Com aceitação do prefeito André Pacheco, governador Ivo Sartori anunciou a construção de presídio Estadual em Viamão, entre o Autódromo de Tarumã e a Vila Elza
Vereador Armando, criticou a medida do Governador Sartori e aceitação do prefeito André Pacheco, sem antes consultar a comunidade viamonense, e reivindica contrapartida Estado com a duplicação da 118 e do Caminho do Meio.
O governador José Ivo Sartori anunciou na manhã desta segunda-feira (12) a construção de dois novos presídios no Rio Grande do Sul.
As penitenciárias devem ser erguidas em Viamão e Alegrete, na Fronteira Oeste. Serão 716 novas vagas no total.Sartori reafirmou que Charqueadas, também na Região Metropolitana, vai abrigar o presídio federal. A cadeia, que terá capacidade de 208 apenados, será construída em uma área de 25 hectares próxima à ERS-401. Serão investidos R$ 40 milhões.
Em Viamão, novo presídio atendeu aceitação do próprio prefeito André Pacheco (PSDB), que já havia se pronunciado junto a Secretaria da Segurança que aceitaria um presídio no município.A penitenciária será erguida em uma área onde antes funcionava a empresa Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), próximo ao autódromo de Tarumã, entre o Autódromo de Tarumã e a Vila Elza, na Estrada Capitão Gentil Machado de Godoy, 3825.
A área de propriedade do Estado, é composta por 150 hectares, sendo que para a construção do presídio será necessário 20 hectares. A expectativa é de que a construção inicie ainda neste ano, e deverá abrigar 430 detentos.
Devem ser investidos R$ 24 milhões, proveniente de recursos federais, mas a administração da penitenciária ficará com o governo estadual.
Quanto ao presídio federal de segurança máxima, que Viamão também estava entre as opções, a escolha foi por Charqueadas. Neste, serão 208 vagas.
O presidente da Comissão dos Direitos Humanos da Câmara, vereador Luís Armando Azambuja (PT), criticou a medida do Governador Sartori e aceitação do prefeito, sem antes consultar a comunidade viamonense. “Ninguém é contra construção de presídio, compreendemos a importância, mas é inadmissível substituir um local, e fechar uma instituição, onde faz pesquisa do potencial de Viamão, que é agricultura e pecuária, para construção de presídio”, esbravejou Armando.
O vereador Armando reivindica contrapartida do governo do Estado para construir um pedido em Viamão “Precisamos debater antes da construção do presídio, a mobilidade urbana da região, como a duplicação da 118, do Caminho do Meio e a segurança pública”, enfatizou Armando.
Participe desse debate na Página Facebook do Vereador Armando
Sua reação vai mostrar se é a favor, contra ou indiferente nesse tema, tão importante do momento.
Página Facebook Vereador Armando (clique aqui para opinar).
*Pesquisa iniciada às 16h. de 12/06/2017.
A qualquer momento voltaremos a atualizar os dados.
Obrigado aos participantes.