Será realizada, neste domingo (1º), a Sessão Solene de posse dos 21 vereadores, prefeito e vice-prefeito s de Viamão, eleitos/a em 2 de outubro de 2016, para o período 2017-2020.
Entre os vereadores que tomarão posse, esta o vereador Luís Armando Azambuja, um dos parlamentares mais atuantes e experientes do Legislativo viamonense, que já contabiliza a soma de 9.244 mil votos obtidos nas cinco vitoriosas eleições. Na última eleição, e pela segunda vez, foi o mais votado do PT.
Armando conta ainda, com uma inédita historia no Legislativo: Iniciou como estagiário e chegou a presidente da Câmara, e agora vai o seu quinto mandato consecutivo de vereador.
A solenidade de posse, que marca o início da 17ª Legislatura da Câmara Municipal, acontece a partir das 10h no plenário da Tapir Rocha, na Câmara.
A realização desta solenidade é determinada pelo artigo 9º do Regimento Interno da Câmara: “Art. 9º. No primeiro ano de cada Legislatura, a Câmara Municipal reunir-se-á na data de 1º de janeiro, a partir das 10 horas, com a presença da maioria dos Vereadores diplomados, para dar-lhes posse, eleger os membros da Mesa Diretora, da Comissão Representativa e das Comissões Permanentes e receber as indicações das Lideranças de Bancadas”.
Tomarão posse os vereadores/a eleitos/a: Armando Azambuja (PT), Adão Pretto Filho (PT), André Gutierres (PP), Belamar Pinheiro (PSDB), Diego Santos (PSD), Dilamar (PSB), Edi Bagé (PSDB), Eraldo Roggia (PTB), Evandro Rodrigues (PSDB), Francinei Bonatto (PSDB), Guguzinho Streit (PTB), Guto Lopes (PSOL), Jessé da Ipiranga Até Viamão (PSDB), Joãozinho da Saúde (PMDB), Maninho Fauri (PSD), Marcio Katofa (PSB), Nadim, Prof Igor Bernardes (PPS), Rodrigo Pox (PDT), Sergio Angelo (PV) e Xandão Gomes (PRB).
Com a nova configuração da Câmara, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) terá a maior bancada, com cinco vereadores/a. Seguido por mais cinco Partidos, com dois parlamentares cada: Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Partido Progressista (PP), Partido Socialista Brasileiro (PSB), Partido Social Democrático (PSD). Já Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), Partido Democrático Trabalhista (PDT), Partido Verde (PV), Partido Popular Socialista (PPS), Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e Partido Republicado Brasileiro (PRB), terão apenas um parlamentar cada.
A base de situação, que apoia o Governo, é formada pelos Partidos: PSDB, PMDB, PP, PSB, PSD, PRB, PPS, PV, com dezesseis vereadores. A base de oposição é formada por apenas cinco vereadores, compostos das bacadas do PT, PSOL, PDT e PTB. Os vereadores Armando Azambuja e Adão Pretto Filho, formam a nova Bancada do PT na Câmara de Viamão.
Veja também:
Armando foi diplomado para o 5º mandato de vereador de Viamão