Inicial / APP / Novo temporal com granizo volta a causar estragos em Viamão

Novo temporal com granizo volta a causar estragos em Viamão

A chuva com rajadas de vento e granizo, voltou atingir Viamão noite desta quarta-feira (13), com registro estragos.
Na manhã de hoje voltou a chover e ventar forte em Viamão, atenuando ainda mais a situação de sofrimento da população atingida.

Os trabalhos de atendimento à população atingida pelo temporal continuam nas escolas municipais, nos CRAS, e com três equipes volantes.
Viamão decretou Situação de Emergência e aguarda homologação e reconhecimento Estadual e Federal, para reforço nos auxílios, com fornecimento de telhas, kit de limpeza, roupas e alimentos aos atingidos, além de possibilitar liberação do saque do FGTS aos trabalhadores das áreas atingidas.

GRANIZO EM vIAMÃO2

A chuva com rajadas de vento e granizo, voltou atingir Viamão noite desta quarta-feira (13), com registro estragos.

Igualmente do temporal da madrugada de segunda (11), o temporal provocou destelhamento e invasão de água em centenas de residências.

A chuva começou por volta das 22h40min, e durou cerca de 50 minutos, e atingiu todo o município.

Algumas casas que estavam cobertas com lonas devido ao temporal anterior, terão que repor o material, que acabou se rasgando pelas novas rajadas de vento e granizo.

Na manhã de hoje voltou a chover e ventar forte em Viamão, atenuando ainda mais a situação de sofrimento da população atingida.

O integrante da Comissão dos Direitos Humanos da Câmara, vereador Luís Armando Azambuja, voltou a se manifestar pelo transtorno das famílias que ainda não foram atendidas, tendo em vista o grande volume de residências danificadas, por conta da forte chuva de granizo, registrado na noite de domingo (10), e da madrugada de segunda-feira (11), que danificou, pelo menos 2,3 mil residências do município, em sua maioria concentrada nas regiões e Bairros da São Tomé, Santa Rita, Planalto, Araçá, Santa Úrsula, Martinica, Branquinha, Florescente, Universal, Santo Onofre, Recanto da Lagoa e Jaguaribe, onde os danos foram maiores, com destelhamento e alagamentos das casas, com reflexos e prejuízos nas condições de habilidade e vulneratividade social.Temporal1_Viamao_vereadorarmando

Por nota, agora a pouco, a Prefeitura Municipal de Viamão informa que os trabalhos de atendimento à população atingida pelo temporal da madrugada de segunda-feira, dia 11, continuam nas escolas municipais, nos CRAS, e com três equipes volantes.

Desde o início da manhã do dia 11, foram mobilizadas equipes das secretarias de Obras e Serviços Públicos, Cidadania e Assistência Social, Educação, Saúde; o serviço conveniado do Corpo de Bombeiros Civis de Itapuã; e a Vigilância Municipal, para dar suporte ao cadastramento e distribuição de material de assistência (lonas, agasalhos e mantimentos).

De acordo com a Defesa Civil e Prefeitura, mais de 2.300 famílias foram cadastradas nos três pontos de apoio Até o momento, mais de 1,5 mil já tiveram atendimento.

Nesta quinta-feira (14), as escolas municipais São Tomé, Getúlio Vargas e Recanto da Lagoa ainda funcionam como base para cadastramento e distribuição de lonas.

De acordo informou a Prefeitura, 48 rolos de lona, com 100 metros de comprimento e quatro metros de largura, foram distribuídos nestes primeiros dias.

A Prefeitura adquiriu mais 10 rolos de lona para o atendimento desta quinta-feira(14), totalizando 58 rolos.

As defesas civis do Estado e de Porto Alegre, entidades como Rotary e Lions, madeireiras, empresários, comerciantes e a população em geral também colaboraram com a doação de lonas.

 A Prefeitura está buscando junto aos órgãos competentes a solução de reparação definitiva das casas atingidas, na forma de telhas.

As pessoas que necessitam de agasalhos ou cobertores, devem se dirigir à Fábrica da Cidadania, localizada no prédio do Instituto Ana Jobim, na parada 36 da ERS 040, atrás da UPA 24 horas, ou nos Cras Tarumã, Cras São Lucas, Cras São Tomé e Cras Monte Alegre.

Pedidos de ajuda também podem ser feito pelos telefones 156 (gratuito), 3492-7600 e 3485-1769.

pdf


DECRETO DE VIAMÃO DE SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA (CLIQUE AQUI)

Viamão decretou Situação de Emergência e aguarda homologação e reconhecimento Estadual e Federal, para reforço nos auxílios, com fornecimento de telhas, kit de limpeza, roupas e alimentos aos atingidos, além de possibilitar liberação do saque do FGTS aos trabalhadores das áreas atingidas.

Face situação anormal, provocada pelo temporal de granizo, causando danos e prejuízos que comprometam parcialmente a capacidade imediata de resposta da Prefeitura a comunidade atingida e por solicitação do integrante da Comissão dos Direitos Humanos da Câmara, vereador Luís Armando Azambuja, o prefeito Valdir Bonatto decretou a situação de emergência, mas ainda é preciso que a Defesa Civil do Estado homologue o pedido.

Após essa homologação, que esta em andamento na Defesa Civil do Estado, o município poderá ter reforço de ajuda na estrutura da Defesa Civil de Viamão, para apoiar a recuperação das casas atingidas, além de possibilitar a imediata compra da logística, materiais (telhas) e insumos, necessários para as famílias atingidas. “Mas isso não impede que município iniciem, imediatamente, os investimentos e fornecimento necessários aos atingidos,  e depois seja ressarcido pelos recursos da medida”, enfatizou Armando.

Além disso, ressaltou o vereador Armando, os trabalhadores da região, que moram nas áreas em Situação de Emergência, terão o direito a sacar saldo de até R$ 6,2 mil de suas contas vinculadas do FGTS, justificando o motivo da necessidade dos recursos com a urgência e gravidade decorridas do temporal de granizos que afetou Viamão.
Mas para isso, além da homologação e reconhecimento do Decreto pelas autoridades Estadual e Federal, são necessários alguns procedimentos legais de entrega de documentação.

Abaixo segue os locais e telefones das instituições municipais que também estão orientando a comunidade sobre os auxílios.

Endereço das escolas:

Escola São Tomé
Rua Gaurama, 654
Bairro São Tomé

Escola Presidente Getúlio Vargas
Rua Nações unidas, s/n,
Vila Florescente
Telefone: 3493-6460

Escola Recanto da Lagoa
Rua Lagoa Mirim s/n
Recanto da Lagoa – Beco dos Cunhas
Telefone: 3446-0000

Endereço dos Centro de Referência da Assistência Social (CRAS)
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.:

CRAS São Tomé/ Martinica
Rua Canguçu, nº 75
Vila Planalto – Bairro São Tomé
Telefone: 3444-1263

CRAS São Lucas
Av. Senador Salgado Filho, nº 4.661
Vila São Lucas
Telefone: 3492- 2607

CRAS Monte Alegre
Rua Amazonas, nº 740
Vila Monte Alegre
Telefone: 3435.0346

CRAS Centro/ Tarumã
Rua Jorge Kalil Flores, 231
Bairro Centro
Telefone: 3492- 3315

Fabrica da Cidadania
No prédio do Instituto Ana Jobim,
na parada 36 da ERS 040,
atrás da UPA 24 horas
Telefone: 3485-8340

Prefeitura Municipal de Viamão
Praça Júlio de Castilhos, s/nº
Telefones: 156 (gratuito) e 3492-7600

Gabinete do Prefeito
Vice-Prefeito / Defesa Civil
Praça Júlio de Castilhos, s/nº
Telefones: 3485.1769

Secretaria Municipal
de Cidadania e Assistência Social
Rua Dois de Novembro, 49
Centro – Viamão
Telefones: 3485.8340 e 3485.6149

Departamento Municipal
de Cidadania e Direitos
Humanos da Prefeitura de Viamão
Telefones:  3485-8340

Assista o vídeo: Viamão decreta situação de emergência  por causa da forte chuva de granizo

Veja também essas notícias:
 

Viamão decreta situação de emergência por causa da forte chuva de granizo

Vereador Armando pede Estado de Emergência por conta da forte chuva de granizo em Viamão

Temporal com queda de granizo e ventania atinge Viamão e danifica casas

aplicativo _vereadorarmando.com.brr

 

Sobre o Vereador Vereador Armando

O vereador Armando, como é popularmente conhecido, tem 45 anos, é jornalista/radialista, técnico em contabilidade, Bacharel em Direito, e, pós- graduado em Gestão Hospitalar. Armando foi eleito para o quinto mandato de vereador. Armando é considerado um dos vereadores mais atuantes e experientes do Legislativo. É o campeão de projetos e de leis aprovadas e sancionadas.

Além disso, verifique

Hospital de Viamão mantém aberto e duplica maternidade