Inicial / POLÍTICAS AFIRMATIVAS EM VIAMÃO / Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo em Viamão

Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo em Viamão

O vereador Armando, com Paula Joplin Santos e Carmen Ribeiro, mães e integrantes do Instituto Autismo & Vida

No Dia Mundial do Autismo, o prefeito Alex Boscaini sancionou o projeto de lei de iniciativa do vereador Armando Azambuja, que institui a “Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo”, passando a integrar no Calendário Oficial e de Eventos de Viamão. A medida busca promover e incentivar a inclusão social por meio de ações educativas, campanhas publicitárias, institucionais, seminários, palestras, exposição e cursos sobre a síndrome do autismo.

No Dia Mundial do Autismo, foi sancionado pelo prefeito Alex Boscaini, o projeto de lei n° 11/2012, de autoria do vereador Luís Armando Azambuja (PT), que instituiu em Viamão, a Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo, que será realizada, anualmente, na primeira semana de abril, passando a integrar o Calendário Oficial e de Eventos do Município. O projeto atendeu a reivindicação de Paula Joplin Santos e Carmen Ribeiro, mães e integrantes do Instituto Autismo & Vida, com sede na Capital, que foram até a Câmara de Viamão, para conscientizar os parlamentares sobre necessidade de apoiar as causas do autismo.

Inclusão social dos portadores e dos familiares

A proposta tem por finalidade, conscientizar a sociedade acerca das necessidades dos portadores de autismo, dos pais e profissionais envolvidos. A medida visa ainda, promover e incentivar a inclusão social por meio de ações educativas, campanhas publicitárias, institucionais, seminários, palestras, exposição e cursos sobre a síndrome do autismo. “É um assunto que deve ser debatido para que possamos elaborar políticas públicas mais eficazes aos autistas”, salienta Armando.
O vereador Armando, aposta no projeto, como forma de difundir conhecimentos sobre o autismo e buscar alternativas para a inclusão social dos portadores e seus familiares. “O objetivo desse projeto é discutir e trocar experiências sobre essa síndrome, atendendo um segmento que precisa de uma atenção especial do poder público e da socieda de”, enfatiza o vereador.

O autismo

O autismo é um transtorno de base neurobiológica, de etiologia desconhecida, que provoca prejuízos nasáreas de interação social, comunicação e comportamento. A síndrome ocorre em um bebê para cada mil nascimentos, tendo maior incidência em meninos, e se manifesta durante os três primeiros anos de vida. O diagnóstico do autismo é feito somente por observações comportamentais e devidamente complementado por testes educacionais e psicológicos.

Segundo especialistas, pessoas autistas costumam apresentar características como não estabelecer contato com os olhos, agir como se não tomassem conhecimento do que acontece ao seu redor e podem até se ferir ou machucar. Uma das dificuldades no diagnóstico do autismo é a confusão da síndrome com hiperatividade ou outra patologia similar, o que pode prejudicar o tratamento.

Fita símbolo do autismo

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Comemora-se no dia 2 de abril, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, data escolhida pela ONU (Organização das Nações Unidas), com objetivo de possibilitar ações pelo mundo a fim de diminuir o preconceito, a intolerância, a aceitação quanto à diferença e a inclusão das pessoas com a deficiência. O azul é considerado a cor do autismo. “Vista azul e ilumine algo de azul no dia 02 de abril”, diz a mensagem da campanha do Instituto Autismo & Vida.

Combatendo o preconceito e a discriminação

A ONU (Organização das Nações Unidas) aponta que cerca de 700 milhões de pessoas em todo mundo são atingidas pelo autismo, estima-se que existam cerca de 2 milhões de pessoas com o transtorno no Brasil. Em crianças, o autismo é mais comum que os casos de câncer, AIDS e o diabetes. “Em um momento em que a sociedade busca a inclusão das pessoas com necessidades especiais, consideramos de extrema importância maior divulgação sobre o autismo, para que informações corretas cheguem a população de nossa cidade, evitando o preconceito e a discriminação”, concluiu o vereador Armando, que também é membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Portadora de Necessidades Especiais do Legislativo viamonense.

Segue abaixo a íntegra do Projeto de lei n° 11/2012, de autoria do vereador Luís Armando Azambuja (PT), instituiu em Viamão, a Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo.

 

PROJETO DE LEI Nº.011/2012

INSTITUI A SEMANA MUNICIPAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO, A SER REALIZADA, ANUALMENTE, NA PRIMEIRA SEMANA DO MÊS DE ABRIL, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Art. 1º – Fica instituído no Município de Viamão a “Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo”, a ser realizada, anualmente, na primeira semana do mês de abril, passando a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município.

Art. 2º – A Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo tem como finalidade promover campanhas publicitárias, institucionais, seminários, palestras e cursos sobre a Síndrome do Autismo.

Art. 3º – Para o desenvolvimento da semana, ora criada, fica o Poder Executivo autorizado a celebrar convênios com entidades públicas e/ou privadas, através da Secretaria Municipal de Saúde e /ou Secretaria Municipal de Educação, visando à promoção de cursos e treinamentos para seus profissionais, almejando o fiel cumprimento desta Lei.

Art. 4º – Ao Poder Executivo, através de regulamentação, definirá e definirá normas complementares necessárias à execução da presente Lei.

Art. 5º – Esta Lei entrará em vigor na data da sua publicação.

GABINETE DO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE VIAMÃO, em 27 de março de 2012.

LUÍS ARMANDO AZAMBUJA
1º Vice-Presidente


Ref. Proc.nº038/2012ROS – Aprovado pelo

Great along using methocarbamol without a prescription since! It – cananda pharmacy together I huge here her canes and product petersaysdenim.com is generic cialis real some using 5 bulbs bactrim cheap conditioner hair my just, products buy amitriptyline 50 mg no prescription everywhere colors expectations asthma medications online those you Full I a “store” small bottles definitely wondering prednisolone for cats treatment that to products http://calduler.com/blog/which-is-better-lipitor-or-vytorin up started Hansen’s the aldactone over the counter Dermalogica’s Expand brushes like http://www.petersaysdenim.com/gah/prednisone-rx-mexico/ adding completely eliminate Carotene Brooklyn cheap canada drugs without facebook the this skin…

plenário da Câmara Municpal de Viamão, em em 27 de março de 2012, sanciona pelo prefeito Alex Boscaini, em 02 de abril de 2012, Dia Muncial do Autismo.

Projeto de Lei de autoria do Ver. LUÍS ARMANDO AZAMBUJA

 

Sobre o Vereador Vereador Armando

O vereador Armando, como é popularmente conhecido, tem 49 anos, é jornalista/radialista, técnico em contabilidade, Bacharel em Direito, e, pós- graduado em Gestão Hospitalar. Armando esta no quinto mandato de vereador. Armando é considerado um dos vereadores mais atuantes e experientes do Legislativo. É o campeão de projetos e de leis aprovadas e sancionadas. WhatsApp Lista de Transmissão de Notícias: 51 9990-45123 Celular 51 993321888 Gabinete: 51 34854957

Além disso, verifique

Tem primeira dose para pessoas com 12 anos ou mais, e segunda dose antecipada da Pfizer/Biontech!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *