Inicial / COMUNIDADES / Projeto Ilé Èkó de ensino da história africana veio à Viamão

Projeto Ilé Èkó de ensino da história africana veio à Viamão

No último final de semana a Casa de Ketu, da estalagem, foi sede do Projeto Ilé Èkó, de aprendizado e ensino afroteológico de educação em comunidades tradicionais de Matriz Africana, afro-umbandista e indígena. O Armando Azambuja, presidente do Legislativo Municipal, representou vereadores no encontro.

Projeto-ILÉ-ÈKÓ-1-300x224Com a finalidade de dotar de conhecimento filosófico e teológico afrocentrado as Comunidades de Tradição de Matriz Africana, profissionais de educação e população em geral, aconteceu em Viamão, no último final de semana (05 e 06/10), o Projeto Ilé Èkó (Casa de Estudo), com apoio do governo federal, através da SEPPIR (Secretaria de Política de Promoção da Igualdade Racial).

O encontro tem por objetivo o resgate da História da África, seus costumes culturais, religiosos e sociais e foi resultado de uma parceria entre a Escola de Filosofia e Teologia Afrocentrada – ESTAF, e a Associação Beneficente e de Religião Afro Brasileira – ILÊ AXE OPÔ ALAKETO ODÉ YA OROMI – a Casa de Ketu, da Estalagem. O evento contou com a participação dos palestrantes Jayro Pereira de Jesus (Teólogo Afrocentrado), Doutora Olori Oba Míriam Soares, Baba Hendrix Silveira Ti Orunmilá, Gilmar Abimbadè e ainda com o professor Luís Eduardo Rodrigues.

Projeto-ILÉ-ÈKÓ-2-300x162Na Casa de Ketu, a formação continuada do Projeto Ilé Èkó buscou a capacitação, através dos encontros didático-pedagógicos no seio das Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, atividades desencadeadoras mediante exposições de conteúdos programáticos conceituais, com participação dialogada dos componentes/participantes em grupo, debates, entre outros recursos metodológicos apresentados especialmente aos seus vivenciadores(as) e adeptos(as) no que tange ao complexo cultural preservado por elas na Diáspora Negra

As contribuições linguísticas, filosóficas e teológicas da matriz africana na formação da cultura nacional; a função educativa do terreiro a partir de sua identidade civilizatória de caráter organizativo, político, teológico, filosófico e axiológico configurando processos de reterritorialização simbólica e material também foram abordadas pelos especialistas durante os debates.

Projeto-ILÉ-ÈKÓ-3-300x177“Uma nova maneira de incentivar a aplicação efetiva da Lei 10.639, que prevê estudos da História Africana e Afro-brasileira nas escolas, onde se faz uma reavaliação desta lei nos aspectos importantes de como esta história vem sendo tratada e como deve ser realmente contada e quais as questões fundamentais que envolvem o processo civilizatório do povo negro e sua visão de mundo, objetivando capacidade plena intelectual para interlocução qualificada com a sociedade  visando o combate ao racismo, a afroteofobia e contra a intolerância religiosa”, destacou o presidente da Câmara Municipal de Viamão, vereador Luís Armando Azambuja, um dos participantes do Projeto Ilé Èkó.

Capacitação a partir da realidade social

Projeto-ILÉ-ÈKÓ-4-300x207Além, de Viamão, o Projeto Ilé Èkó também foi realizado em Rio Grande, Porto Alegre e em cidades da Região Metropolitana como Alvorada, São Leopoldo e Gravataí, e conta com apoio da ATRAI (Associação Nacional de Teólogos e Teólogas da Tradição de Matriz Africana, Afro-Umbandista e Indígena), EGBÉ ÒRUN AYÉ (Associação de Afro-Brasileira de Estudos Teólogos e Filosóficos das Negras), bem como do AFRINACAMENTE (Centro de Pesquisa, Resgate e Preservação de Tradições Afrodescendente).

“Foi uma importante capacitação que a partir da realidade social, trabalhou eixos de discussão das relações dos terreiros com a sociedade, tanto dentro quanto fora deles, com objetivo de qualificar e incentivar as políticas públicas afirmativas”, avaliou, ao final do encontro, o presidente da Casa de Ketu, Luiz Alberto Silveira.

Sobre o Vereador Vereador Armando

O vereador Armando, como é popularmente conhecido, tem 49 anos, é jornalista/radialista, técnico em contabilidade, Bacharel em Direito, e, pós- graduado em Gestão Hospitalar. Armando esta no quinto mandato de vereador. Armando é considerado um dos vereadores mais atuantes e experientes do Legislativo. É o campeão de projetos e de leis aprovadas e sancionadas. WhatsApp Lista de Transmissão de Notícias: 51 9990-45123 Celular 51 993321888 Gabinete: 51 34854957

Além disso, verifique

Tem primeira dose da vacina para crianças!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *