Inicial / TODAS AS NOTÍCIAS / Viamão propõe moção de apoio para chamada de aprovados do concurso da Polícia Civil

Viamão propõe moção de apoio para chamada de aprovados do concurso da Polícia Civil

poiciais e sindicatoNa última sessão plenária, a Câmara de Viamão, aprovou por unanimidade, proposição de autoria do vereador Luís Armando Azambuja (PT), que foi subscrita pela maioria dos demais parlamentares, que concede uma moção de apoio para a chamada imediata dos aprovados no Concurso 2013 da Polícia Civil do Rio Grande do Sul.

Esta moção refere-se ao movimento “Acadepol para todos já!”, que consiste no aproveitamento imediato de todos os aprovados no concurso da Polícia Civil do RS. O edital do último concurso propõe o preenchimento de 350 vagas para inspetor e 350 para escrivão. Neste concurso inscreveram-se no processo seletivo, cerca de 14 mil candidatos sendo que destes, mais de 5 mil para o cargo de escrivão e 8 mil para inspetor. Após a etapas eliminatórias atualmente restam cerca de 1,1 mil aprovados.

 O movimento liderado pelo Sindicato dos Policiais Civis do RS – SINPOL/RS, visa o aproveitamento de todos os aprovados no concurso, pois é fato o déficit de Policiais Civis. Dados do Sindicato em 1980, a Polícia Civil contava com um quadro com 6,5 mil policiais e o RS tinha uma população de 7,5 milhões de habitantes.

sindicato policiais 1“Atualmente, a população gaúcha possui em torno de 11 milhões de habitantes e o efetivo da Polícia Civil diminuiu. Hoje, nossa Polícia Civil conta com apenas 5,5 mil servidores para atender todo o Estado, praticamente um terço do número considerado ideal, isso representa apenas, 55% do efetivo ideal. No entanto, há uma previsão legal para 8.137 cargos de inspetor e escrivão. Para se ter uma ideia, em apenas 2 anos – no mês de junho de 2011 até dezembro de 2013 – a Polícia Civil contabilizou 1.056 aposentadorias, e só neste início de 2014 (de janeiro a fevereiro) já são 37 aposentadorias. O próprio delegado Ranolfo Vieira Júnior, chefe da Polícia Civil, afirmou que em 56 cidades gaúchas existe apenas um policial para dar atendimento a quem precisa da Polícia. Nos 496 municípios do RS, só em 340 há o que se pode chamar de contingente, ou seja, mais de um policial”, enfatizou o vereador Armando, que é membro da Comissão de Constituição e Justiça do Legislativo viamonense.

Com essa moção a Câmara Municipal de Viamão, além de prestar apoio ao movimento “ACADEPOL para todos já!”, reivindica ao Governo do Estado que autorize a convocação imediata de todos os aprovados no concurso público para o curso de formação da Polícia Civil, para além das vagas inicialmente previstas em edital, com a finalidade de, pelo menos em parte, minimizar o problema da segurança pública em nosso Estado.

Sobre o Vereador Vereador Armando

O vereador Armando, como é popularmente conhecido, tem 49 anos, é jornalista/radialista, técnico em contabilidade, Bacharel em Direito, e, pós- graduado em Gestão Hospitalar. Armando esta no quinto mandato de vereador. Armando é considerado um dos vereadores mais atuantes e experientes do Legislativo. É o campeão de projetos e de leis aprovadas e sancionadas. WhatsApp Lista de Transmissão de Notícias: 51 9990-45123 Celular 51 993321888 Gabinete: 51 34854957

Além disso, verifique

Nesta quinta (02/12) tem primeira dose para pessoas com 12 anos ou mais, e segunda dose antecipada da Pfizer/Biontech!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *