Em pronunciamento na Câmara, o vereador Luís Armando Azambuja (PT), declarou que “As crianças viamonenses serão as mais beneficiadas com a vitória da presidenta Dilma”, referindo-se a liberação para construção das dezessete escolas públicas de educação infantil (creches), com recursos do Governo Federal, já autorizados pela presidente Dilma Rousseff, através do Programa Proinfância do Ministério da Educação, com previsão de investimento de R$ 23 milhões, além de todo o mobiliário, materiais e equipamentos, que também serão fornecidos pelo Ministério da Educação. O processo de licitação das obras de terraplanagem das áreas que estarão recebendo as creches da Dilma, já estão sendo concluídas, e a previsão é de que as obras iniciem no próximo mês, em, pelo menos, seis das dezessete creches a serem construídas no município.
De acordo com o vereador Armando, “As vilas: Lomba Tarumã, Estalagem, Águas Claras, Itapuã, Krahe e Augusta, estão entre as primeiras regiões que serão beneficiadas com escolas de educação infantil a serem construídos em Viamão, do tipo B e do tipo C. Depois serão a vez das regiões das Vilas Gaúcha, Botafogo, Jardim Fiúza, Branquinha, Martinica e Parque Farroupilha (na região da São Tomé), que devem entrar em licitação ainda este ano. Na sequencia, para o próximo ano, estão as vilas: São Tomé, Recanto da Lagoa, Viamar, Residencial Três Figueiras, Vila Elza, que também receberão as creches públicas do Governo Dilma. As escolas do tipo B terão capacidade para atender 120 alunos em tempo integral ou 240 divididos em 2 turnos. Já as do tipo C terão capacidade para 60 alunos em tempo integral ou 120 separados em 2 turnos”.
Outras áreas de diversas outras vilas estão sendo apresentadas pelo município, podendo chegar num total de 24 creches públicas do governo Dilma a serem construídas em Viamão.