Inicial / APP / Um dia para homenagear e reconhecer os taxistas de Viamão

Um dia para homenagear e reconhecer os taxistas de Viamão

A exemplo de outras categorias profissionais que têm a sua data comemorativa, os taxistas viamonenses receberam, uma data especial com a finalidade de homenagear, reconhecer e valorizar o trabalho dos cerca de 300 motoristas dos 140 transportes individuais de passageiros (Táxis), dos 30 pontos fixos de Viamão. Foi esse o objetivo da lei 3.690, criada pelo vereador Luís Armando Azambuja (PT), que instituiu, anualmente, o dia 25 de julho, como o “Dia municipal do Taxista”.

TAXISTA Viamão_vereadoramando

De acordo com o vereador Armando, o Dia do Taxista marca uma homenagem da sociedade àqueles que enfrentam uma diversidade de trabalho, e que atuam em uma série de serviços, como verdadeiras personalidades de relações públicas do município. “Eles transportes nossa comunidade, prestam socorro de emergência, além de prestarem informações de utilidade pública, com benefício comum à toda a população. Muitos deles já realizaram até mesmo trabalho de parto”, acrescentou o vereador. Ele lembrou também dos riscos que os motoristas de táxi correm no dia-a-dia. “São alvos de furtos e assaltos, além de agressões físicas e verbais, sem falar em homicídios covardes, além de vítimas de stress constante do transito diário, que registra uma média mensal de 3 mil km de rodagem por cada taxista”.

O passageiro em primeiro lugar. É um dos lemas do  taxista Mario Luiz Peixoto, de 52 anos, sendo trinta anos dedicados ao táxi, hoje no ponto da Praça da Matriz. “Desde os meus 22 anos faço esse serviço, construí minha vida através do táxi e hoje tenho muito orgulho e agradeço aos meus passageiros por tudo isso”, revela o experiente motorista.

Muitas vezes sai mais em conta pegar um táxi, do que um ônibus ou até mesmo o veículo particular. Uma corrida sai em média de 8 a 12 reais em Viamão, ficando vantajoso para duas ou três pessoas, sem contar da rapidez e conforto do serviço oferecido. “O táxi é um transporte de passageiros barato, seguro, confiável, rápido e confortável”, garante o representante dos taxistas de Viamão, João Osório, relatando que todos os taxistas permissionários e os auxiliares contam com curso de capacitação e carteirão de identificação, além da frota de táxis, que contam com a média de três anos  de uso. “Tudo para garantir mais segurança, qualidade e comodidade aos usuários”, enfatizou.

O vereador Armando destacou ainda, as outras leis da qual foi o autor para beneficiar os taxistas, como a que permite o uso de bermudas, em dias de forte calor, a obrigação de abrigos de proteção nos pontos de táxi, cursos de capacitação e de primeiros socorros, a denominação de diversos pontos de taxi e a que autoriza a utilização de gás natural veicular (GNV) na frota, entre outras.

Sobre o Vereador Vereador Armando

O vereador Armando, como é popularmente conhecido, tem 45 anos, é jornalista/radialista, técnico em contabilidade, Bacharel em Direito, e, pós- graduado em Gestão Hospitalar. Armando foi eleito para o quinto mandato de vereador. Armando é considerado um dos vereadores mais atuantes e experientes do Legislativo. É o campeão de projetos e de leis aprovadas e sancionadas.

Além disso, verifique

Últimos dias! Anistia de 80% das multas e juros do IPTU e dívidas na Prefeitura de Viamão