Inicial / #VereadorArmando / Quer terminar o ensino fundamental e médio bem rapidinho e de graça?

Quer terminar o ensino fundamental e médio bem rapidinho e de graça?

Não percam! Inscrições pra o Encceja Nacional 2017 terminam nesta sexta-feira, dia 18 de agosto

O Encceja é destinado a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de se formar na idade ideal.

O vereador Luís Armando Azambuja (PT), presidente da Comissão da defesa da Crianças e dos Adolescentes da Câmara, alerta comunidade viamonense, que as inscrições para o Exame Nacional de Certificação de Competências para o Ensino de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) 2017 são gratuitas e vão até esta sexta-feira, dia 18 de agosto.

O Encceja é destinado a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de se formar na idade ideal.

Com a prova os candidatos podem obter os diplomas do ensino fundamental ou médio, basta fazer a opção pelo nível de ensino que deseja obter no momento da inscrição.

Para concorrer à certificação do ensino fundamental o candidato deve ter no mínimo, 15 anos completo na data de aplicação do exame.

No caso da certificação do ensino médio é preciso ter, no mínimo, 18 anos completos.

A prova será realizada no dia 22 de outubro, e não mais em 08 de outubro, como anunciado anteriormente.

Até o ano passado, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) era usado como forma de conseguir o diploma da educação básica – o candidato com pelo menos 18 anos que tirasse no mínimo 450 pontos nas provas objetivas e 500 pontos na redação conseguia obter o certificado. Desde a mudança no exame, anunciada no início desse ano, ele perdeu essa função.

No portal do Encceja é possível se informar sobre as competências que serão cobradas na prova e baixar materiais para estudo. Antes de efetuar sua inscrição, leia atentamente o Edital do Exame, seus anexos e atos normativos. 

Candidatos precisam ficar atentos para preencher todas as opções de prova.
Diploma só pode ser obtido por aqueles que acumulam nota suficientes em todas as áreas do conhecimento.

Confira todos os passos,
clique no quadro abaixo:

Saiba mais:

Passo a passo: Confira e saiba mais de todas as etapas e o passo a passo no link: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial

Inscrições: As inscrições ocorrem exclusivamente no link: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/primeiroAcesso

Idade: Para pleitear o certificado do ensino fundamental, o candidato deve ter, no mínimo, 15 anos, na data de aplicação do exame.
Já no ensino médio, é preciso ter a partir de 18 anos, na data de aplicação do exame.

Dados necessários: No primeiro passo, é preciso digitar o CPF e a data de nascimento. O sistema usa, assim como no Enem, uma verificação que exige que o candidato clique em uma figura para prosseguir.

Complete seus dados pessoais: É preciso preencher o número do documento de indentidade, além de dados sobre filiação, estado civil e endereço.

Prova: A prova será realizada no dia 22 de outubro, e não mais em 08 de outubro, como anunciado anteriormente.

Nesta etapa, indique o nível para o qual deseja obter certificação.
É possível escolher entre ensino médio ou fundamental. Atenção nesta etapa: aqui você poderá escolher quais provas pretende fazer.
Caso seja sua primeira tentativa de certificação, é preciso escolher todas:

Prova I – Ciências Naturais

Prova II – História e Geografia

Prova III – Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna Artes, Educação Física e Redação

Prova IV – Matemática

Cada prova objetiva tem 30 questões de múltipla escolha.

MATERIAL DE ESTUDO GRATUITO:  O material de estudo disponível na página do Encceja é composto por um volume introdutório, quatro volumes de orientações aos professores e oito volumes de orientações aos estudantes (quatro para o Ensino Fundamental e quatro para o Ensino Médio).

Através site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) estudantes podem baixar livros para auxiliar nos estudos. O material disponível na página é composto por oito volumes de orientações aos estudantes sendo quatro para o Ensino Fundamental e quatro para o Ensino Médio.

Atenção: A opção de fazer apenas provas específicas é interessante somente para alunos que já realizaram a prova em anos anteriores e obtiveram certificações parciais. Para conseguir o diploma, é preciso ter nota em todas as provas, ainda em que seja em edições anteriores.Além disso nesta mesma etapa, é possível escolher a cidade onde quer fazer a prova.

Nesta fase, a página aponta um aviso importante sobre alterações em dados: “Atenção: o município de realização de provas, a opção de nível de certificação e as provas selecionadas, poderão ser alteradas, apenas, durante o período de inscrição, até às 23h59min desta sexta-feira, dia 18/08/2017, na página do participante.

Questionário: O Inep realiza um questionário socioeconômico semelhante ao que já foi visto em edições anteriores de exames como o Enem. São mais de 20 perguntas sobre renda, escolaridade e família. Esses dados são usados para traçar o perfil dos participantes e dar subsídios para políticas educacionais.

Contato e senha: Nesta última etapa você vai precisar de um telefone fixo, um celular e um endereço de e-mail. É nesta etapa final que você irá cadastrar uma senha. Ela deve ter o mínimo de 6 e máximo de 10 caracteres, podendo conter apenas números e letras, com distinção de maiúsculas e minúsculas.

Orientações úteis ao participante do Encceja do portal.inep.gov.br

Reproduzimos e resumimos aqui, os conteúdos de orientações do espaço foi criado ao participante do Encceja Nacional 2017.

Perguntas frequentes e uteis sobre o Encceja

O Encceja é destinado a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de se formar na idade ideal.

1 – Sobre o Encceja
1.1 – Como funciona o sistema de certificação do Encceja?
O Exame possibilita a emissão de dois tipos distintos de documentos certificadores:
Certificado: O documento reconhece oficialmente que o educando cumpriu, na íntegra, todos os componentes curriculares (disciplinas) do núcleo comum do Ensino Fundamental.
Declaração de Proficiência: A certificação parcial comprova que o participante conseguiu cumprir um ou mais componentes curriculares (disciplinas) nas áreas avaliadas pelo Encceja.

O participante poderá solicitar aproveitamento dos resultados de uma ou mais áreas de conhecimento avaliadas em quaisquer edições anteriores do Encceja Nacional, para fins de certificação. É necessário que o participante apresente a Declaração de Proficiência à Unidade Certificadora, comprovando a eliminação de um ou mais componentes curriculares (disciplinas).

1.2 Quem pode participar do Exame?
Podem participar do Encceja Nacional jovens e adultos que não concluíram seus estudos em idade própria. São incluídas pessoas privadas de liberdade ou jovens sob medidas socioeducativas das Unidades Prisionais ou Socioeducativas que aderiram ao exame.
Desde 2010, o Inep passou a publicar edital específico para a realização do Encceja aos adultos submetidos a penas privativas de liberdade e a adolescentes sob medidas socioeducativas que incluam privação de liberdade.
No caso de brasileiros residentes no exterior, o participante poderá pleitear, por intermédio do Encceja Exterior, tanto a certificação de nível do Ensino Fundamental quanto a de nível do Ensino Médio.

1.3 – Qual é a idade mínima para pleitear a certificação?
Para pleitear a certificação, o participante deverá:
no nível do Ensino Fundamental, ter no mínimo 15 (quinze) anos completos na data de realização das provas;
no nível do Ensino Médio, apenas para residentes no exterior, ter no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data de realização das provas.

1.4 – Existe alguma taxa para inscrição e participação no Exame?
Não. O exame é gratuito e de participação voluntária, possibilitando a aferição de competências, habilidades e saberes adquiridos pelos educandos tanto no processo formal de escolarização quanto em processos informais.

1.5 – Onde posso encontrar material de estudo para o Encceja?
Na página específica de Materiais de Estudo para o Encceja. Este material é composto por um volume introdutório, quatro volumes de orientações aos professores e quatro volumes de orientações aos estudantes (Ensino Fundamental).
Para o Ensino Fundamental, o MEC disponibiliza a Coleção Cadernos de EJA. Além disso, para subsidiar o estudo, o participante do Encceja Nacional ou o Responsável Pedagógico da Unidade do participante do Encceja PPL poderá consultar e disponibilizar aos dependentes, quando aplicável, as Matrizes de Referência do Encceja.

1.6 – Onde posso obter maiores informações sobre o Encceja?
Além das informações contidas na página do Encceja, o participante do Encceja ou o Responsável Pedagógico da Unidade, referente ao Encceja PPL, poderá contatar a Central de Atendimento ao participante acessando o portal de autoatendimento do MEC ou ligando para o telefone 0800 616161.

2 – Como se inscrever
2.1 – Como se inscrever no Encceja Nacional?
As inscrições são gratuitas e realizadas, exclusivamente, via internet no portal oficial para inscrições do Encceja, nas datas estabelecidas em editais publicados pelo Inep a cada edição do Exame. Começam em 7 de agosto e vão até as 23h59 do dia 18 de agosto. A aplicação está marcada para 8 de outubro.
O interessado em se inscrever no Encceja Nacional deverá realizar o preenchimento on-line do Questionário Socioeconômico (QSE) para finalizar sua inscrição.
Para pessoas privadas de liberdade e jovens sob medidas socioeducativas, a solicitação deverá ser feita ao Responsável Pedagógico da Unidade Prisional ou Socioeducativa para que efetue a inscrição no Exame. Antes disso, o Responsável Pedagógico deverá ler o edital, seus anexos e atos normativos neles mencionados, e certificar-se de que o interessado preenche todos os requisitos exigidos para a participação no Encceja e aceita todas as condições nele estabelecidas.

2.2. Quais são os documentos obrigatórios para efetuar a inscrição no Encceja Nacional?
Para efetuar a inscrição no Encceja Nacional, o interessado deverá informar o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o número do seu Documento de Identidade.

No caso de pessoas privadas de liberdade e jovens sob medidas socioeducativas, o Responsável Pedagógico deverá informar, no ato da inscrição, o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), do Documento de Identidade ou do Número de Identificação Interna do interessado, documentos obrigatórios para a efetivação da inscrição.

2.3.Qual é a idade mínima para certificação para a conclusão do Ensino Fundamental com utilização dos resultados do Encceja Nacional?
Para pleitear a certificação de conclusão do Ensino Fundamental, o interessado deverá ter no mínimo 15 (quinze) anos completos na data de realização das provas.

2.4. Qual é a idade mínima para certificação para conclusão do Ensino Médio com utilização dos resultados do Encceja Nacional?
Para pleitear a certificação de conclusão do Ensino Médio, o interessado deverá ter no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data de realização das provas.

2.5. Quais são as áreas de conhecimento avaliadas no Encceja Nacional?
Para certificação do Ensino Fundamental, são estruturadas:

a) quatro provas objetivas, contendo cada uma 30 (trinta) questões de múltipla escolha nas seguintes áreas de conhecimento:
Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física;
Matemática;
História e Geografia;
Ciências Naturais.

b) Uma proposta de Redação.
Para a certificação do Ensino Médio, são estruturadas:

– Quatro provas objetivas, contendo cada uma 30 (trinta) questões de múltipla escolha nas seguintes áreas de conhecimento:Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Compreende as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física;

Matemática e suas Tecnologias;

Ciências Humanas e suas Tecnologias; Compreende as disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia;

Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Compreende as disciplinas de Química, Física e Biologia.

c) Uma proposta de Redação.

2.6. Qual é a pontuação mínima necessária para o participante obter certificação nas provas objetivas e de redação do Ensino Fundamental?
Para obter a certificação do Ensino Fundamental, o participante deverá alcançar em cada uma das provas objetivas do Exame, no mínimo, o nível 100 (cem).
A prova de Redação será aplicada junto  à prova de Língua Portuguesa. Para obter proficiência na prova de Redação, o participante deve obter nota igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos.
Para obter a Declaração Parcial na área de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física, o participante deverá atingir duas notas mínimas ao mesmo tempo: o mínimo de 100 (cem) pontos na prova objetiva assim como o mínimo de 5 (cinco) pontos na prova de redação em uma mesma edição do exame.

2.7. Qual é a pontuação mínima necessária para o participante obter certificação nas provas objetivas e de redação do Ensino Médio?
Para obter a certificação do Ensino Médio, o participante deverá alcançar, em cada uma das provas objetivas do Exame, no mínimo, o nível 100 (cem).
A prova de Redação será aplicada junto à prova de Linguagens, Códigos e suas tecnologias. Para obter proficiência na prova de Redação, o participante deverá obter nota igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos.
Para obter a Declaração Parcial do Ensino Médio na área de Linguagens e Códigos e suas tecnologias o participante deverá atingir duas notas mínimas ao mesmo tempo: o mínimo de 100 (cem) pontos na prova objetiva assim como o mínimo de 5 (cinco) pontos na prova de redação em uma mesma edição do exame.

2.8. Como acessar os resultados do participante do Exame?
Os participantes poderão acessar o resultado mediante consulta ao portal de divulgação de resultados do Encceja utilizando o CPF e senha cadastrada no ato da inscrição.
No caso de participantes do Encceja PPL, os Responsáveis Pedagógicos poderão acessar os resultados dos participantes de suas respectivas Unidades Prisionais ou Socioeducativas, mediante a inserção da senha pessoal no portal de divulgação de resultados para participantes privados de liberdade. Depois de decretada sua liberdade, os participantes também poderão acessar seus resultados individuais por meio da página do Inep. A senha de acesso poderá ser obtida por meio de recuperação de senha no sistema de inscrição.

2.9. Como solicitar o certificado ou declaração de proficiência do participante após a divulgação dos resultados do Exame?
O participante do Encceja Nacional ou o Responsável Pedagógico da Unidade, referente ao Encceja PPL, deverá contatar a Secretaria Estadual de Educação indicada no ato da inscrição para solicitar o Certificado ou a Declaração de Proficiência.
Compete às Secretarias Estaduais de Educação definir os procedimentos complementares para certificação, com base nos resultados do Encceja, e certificar seus participantes.
Os participantes emancipados não poderão solicitar a certificação por meio do Encceja, conforme parágrafo único do Art. 6º da Resolução CNE/CEB nº 03, de 15 de junho de 2010[1] (Anexo V): “O direito dos menores emancipados para os atos da vida civil não se aplica para o da prestação de exames supletivos”.

2.10. Quem já fez o Encceja e não obteve pontuação mínima para certificação pode fazer o Exame novamente?
Sim. Quem já fez o Encceja em anos anteriores e não obteve a pontuação mínima para aprovação em alguma área do conhecimento pode inscrever-se novamente e tentar aprovação na área de conhecimento desejada para obter a certificação.

2.11. Posso aproveitar a declaração de proficiência de resultados do Enem para certificação do Encceja do ensino médio?
Sim. Quem já fez o Enem entre 2009 a 2016 e não obteve a pontuação mínima para aprovação em alguma área do conhecimento poderá inscrever-se no Encceja e tentar aprovação na área de conhecimento desejada para obter a certificação.

2.12. Os resultados de edições anteriores do Encceja podem ser aproveitados?
Sim. Poderá ser solicitado o aproveitamento dos resultados de uma ou mais áreas de conhecimento, avaliadas nas edições do Encceja de 2010 a 2014, para fins de certificação. É importante que a Declaração Parcial de Proficiência seja apresentada à Unidade Certificadora, comprovando a eliminação de um ou mais componentes curriculares (disciplinas).
No caso de participantes do Encceja PPL, o Responsável Pedagógico deverá apresentar a documentação do participante.

2.13. Os resultados de edições anteriores do Enem podem ser aproveitados?
Sim. Poderá ser solicitado o aproveitamento dos resultados de uma ou mais áreas de conhecimento avaliadas nas edições anteriores do Enem para fins de certificação. É necessário que a Declaração Parcial de Proficiência seja apresentada à Unidade Certificadora, comprovando a eliminação de um ou mais componentes curriculares (disciplinas).

No caso de participantes do Encceja PPL, o Responsável Pedagógico deverá apresentar a documentação do participante.

Sobre o Vereador Vereador Armando

O vereador Armando, como é popularmente conhecido, tem 45 anos, é jornalista/radialista, técnico em contabilidade, Bacharel em Direito, e, pós- graduado em Gestão Hospitalar.
Armando foi eleito para o quinto mandato de vereador.
Armando é considerado um dos vereadores mais atuantes e experientes do Legislativo. É o campeão de projetos e de leis aprovadas e sancionadas.

Além disso, verifique

Radar Móvel de Viamão, na semana de 4 a 8 de dezembro de 2017, nos Bairros: Centro, São Lucas, Viamópolis, Santa Isabel, Caminho do Meio e Krahe.