Inicial / #VereadorArmando / Prefeitura intervém na UPA 24h e assume diretamente gestão dos atendimentos

Prefeitura intervém na UPA 24h e assume diretamente gestão dos atendimentos

O presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Luís Armando Azambuja, confirmou no final da tarde de hoje, que o prefeito André Pacheco decretou a intervenção na gestão dos serviços e atendimentos realizados pela Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h, localizada na parada 36 de Viamão, que até hoje eram executados pela contratação da Organização Social Instituto Lagos Rio.

A medida ocorreu em virtude dos apontamentos do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul – TCE, em relação à prestação do serviço de gestão da UPA, pelo Instituto Lagos Rio, que causou interrupções nos serviços, no dia 22 de agosto passado.

Com a intervenção municipal, a Prefeitura de Viamão passa assumir diretamente o comando total da UPA 24h, até que seja realizada a normalização dos atendimentos e/ou a contratação de uma nova instituição, com propósito de garantir a melhor prestação do serviço e o pleno funcionamento da Upa, localizada na parada 36 de Viamão;

De acordo com o vereador Armando, na prática, a intervenção transfere a responsabilidade direta da gestão contratual que a Lagos Rio havia com a município, que inclui todos os custos dos serviços necessários para os cerca de 7 mil atendimentos/mês realizados pela UPA de Viamão, como insumos, medicamentos e ambulância, entre outros.

O vereador Armando explicou que a intervenção garantirá ainda, os pagamentos dos salários dos 183 trabalhadores da saúde, entre eles, 80 médicos, lotados na Upa 24h, que deverão ocorrer diretamente pela Prefeitura.

Durante a manhã e parte da tarde de hoje (11/9) houve restrição do atendimento, mas após o anúncio da intervenção, os trabalhos voltaram e permanecem em pleno funcionamento aos usuários viamonenses. Nesse momento há pelo menos, cinco médicos, entre os demais servidores das equipes técnica, de enfermagem e administrativa em atendimento na Upa 24.

Sobre o Vereador Vereador Armando

O vereador Armando, como é popularmente conhecido, tem 47 anos, é jornalista/radialista, técnico em contabilidade, Bacharel em Direito, e, pós- graduado em Gestão Hospitalar. Armando esta no quinto mandato de vereador. Armando é considerado um dos vereadores mais atuantes e experientes do Legislativo. É o campeão de projetos e de leis aprovadas e sancionadas. WhatsApp Lista de Transmissão de Notícias: 51 9960-13123 WhatsSacLegal: 51 9994-13123 (Automatizado)

Além disso, verifique

Jovem Aprendiz do Novo Lar tem inscrições nesta segunda-feira (04/11)