O Dr. Cristaldo assume como vereador em Porto Alegre. Ex-vereador de Viamão assumiu na Câmara de Vereadores da Capital. Saúde e justiça social continuam sendo as bandeiras do pedetista.
O ex-vereador de Viamão, Lindo Cristaldo (PDT) assumiu nesta segunda-feira a cadeira do vereador Márcio Bins Ely, que se licenciou para tratamento de saúde. Com 2.095 votos na última eleição municipal, Cristaldo credenciou-se para assumir a suplência do partido e chega à Câmara de Porto Alegre levantando as mesmas bandeiras históricas do PDT, além das que já são conhecidas pelos eleitores viamonenses, nos oito anos em que Cristaldo trabalho no município.
“Sempre defendemos o direito à saúde e à justiça social, como forma de resgate da cidadania e da dignidade da população. Não será diferente agora que assumo em Porto Alegre, representando os 2.095 eleitores que confiam no nosso trabalho”, destacou Cristaldo.
O vereador Cristaldo não será o único vereador portoalegrense com vínculos muito fortes com Viamão. Ele estará ao lado de outro pedetista muito querido pelos viamonenses, o delegado de polícia Cleiton Silvestre, que comandou a 1ª DP de Viamão por três anos e recebeu o título de Cidadão Viamonense.
Vereador Armando prestigiou posse de Cristaldo
Para o presidente da Câmara Municipal de Viamão, vereador Luis Armando Azambuja (PT), que esteve presente na cerimônia de posse de Cristaldo, é uma grande felicidade e um imenso orgulho ver personalidades tão destacadas em nossa
cidade, ocupando lugar de destaque na Capital do Estado. “Tive o prazer de conviver com o vereador Cristaldo durante dois mandatos e reconhecemos seu espírito de luta e consciência dos problemas que a nossa comunidade enfrenta. Foi um vereador combativo e com um olhar muito crítico sobre a gestão pública, em Viamão e temos certeza que agora, atuando em Porto Alegre, não será diferente”, comemorou Armando.
Médico e vereador
Nascido em uma das comunidades mais carentes de Porto Alegre, Lindo Cristaldo formou-se médico pela PUCRS e especializou-se em cirurgia plástica. Na década de 1980 começa a clinicar em Viamão, criando raízes na cidade, onde atua ainda como produtor rural. Convidado pelas lideranças do PDT, aceita colocar seu nome à disposição do partido e em 1996 concorre pela primeira vez para vereador, ficando na primeira suplência do partido. Em 2000 concorre novamente e é eleito vereador, o que se repetiria em 2004. Depois de oito anos de mandato, Cristaldo aceita o desafio de quebrar a hegemonia política do Partido dos Trabalhadores e coloca seu nome à disposição da coligação PP/PDT e concorre à Prefeitura, como vice-prefeito de José Janes, sendo a segunda chapa mais votada.
Em 2012 Cristaldo, novamente a pedido das lideranças do PDT, lança-se candidato a vereador, desta vez em Porto Alegre, para fortalecer a candidatura de José Fortunati para prefeito, e defender a região em que nasceu, o Morro da Cruz.