Inicial / TODAS AS NOTÍCIAS / No MP o prefeito não aceitou adiar a “baldeação” dos ônibus e vereadores buscam minimizar os impactos dos prejuízos da população

No MP o prefeito não aceitou adiar a “baldeação” dos ônibus e vereadores buscam minimizar os impactos dos prejuízos da população

Depois da audiência no MP o prefeito deve atender pedido dos com vereadores e comunidade, para mudar roteiro no trajeto das linhas São Tomé e Florescente, que deverá chegar até a parada 40 ou 32. A obrigação de integração com pagamento em dinheiro poderá ser realizado até 30/10 e horários de ônibus adaptados a cadeirantes serão ampliados.

Armando no MP sobre baldeação

Liderados pelo presidente da Câmara, o vereador Luís Armando Azambuja, um grupo de vereadores em conjunto com representantes das comunidades das Vilas São Tomé, Planalto, Elza e Viamar, tiveram audiência na manhã da última segunda-feira (14), no Ministério Público, com a promotora da justiça cível para assuntos comunitários, Luciane Wingert, e representantes da prefeitura de Viamão e Metroplan, para apresentar denuncia contra a decisão do prefeito Valdir Bonatto, de implantar o sistema integrado de transbordo, no sistema municipal de transporte coletivo, que acabou cortando linhas de ônibus pela metade, diminuindo os trajetos em até 66 mil quilômetros por mês, sem consulta e aviso prévio aos usuários.

O presidente da Câmara, vereador Armando, propôs acordo e insistiu, sem sucesso, para que o prefeito Bonatto adiasse para janeiro de 2014 o sistema de “baldeação” implantado nas seis linhas de ônibus municipais de Viamão. “Não ouviram a comunidade que foi pega de surpresa e sem possibilidade de adaptação ao novo sistema, com muitos prejuízos demostrado pela falta de estrutura física, viária, segurança e conforto aos usuários, sendo refletido pelas inúmeras manifestações contrárias realizadas nos últimos dias pela comunidade”, enfatizou Armando.

De acordo com o vereador Armando, como foi anunciada a licitação para o transporte público municipal para janeiro, sendo prudente que esse novo sistema fosse iniciado a partir desta data. “Teria passado as festas de final de ano, e com férias escolares e período mais tranquilo, e com possibilidade de ampla divulgação e informação os usuários, teriam mais condições de adaptar a nova modalidade”, completou o vereador.

Mesmo assim, o prefeito atendeu a solicitação proposta na audiência, para amenizar o sofrimento e o impacto dos usuários no modelo de “baldeação” proposto pela prefeitura. Nessa semana, vai mudar o roteiro no trajeto das linhas São Tomé e Florescente, que deverá chegar até a parada 40 ou 32. “Possibilitará menos sofrimento aos usuários ao deslocarem aos comércios, mercados, farmácias e escolas, conselho tutelar e Unidade de Saúde, existentes nesse trajeto, sem precisar pegar dois ou mais ônibus”, defendeu Armando.

A possibilidade de integração com pagamento também em dinheiro poderá ser realizado até 30/10, podendo ser ampliado este prazo, e os horários de ônibus adaptados a cadeirantes serão ampliados.

Por outro lado, foi solicitada pelos vereadores e comunidade, a revisão dos cálculos que reduziram a passagem de apenas  0,10 centavos. “O impacto ocasionado pela isenção do PIS e da COFINS fornecidas pelo Governo Federal e a diminuição dos 66 mil KM com a alteração do sistema de linhas, com redução e mudança de itinerários, devem ser levados em conta para baixar ainda mais a passagem dos ônibus municipais”, concluiu o presidente da Câmara.

A promotora do MP para assuntos comunitários, Luciane Wingert, vai verificar se há constitucionalidade da obrigatoriedade de obtenção do “Cartão TEU”,  para que possa contar com os benefícios da integração, e os impactos dos prejuízos dos cadeirantes com a sincronização de linhas integradas, além da modalidade do calculo tarifário verificado para redução da tarifa e prometeu acompanhar os eventuais

Sobre o Vereador Vereador Armando

O vereador Armando, como é popularmente conhecido, tem 49 anos, é jornalista/radialista, técnico em contabilidade, Bacharel em Direito, e, pós- graduado em Gestão Hospitalar. Armando esta no quinto mandato de vereador. Armando é considerado um dos vereadores mais atuantes e experientes do Legislativo. É o campeão de projetos e de leis aprovadas e sancionadas. WhatsApp Lista de Transmissão de Notícias: 51 9990-45123 Celular 51 993321888 Gabinete: 51 34854957

Além disso, verifique

Nesta quinta (02/12) tem primeira dose para pessoas com 12 anos ou mais, e segunda dose antecipada da Pfizer/Biontech!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *