Inicial / APP / Viamão deve ficar com 130 mil eleitores com cadastro biométrico

Viamão deve ficar com 130 mil eleitores com cadastro biométrico

Pelo menos, 36,7 mil estão sujeitos a terem o título cancelado por não fazerem o cadastro biométrico no município.

Post-4O vereador Luís Armando Azambuja, da Comissão dos Direitos Humanos da Câmara, alerta a comunidade que esta faltando apenas algumas horas para o fechamento do Cadastro Nacional de Eleitores, período que visa regularizar a situação eleitoral de quem irá votar nas Eleições municipais deste ano, salientando que o Cartório Eleitoral da 59ª e 72ª Zona Eleitoral de Viamão, nos últimos meses, atendeu a população em dias e horários especiais, inclusive nos finais de semana e nos feriados, em uma extraordinária estrutura que foi montada para qualificar o atendimento da demanda para aqueles que ainda não regularizaram o título eleitoral com cadastramento biométrico obrigatório, mais aqueles que desejarem fazer a transferência do título para Viamão e títulos novos, o que resultou em mais de 130 mil atendimentos.

Nesta segunda e terça-feira (3/5), o Cartório ficará aberto das 9h. às 21h. Já na quarta-feira (4/5), último dia do prazo, as senhas de atendimento serão entregues até as 18h., dentro do limite e da capacidade de atendimento do dia.

De acordo com a chefe da 59.º Zona Eleitoral, Carla Nunes Santos, para realizar regularização ou transferência, o eleitor ou a eleitora viamonense, deve comparecer ao Cartório Eleitoral, munido de um documento oficial (carteira de identidade, trabalho, certidão de nascimento, carteira de motorista ou carteira de conselho profissional), além de um comprovante de residência/endereço atual – emitido nos últimos três meses (qualquer conta de banco, loja, água, luz, telefone, cartões de crédito, que tenham sido emitidas em 2016). Se a conta não for do eleitor ou de seu pai ou mãe, o titular deve declarar no corpo da conta que o eleitor mora naquele endereço, assinar e mandar cópia de  seu documento para que possa conferido assinatura do declarante.cartorioleitoral1_vereadorarmando

Para os eleitores do sexo masculino entre 18 e 45 anos, que precisam tirar o título pela primeira vez, devem levar também, o comprovante de quitação militar. E, para quem vai fazer o primeiro título não pode ser a carteira de motorista, nem o passaporte que não tenha os dados completos.

A previsão, do total de 166.781 mil eleitores originalmente do inicio biometria, é de que 130 mil devem fazer a cadastro biométrico, já calculando os novos títulos e transferência. Nesse caso, Viamão deve perder cerca de 36,7 mil eleitores no próximo pleito eleitoral.

O dia 4 de maio é o prazo final de qualquer aspecto do eleitor, a partir desta data o sistema fecha em âmbito nacional para qualquer movimentação do eleitor, exceto a segunda via do título.

Quem não fazer o procedimento até quarta-feira., dia 04/5, terá o título cancelado e ficará sujeito a todos os transtornos da qual exige a quitação eleitoral.

Durante os últimos períodos, para atender a grande demanda, além de inovações do agendamento pessoal e pela internet que evitou as grandes filas, a direção do Cartório solicitou apoio de recursos humanos da Câmara de Vereadores, Prefeitura e Exército, que qualificou o atendimento das pessoas que procurarem os serviços.

O Cartório Eleitoral de Viamão, fica localizado na Rua Mário Antunes da Veiga (Rua do antigo Fórum), 202, no Centro. Os telefones para mais informações são: (51) 3485-2855 e 3493-7483.

Sobre o Vereador Vereador Armando

O vereador Armando, como é popularmente conhecido, tem 45 anos, é jornalista/radialista, técnico em contabilidade, Bacharel em Direito, e, pós- graduado em Gestão Hospitalar. Armando foi eleito para o quinto mandato de vereador. Armando é considerado um dos vereadores mais atuantes e experientes do Legislativo. É o campeão de projetos e de leis aprovadas e sancionadas.

Além disso, verifique

Dia dos Professores – Parabéns pelo seu dia!

Dia dos Professores, “Ser professor@ é muito mais do que transmitir o conhecimento.” É aquele/a …