Projeto do Deputado Bohn Gass, quer incluir obras de duplicação do Caminho do Meio, no Orçamento da União
Aprovação do projeto de emenda do Bohn Gass depende de apoio e acordo com os demais deputados da Bancada Gaúcha, para colocar entre as três prioridades de inclusão na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O ato representa a primeira fase na luta para rever os recursos perdidos da duplicação do Caminho do Meio/Protásio Alves.
Agora a pouco, em audiência da Bancada Gaúcha, na Câmara dos Deputados, em Brasília, o deputado Elvino Bohn Gass (PT-RS), apresentou projeto de emenda para inclusão das obras de duplicação da Estrada Caminho do Meio, como é conhecido o trecho que começa no fim da Avenida Protásio Alves, em Porto Alegre, e segue por Alvorada até a parada 54 de Viamão, na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2018 do Governo Federal.
Nesta fase da LDO, os projetos de emendas servem para fixar as prioridades e metas do Orçamento do ano seguinte.
Aprovação da emenda do Bohn Gass, depende de acordo e apoio dos demais deputados federais da Bancada Gaúcha, para colocar entre as três prioridades de inclusão na LDO.
O projeto de emenda, representa a primeira fase da luta de rever os recursos perdidos da duplicação do Caminho do Meio.O fechamento da questão dos acordos das emendas da Bancada Gaúcha, será decidido e votado, na tarde de amanhã (05/7) na Bancada Gaúcha, na Câmara Federal.
A proposta é votar o texto acordado, no plenário do Congresso Nacional, até 14 de julho, dentro do prazo regimental.
O deputado Bohn Gass, é o titular da Comissão Mista de Orçamento e Finanças do Congresso Nacional.
A Estrada Caminho do Meio (da ponte do Arroio Feijó até a ERS 040-Rodovia Tapir Rocha) e a Avenida Protásio Alves (da rótula da avenida Manoel Elias até a Rótula Paraíso-Ponte do Arroio Feijó), além de servir como rota alternativa da ERS 040, define-se como via coletora, pelo grande número de usuários nas horas de pico. Por dia, circulam quase 7.500 veículos, no sentido Viamão/Porto Alegre e quase 7.000, no sentido Porto Alegre/Viamão.
O vereador Luís Armando Azambuja, que também é o representante no município, do deputado Federal Elvino Bohn Gass, aponta que estimativa é de que 100 mil pessoas sejam diretamente beneficiadas com o projeto e obras da duplicação do Caminho do Meio/Protásio Alves, representando uma antiga reivindicação dos moradores de Viamão. “O alto número de atropelamentos na Estrada, que também não tem meio-fio, está entre as grandes preocupações dos viamonenses, que sonham com a obra, para desafogar o intenso trânsito da ERS 040, e qualificar a mobilidade urbana da localidade, assim como, torna-la mais segura, sinalizada e iluminada”, enfatizou o vereador Armando.
Bairros Contemplados com a Duplicação do Caminho do Meio:
Porto Alegre: Vila Safira, Protásio Alves, Mário Quintana, Rubem Berta, Verdes Campos e Loteamentos/Condomínios Diversos
Viamão: Parque Índio Jari, Monte Alegre, Novo Horizonte, Jardim do Castelo e Loteamentos Condomínios diversos.
Alvorada: Loteamento Algarve, Porto Verde, Loteamento Nossa senhora Aparecida, vila Torotama, Stella Maris e Lotemaneots/ Condomínios Diversos.