lealdade e dedicação o mandato que me foi confiado pelo povo rio-grandense. Assim o prometo”.

Primeiro pronunciamento

Em seu primeiro pronunciamento na tribuna, Rocha disse que irá atuar pelo Rio Grande do Sul, mas terá especial cuidado com as necessidades de sua cidade natal, Viamão. “Hoje é um dia muito especial para mim e para todos os viamonenses. Depois de 20 anos sem representação na Assembleia Legislativa, feito realizado pelo meu amigo falecido Tapir Rocha, conquistamos um espaço que, por vezes, parecia impossível de ser alcançado”, disse. Ele citou como demandas de Viamão a conclusão da RS 118, o desafogamento da RS 040, a duplicação da Estrada Caminho do Meio, o aumento da capacidade energética, investimentos na saúde, instalação de um instituto federal de educação e preparação do município para receber uma delegação na Copa 2014.

DSC05430
O vereador presidente da Câmara de Viamão, Armando Azambuja, prestigiou a posse do deputado de Viamão, Zilmar Rocha.

Trajetória

Zilmar iniciou sua atividade política na década de 1960, quando integrou o Grêmio Estudantil do Colégio Júlio de Castilhos, em Porto Alegre. Após a reorganização partidária, filiou-se ao PDT em 1985. Em sua segunda tentativa, em 1996, foi eleito vereador daquele município. Já filiado ao PT, de 2005 a 2008, foi secretário municipal de Obras e Viação, na administração do prefeito petista Alex Boscaini. Em 2008, Rocha foi eleito para a Câmara Municipal de Viamão, reeleito em 2012. Na eleição de 2010 para deputado estadual, ficou na quinta suplência da bancada do PT na Assembleia Legislativa, com 21.932 votos.

Zilmar Rocha apresentou sua renúncia ao presidente da Câmara, vereador Armando Azambuja, na tarde desta quinta-feira, e já vinha se reunindo com os parlamentares e a assessoria técnica da bancada petista desde a semana passada. O futuro deputado foi secretário de Obras de Viamão entre 2005 e 2008, na gestão do petista Alex Boscaini, que agora passará a ser seu chefe de gabinete.

Ao receber e oficializar a renuncia do então Zilmar Rocha, o presidente da Câmara Municipal de Viamão, vereador Luis Armando Azambuja (PT), disse da felicidade em estar participando deste momento histórico para a cidade que depois de 18 anos, conquista novamente uma cadeira na Assembléia Legislativa. “Ficamos muito felizes e sabemos que Zilmar irá representar muito bem a nossa cidade. Zilmar assume uma grande responsabilidade, mesmo que seja por um período menor de tempo. Confiamos no trabalho de Zilmar e comemoramos a sua decisão e posse para representar Viamão. Boa sorte e sucesso!”, afirmou Armando.

Abaixo reproduzimos entrevista ao Jornal do Comercio de Porto Alegre:

Jornal do Comércio – Vale a pena ter renunciado a um mandato de quatro anos na Câmara de Viamão para ficar 13 meses na Assembleia?

Zilmar Rocha – Essa nossa entrada na Assembleia Legislativa tem um significado muito grande para o nosso município. Viamão teve apenas um deputado na sua história – o deputado Tapir Rocha (PDT) – há quase 20 anos. Na eleição de 2010, para deputado, recebi cerca de 22 mil votos, sendo que mais de 18 mil foram daqui de Viamão. Por isso, tenho um compromisso com a cidade. Os munícipes estão procurando um deputado para representar a cidade na Assembleia Legislativa.

JC – E o que a população da cidade pode esperar de seu mandato?

Zimar Rocha – Vamos nos apropriar dos dados da Assembleia, encaminhar uma série de projetos importantes para nosso município e lutar para que possamos dar um bom retorno para nossa cidade.

JC – Quais serão as prioridades?

Zimar Rocha – Teremos um curto espaço de tempo, mas vamos nos esforçar para que alguns projetos importantes para nosso município possam ser apreciados. Viamão é carente em várias áreas. Temos três eixos (viários) que passam pelo coração da cidade, que são: a estrada Caminho do Meio, que é uma ligação direta com Porto Alegre, e que está necessitando de duplicação há muito tempo, devido ao grande problema de engarrafamentos homéricos; a RS-040, que há muitos anos merece um cuidado melhor; e a ERS-118, que nos liga à Freeway, e também carece de duplicação. São temas que queremos discutir durante o mandato.

JC – O que mais?

Zilmar Rocha – Temos um problema com a energia elétrica. A cidade tem 260 mil habitantes e só tem duas estações de energia elétrica. Precisamos de, pelo menos, mais duas, porque muitas empresas podem deixar de se instalar aqui por falta do aporte de energia.

JC – Viamão ainda é uma cidade dormitório da Capital. Como mudar essa situação?

Zilmar Rocha – Nossa economia ainda deixa a desejar. Em torno de 70 mil moradores de Viamão vão trabalhar em Porto Alegre e região. Queremos que possam vir mais empresas para cá, mas, para isso, é preciso acesso (viário) e energia. Precisamos que empresas maiores venham para nossa cidade.

JC – A EGR vai assumir a praça de pedágio de Viamão. Qual é a expectativa?

Zilmar Rocha – Conseguimos, a muito custo, essa isenção da tarifa (para carros emplacados na cidade), e esperamos que a empresa mantenha essa equação.

 

Leia também:

Vereador presidente da Câmara, Armando Azambuja, recebe carta de renúncia do vereador Zilmar Rocha, que vai assumir como deputado estadual, representando Viamão, na Assembléia Gaúcha

Viamão ganha um deputado estadual: É o Zilmar Rocha, que deverá assumir a vaga na Assembléia Legislativa

 

Sobre o Vereador Vereador Armando

O vereador Armando, como é popularmente conhecido, tem 49 anos, é jornalista/radialista, técnico em contabilidade, Bacharel em Direito, e, pós- graduado em Gestão Hospitalar. Armando esta no quinto mandato de vereador. Armando é considerado um dos vereadores mais atuantes e experientes do Legislativo. É o campeão de projetos e de leis aprovadas e sancionadas. WhatsApp Lista de Transmissão de Notícias: 51 9990-45123 Celular 51 993321888 Gabinete: 51 34854957

Além disso, verifique

Tem primeira dose para pessoas com 12 anos ou mais, e segunda dose antecipada da Pfizer/Biontech!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *