Vereador Armando (PT) assume presidência da Câmara prevendo produção parlamentar com harmonia, independência e união de iniciativas

O vereador reeleito pelo quarto mandato consecutivo, Luís Armando Corrêa Azambuja, o Armando, como é popularmente conhecido, foi eleito presidente da Câmara Municipal de Viamão, no dia 1º de janeiro de 2013, pelo mandato de um ano,
prevendo grande produção parlamentar, com a valorização e reconhecimento do Poder Legislativo, com ênfase a humanização e união das iniciativas na Casa de Leis. “Nossa marca será de valorização, reconhecimento, harmonia e independência do Poder Legislativo, com produção parlamentar sintonizada com os interesses da comunidade, com ênfase a humanização e socialização das iniciativas, com respeito e reconhecimento de todos. Vamos dialogar com os segmentos da população, de forma a garantir a voz e a vez de todos, afim de que o Legislativo viamonense seja um exemplo de trabalho, dedicação e representação. Vamos integrar e sincronizar os interesses do Legislativo com os dos Poderes Executivo e Judiciário, para que Viamão mantenha seu pleno desenvolvimento social, econômico e participativo, para que nossos eleitores se orgulhem da escolha que fizeram. Isso não será uma meta, é uma determinação que será conquistada por toda essa Legislatura”.
Formação avançada

O vereador Armando, tem 41 anos, é pai de dois filhos, e mora há cerca de 26 anos no Parque Farroupilha/Planalto, na região da grande São Tomé. É técnico em contabilidade, jornalista/radialista e bacharel em direito. É ainda, servidor concursado do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), desde 1998, onde trabalha, no turno da noite, como gestor na área administrativa do Hospital Fêmina.
Líder comunitário, estagiário e assessor
Armando iniciou o trabalho comunitário e político como presidente de Associação de Moradores do Parque Farroupilha, em 1989.
Antes de ser vereador, Armando começou como estagiário, assessor e chefe de gabinete dos então vereadores: Ronaldo Ribeiro (1990-1991); Bira Camargo (1993-1996) e Atidor da Cruz (1996-2000).
Base eleitoral sólida

Representa e conta com uma grande liderança em toda a região da grande São Tomé, onde foi o vereador mais votado nos últimos quatro pleitos municipais, incluído as Vilas Planalto, Parque Farroupilha, Araçá, Gonçalves Santos, Santa Rita, São Tomé, Nossa Senhora da Conceição, Outeiral e Santa Úrsula, entre outras regiões, como as Vilas: Martinica, Florescente, Capororoca, Orieta, Santo Onofre e demais de Viamão. Na última eleição destacou sua votação também nas regiões do Recanto da Lagoa, Itapuã e Monte Alegre.
Votação crescente
No primeiro mandato, de 2001 à 2004, Armando foi eleito pelo PDT (Partido Democrático Trabalhista), onde obteve a terceira maior votação partidária. Foi eleito com 1.413 votos. Na outra eleição municipal, do ano de 2004, Armando consagrou-se como o campeão de votos da história do PT (Partido dos Trabalhadores), representando a maior votação do Partido na Câmara Municipal. Foi reeleito com 1.993 votos. No terceiro mandato de vereador, foi reeleito eleito em 2008, com 2.197 votos, e a quarta maior votação do PT.
Na última eleição, foi reeleito consecutivamente para o quarto mandato de vereador, com 2.234 votos, representando a terceira maior votação do PT.
Vereador atuante e experiente
Armando é considerado um dos vereadores mais atuantes e experientes do Legislativo. É o campeão de projetos e de leis aprovadas e sancionadas.
Nesses 22 anos que esta na Câmara, além de estagiário, assessor e vereador, esteve a frente das mais importantes comissões permanentes da Câmara, como a de Constituição, Redação e Justiça e a de Finanças. Teve forte atuação Também nas comissões de Defesa das Crianças e do Adolescentes e dos Direitos Humanos e das Minorias, além de participação por diversas vezes da composição da mesa diretora do Poder Legislativo, mas nunca como presidente.
No último ano da legislatura anterior, o vereador Armando ocupou o cargo de 1º vice-presidente da Câmara.
No ano de 2013, e no 13º ano de mandato, Armando que é do 13, do PT, ocupa pela primeira vez, o mais importante e cobiçado cargo do Legislativo municipal, o de presidente.
Oposição para direção da Câmara
A eleição do vereador Armando como presidente da Câmara para 2013, dá início a um acordo pluripartidário, que deve garantir ao bloco de oposição (PT, PTB, PSB, PDT, PRB e PSOL) a direção do Legislativo nos próximos quatro anos. Pelo acordo, em 2014, caberá ao PTB indicar o presidente. Em 2015 ao PSB, e em 2016, novamente ao PT. Os demais partidos (PDT, PRB, PSOL), formarão o segundo escalão do Poder Legislativo.
O vereador Armando teve o apoio e o voto, de 15 dos 21 vereadores, na eleição de presidente do Legislativo.