Inicial / PRESIDENTE DA CÂMARA / Vereador Armando lembra a trajetória de Márcia Santana

Vereador Armando lembra a trajetória de Márcia Santana

Os vereadores lembraram o passamento da secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Márcia Santana, ocorrido da última quarta-feira (13) com um ‘minuto de silêncio’, na abertura dos trabalhos da sessão ordinária do dia 14 de março.

CAMARA_ArmandoO presidente da Câmara Municipal, vereador Luís Armando Azambuja (PT) lembrou o grande trabalho de Márcia em defesa das mulheres, desde os tempos em que militava nos movimentos de defesa dos direitos da mulher, em nosso município, e que seu trabalho à frente da secretaria estadual orgulhava a todos os viamonenses. Armando também lembrou que o projeto de lei recentemente aprovado pela Casa, adotando a linguagem inclusiva de gênero nos organismos públicos municipais foi uma sugestão da secretária, acatada por ele. “Essa lei deveria receber seu nome, Lei Márcia Santana, pelo que ela representou para todos nós. Márcia é a verdadeira autora desse projeto que define a nominação de homens e mulheres nos documentos e ações de nosso município. Márcia queria que fôssemos o primeiro município a adotar essa política afirmativa, depois que o Governo estadual implementou essa política através de decreto”, afirmou Armando.

O ex-prefeito e atual vereador do Partido dos Trabalhadores, Eliseu Chaves, o Ridi, destacou o espírito de luta e a história de militância na luta pelos direitos das mulheres de Márcia Santana. “Muitos dos programas que implementamos em nossa administração são fruto da abnegação da nossa companheira Márcia Santana que através dos movimentos populares evidenciou o papel da mulher na sociedade e a necessidade de ampliação dos direitos conquistados, em nosso município. Foi uma grande perda para todos nós”, lamentou Ridi.

Já o vereador Professor Jefferson (PSB) disse que a figura de Márcia Santana jamais será esquecida pelo modelo de mulher combativa e aguerrida que ela representava. “Uma grande batalhadora pelas causas da mulher, que também valorizou o nosso município por sua atuação. Márcia Santana vai fazer falta, para todos nós, mas principalmente para a luta pelos direitos da mulher, em nossa sociedade”, concluiu.

Cidadã Viamonense

Natural de Porto Alegre, Márcia Santana tinha 35 anos e em 2012 recebeu o Título de Cidadã Viamonense pelos serviços prestados à sociedade. Ligada ao movimento feminista desde que iniciou sua vida política, Márcia era formada em Assistência Social e foi chefe de gabinete da então deputada federal Maria do Rosário. Foi diretora da Fundação de Proteção Especial do Estado, presidente da Associação de Mulheres Viamonenses Maria; sócia fundadora do movimento pelo fim da exploração sexual de crianças e adolescentes do RS; secretária executiva da rede nacional de frentes parlamentares em defesa da infância no Brasil e assessora técnica da comissão parlamentar do Congresso Nacional – que investigou redes de exploração sexual de mulheres, crianças e adolescentes. Em 2011 aceitou o convite do governador Tarso Genro e assumiu a recém criada Secretaria de Políticas para as Mulheres que comandou até a sua morte, na quarta-feira passada.

Sobre o Vereador Vereador Armando

O vereador Armando, como é popularmente conhecido, tem 49 anos, é jornalista/radialista, técnico em contabilidade, Bacharel em Direito, e, pós- graduado em Gestão Hospitalar. Armando esta no quinto mandato de vereador. Armando é considerado um dos vereadores mais atuantes e experientes do Legislativo. É o campeão de projetos e de leis aprovadas e sancionadas. WhatsApp Lista de Transmissão de Notícias: 51 9990-45123 Celular 51 993321888 Gabinete: 51 34854957

Além disso, verifique

Nesta quinta (02/12) tem primeira dose para pessoas com 12 anos ou mais, e segunda dose antecipada da Pfizer/Biontech!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *