Deverão chegar em 41,60%, os descontos nas contas de água, dos usuários de Viamão, nas contas de fevereiro, com vencimento em março. A medida ocorreu, em função das inúmeras reclamações de interrupção de abastecimento.
Os moradores de Viamão estão entre as sete cidades da Região Metropolitana da Porto Alegre, que sofreram com a falta de água nos últimos dias e que deverão ser recompensados com descontos, nas contas de fevereiro, com vencimento em março, que deverão chegar a um percentual de 41,60%.
A informação foi divulgada, agora a pouco, pelo vereador Luís Armando Azambuja, presidente da Comissão de Defesa das Minorias e dos Direitos Humanos da Câmara de Viamão, depois da publicação da “Resolução Decisória” publicada no Diário Oficial do Estado, da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs), órgão estadual que fiscaliza a prestação do serviço, determinando que a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), conceda esses descontos nas faturas que chegarão aos consumidores em março.
Além de Viamão, a medida beneficia usuários de Gravataí Cachoeirinha, Alvorada, Campo Bom, Estância Velha e Taquara.
A Corsan ainda não se posicionou sobre o assunto. “Mesmo a Corsan tendo o direito de recorrer da determinação, dificilmente terá sucesso nessa medida considerada justa e aos usuários viamonenses”, avaliou o vereador Armando.
Os percentuais de abatimento foram definidos conforme o tempo que cada município ficou sem o serviço. Viamão e Gravataí ficaram 12 dias sem abastecimento e, por isso, os clientes terão desconto de 41% e 43%, respectivamente. Cachoeirinha terá valor 20% menor e Alvorada 10%. O período analisado foi de 23 de dezembro a 15 de janeiro.
A falta de abastecimento de água potável nos últimos dias, foram provocadas por danos e rompimentos de adutoras nos primeiros dias de 2017, e, principalmente no final de 2016, provocadas pelos problemas de falta de energia elétrica, que prejudicou a captação de água, além do rompimento de tubulação e de adutoras, que tudo isso acabou prejudicando milhares de usuários viamonenses, entre outras cidades atingidas.
A Corsan tem prazo de 90 dias para informar o montante dos valores desconsiderados nas faturas dos consumidores atingidos em cada município.
A Companhia terá que apresentar, em 15 dias, o prazo final de conclusão das obras para melhoria do sistema de abastecimento de água em Gravataí, que capta água para Viamão.
A Agergs ainda recomendou que a Corsan aprimore os procedimentos de comunicação com a comunidade, ampliando a divulgação dos serviços.
Confira os descontos nas contas de água da Corsan, determinados pela Agergs, no mês de fevereiro, com vencimento em março de 2017:
– Viamão: 14,6% de desconto (12,48 dias sem água)
– Gravataí: 43,03% de desconto na conta que chegará em março (12,91 dias sem água)
– Cachoeirinha: 20,57% de desconto (6,17 dias sem água)
– Alvorada: 10,1% de desconto (3,03 dias sem água)
– Estância Velha: 10,07% de desconto (3,02 dias sem água)
– Taquara: 9,97% de desconto (2,99 dias sem água)
– Campo Bom: 9,03% de desconto (2,71 dias sem água)