A partir das dez da manhã deste dia primeiro de janeiro, na sessão da posse dos vereadores, Armando Azambuja, deverá indicado como presidente da Câmara para 2013, o que dará início a um acordo pluripartidário, que deve garantir ao bloco de oposição (PT, PTB, PSB, PDT, PRB e PSOL) a direção do Legislativo nos próximos quatro anos. Pelo acordo, em 2014, caberá ao PTB indicar o presidente. Em 2015 ao PSB, e em 2016, novamente ao PT. Os demais partidos (PDT, PRB, PSOL), formarão o segundo escalão do Poder Legislativo.
A eleição da nova Mesa Diretora da Câmara de Viamão esta prevista para acontecer as 11h. desta terça-feira, tão logo a posse dos vereadores.
Na sequência será realizada a posse do prefeito e vice-prefeito de Viamão.
Vereador atuante e experiente
Armando é considerado um dos vereadores mais atuantes e experientes do Legislativo. É o campeão de projetos e de leis aprovadas e sancionadas.
Há 22 anos esta na Câmara, onde iniciou como estagiário e assessor. Desde 2001 é vereador, quando esta a frente das mais importantes comissões permanentes da Câmara, como a de Constituição, Redação e Justiça e a de Finanças. Teve forte atuação Também nas comissões de Defesa das Crianças e do Adolescentes e dos Direitos Humanos e das Minorias, além de participação por diversas vezes da composição da mesa diretora do Poder Legislativo, mas nunca como presidente.
No último ano da legislatura anterior, o vereador Armando ocupou o cargo de 1º vice-presidente da Câmara.
No ano de 2013, e no 13º ano de mandato, Armando que é do 13, do PT, deve ocupar pela primeira vez, o mais importante e cobiçado cargo do Legislativo municipal, o de presidente.