Uma procissão festiva com uma liderança ilustre, do Arcebispo Emérito de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings, que também celebrou a missa comemorativa aos fieis, marcou o tradicional evento em homenagem a São Tomé.
No último domingo, dia 05/07, a Capela São Tomé, da Vila São Tomé, que é presidida por José Luís Corrêa, realizou juntamente com sua diretoria e o grupo festeiro da Capela, o tradicional evento festivo em comemoração ao São Tomé, padroeiro da Vila e da região.
No inicio da manhã, partiu da Praça de Esportes e Lazer São Tomé uma procissão com uma liderança ilustre, o Arcebispo Emérito de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings, que também celebrou a missa comemorativa aos fieis. A festividade seguiu a tarde, com grande confraternização com muita diversão, música, brincadeiras, sorteios e premiações. Teve ainda entrega do de título de rainha e de 1ª princesa e de 2ª princesa da Festa em homenagem a São Tomé, entregue a Stella Ferrarezi Tomazeli, Aline Munitor da Silva e Calene Beatriz Mendes Râna, consecutivamente, que foi passado pela rainha anterior, Diulia Munitor Garcia.
Por iniciativa do vereador Luís Armando Azambuja (PT), presente no evento, o Legislativo municipal concedeu título com uma moção de parabenização, reconhecimentos e aplausos, em homenagem a Capela São Tomé, da Vila São Tomé, direcionado ao presidente, estendido a toda a diretoria, festeiros e colaboradores, pelas ações sociais e religiosas realizadas e direcionadas ao benefício da comunidade da região da grande São Tomé.
Uma lei de autoria do vereador Armando, instituiu anualmente o primeiro domingo do mês de julho, como o Dia municipal da Vila São Tomé. Com mais de cinquenta anos de existência, a Vila São Tomé tem, pelo menos, 20 mil habitantes, e esta entre as regiões mais populosas de Viamão. É a única Vila que tem um dia especial e comemorativo, junto ao calendário oficial e de eventos do município. Um estudo técnico através de uma legislação específica, proposta pelo vereador Armando, deve transformar a Vila São Tomé em um grande Bairro, com a inclusão das outras vilas da região.