Baner foi considerado ilegal, exclusivo, discriminatório e preconceituoso pelo vereador Armando, por não constar personalidade da raça negra na publicidade oficial do pórtico. O prefeito Valdir Bonatto, admitiu falhas na produção do baner oficial do pórtico e comprometeu-se em mudar nos próximos dias, e garantiu peças publicitárias inclusivas e comprometidas com as politicas afirmativas e a realidade viamonense em todas ações produzidas pelo município em vistas a Copa de 2014.
Desde o último domingo, quando a Prefeitura de Viamão instalou a nova publicidade institucional no pórtico de entrada da cidade, junto à parada 31, na ERS-040, uma série de comentários nas redes sociais tem criticado a decisão da municipalidade em ilustrar a peça com um núcleo familiar composto integralmente por pessoas da cor branca.
Mas a polêmica não ficou apenas nas redes sociais. O vereador Armando Azambuja (PT), que é o autor da Lei Municipal 3.652, que determina a valorização dos negros em peças publicitárias oficiais, com a participação da etnia em todo o material produzido pela prefeitura, utilizou a tribuna da Câmara, preocupado com a intenção da Prefeitura em mostrar os viamonenses, às vésperas de receber uma seleção para a Copa do Mundo. “Foi ilegal, exclusivo, discriminatório e preconceituoso a publicidade oficial do baner do pórtico da entrada de Viamão realizada pela prefeitura, que além de descumprir a legislação, não retrata a realidade viamonense e nem nos futuros turistas das demais das regiões do nosso Pais e também do Equador”, criticou Armando.
Conforme o vereador Armando, os meios de comunicação são instrumentos fundamentais de expressão de valores culturais e espelho concreto da realidade brasileira. O mais recente censo do IBGE aponta que a metade da população brasileira é composta por negros e pardos. “Aqui em Viamão, os negros representam cerca de 44% da nossa população, sem contar os mestiços e os indígenas”, enfatizou
Assim, os negros e seus descendentes são parte significativa da população e vêm aumentando seu poder de consumo e de opinião na sociedade. “Devemos atuar de forma consistente contra qualquer forma de racismo ou preconceito e as propagandas oficiais devem fazer parte desta estratégia”, justificou o vereador Armando Azambuja.
Lei garante inclusão do negro na sociedade
Primeiro presidente negro da história da Câmara de Vereadores de Viamão, Armando Azambuja é o autor também da lei que garante o maior índice do País em cotas para negros e pardos em concursos públicos do município, com a reserva 44% das vagas. “Não somos uma ilha. A proporção de negros e seus descendentes corresponde ao que ocorre em quase todo o Brasil. A valorização dos negros, através das políticas afirmativas têm sido uma preocupação dos governos federal e estadual, e temos acompanhado essas políticas também no município. Por isso, não concordamos com o material produzido pela Prefeitura. Faltou conhecimento da legislação da parte de quem produziu o material, mas principalmente faltou sensibilidade e resgate das politicas sociais e afirmativas”, concluiu Armando.
Prefeito vai mudar baner do pórtico de Viamão
Quando notificado pessoalmente, pelo vereador Armando, sobre a ausência da presença de personalidade negra na publicidade do pórtico da entrada de Viamão, na reunião de ontem (02/04), quando foi apresentado na sede da Associação Comercial Industrial e de Serviços de Viamão – ACIVI, o projeto publicitário “Viamão abraça La Tri – É show de bola”, o prefeito Valdir Bonatto, admitiu que houve falhas na produção do baner oficial do pórtico e comprometeu-se em mudar nos próximos dias, e garantiu peças publicitárias inclusivas e comprometidas com as politicas afirmativas e a realidade viamonense em todas ações produzidas pelo município em vistas a Copa de 2014.