Inicial / TODAS AS NOTÍCIAS / Últimos dias para fazer título eleitoral

Últimos dias para fazer título eleitoral

O vereador Armando alerta os eleitores que precisam fazer, transferir ou alterar o título de eleitor. O prazo final é dia 7 de maio. O Cartório Eleitoral de Viamão terá plantões no feriado do trabalhador, dia 1º de maio, e no final de semana, dias 3 e 4 de maio (sábado e domingo), com atendimento das 12h às 19h.
Entre os dias 5 e 7 de maio (segunda, terça e quarta), o horário de atendimento será ampliado, e ocorrerá das 9h às 19h, sem fechar ao meio dia.
Mas o recomendado é não deixar para última hora, evitando filas e eventuais transtornos.

prazo titulo_vereador armando

O vereador Luís Armando Azambuja (PT), integrante da Comissão de Justiça Câmara, alerta para que os eleitores que precisam fazer seu primeiro título de eleitor, transferir de local de votação ou desejam alterar seu cadastro, para que não deixar para a última hora para comparecer ao Cartório Eleitoral de Viamão, para evitar filas e eventuais transtornos. O alerta também serve para o eleitor que estiver com o título cancelado ou suspenso também deve regularizar sua situação, caso contrário não poderá votar nas próximas eleições.

Isso porque, termina no dia 7 de maio o prazo de inscrição, data determinada para fechamento do cadastro eleitoral, para aqueles que quiserem votar nas eleições municipais deste ano. A data vale para quem pretende transferir o título de município ou de zona eleitoral e para as pessoas que tiveram o título eleitoral cancelado.

Para fazer ou transferir o título, o eleitor deve levar ao Cartório Eleitoral de Viamão, um documento oficial de identidade, com foto (RG, Carteira de Trabalho ou carteira de motorista). Também é importante levar um comprovante de endereço. Para os homens que fizeram 18 anos, é necessária a apresentação do certificado de alistamento militar. Em 2012, ano de eleições municipais, quem deixou para a última hora teve que enfrentar longas filas.

Jovens entre 16 e 17 anos

O eleitor com necessidades especiais que quiser solicitar transferência para uma seção de fácil acesso também deve ficar atento a este prazo. Além disso, os jovens entre 16 e 17 anos que quiserem se cadastrar também devem se atentar à data. A inscrição eleitoral é obrigatória para pessoas com idade entre 18 e 70 anos.

De acordo com a Justiça Eleitoral, está irregular o cidadão brasileiro que completou 19 anos e os estrangeiros naturalizados há mais de um ano que ainda não se alistaram como eleitores. Da mesma forma, quem se alistou mais de uma vez na Justiça Eleitoral ou quem deixou de votar em três eleições consecutivas e não justificou as ausências.

Com o título cancelado,  a pessoa fica impedida de tirar o Cadastro de Pessoa Física (CPF), assim como passaporte. Também não consegue participar de concurso público, renovar matrícula em universidade e obter empréstimo em estabelecimento mantido pelo governo. Os servidores públicos que perderem o título também ficam impedidos de receber o salário.

 

Cartório eleitoral de Viamão com plantões extras e horário ampliado de atendimento

cartorioeleitoral-viamão_verarmando-2-800x547A Justiça Eleitoral, através das 59ª e 72ª Zonas Eleitorais de Viamão, localiza-se na Rua Mário Antunes da Veiga, 202 / Sala 201, no Centro, e o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h., os telefones de contato são: (51) 3485-2855 e 3493-7483.

O Cartório Eleitoral de Viamão vai fazer plantões e ampliará seu horário de serviço, conforme se aproxima a data final do cadastro, e abrirá: no feriado de quinta-feira, dia 1º de maio; na sexta-feira, dia 2, e no final de semana, no sábado, dia 03  e  no domingo, dia 04 de maio, com atendimento das 12h às 19h.

Na segunda, terça e quarta-feira, dias 5, 6 e 7 de maio, o atendimento será manhã e tarde, das 9h às 19h, sem fechar ao meio dia.

Só precisa ir ao Cartório quem completar 18 anos até 5 de outubro, dia da eleição, e ainda não tiver título eleitoral, e quem desejar transferir seu domicílio eleitoral ou local de votação e/ou que necessitar regularizar sua situação eleitoral, e os jovens entre 16 e 17 anos que desejarem fazer o primeiro título eleitoral.

Para quem deseja apenas solicitar a segunda via do título eleitoral, o prazo vai até o dia 25 de setembro.

RESUMO DA NOTÍCIA:

Título de eleitoral: Prazo final é dia 7 de maio para fazer, transferir ou alterar o título eleitoral.

Para quem : Quem completar 18 anos até 5 de outubro, dia da eleição, e ainda não tiver título eleitoral, e quem desejar transferir seu domicílio eleitoral ou local de votação e/ou que necessitar regularizar sua situação eleitoral. A inscrição eleitoral é obrigatória para pessoas com idade entre 18 e 70 anos.  Além disso, os jovens entre 16 e 17 anos, que quiserem se fazer o título, também devem se atentar à data final.

Onde: Cartório Eleitoral de Viamão, na Rua Mário Antunes da Veiga, 202 / Sala 201, no Centro

Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.

Plantão especial: No feriado do Trabalhador, quinta-feira, dia 1º de maio; na sexta-feira, dia 2, e no final de semana (sábado, dia 03 e no domingo, dia 04 de maio), o atendimento será das 12h às 19h.

Horário de atendimento ampliado: Na segunda, terça e quarta-feira, dias 5,6 e 7 de maio, o atendimento será pela manhã e tarde, das 9h às 19h, sem fechar ao meio dia.

Documentos Necessários: Documento oficial de identidade, com foto (RG, Carteira de Trabalho ou carteira de motorista). Também é importante levar um comprovante de endereço. Para os homens que fizeram 18 anos, é necessária a apresentação do certificado de alistamento militar.

Segunda via: Para quem deseja apenas solicitar a segunda via do título eleitoral, o prazo vai até o dia 25 de setembro.

Telefones para mais informações e dúvidas: 3485-2855 e 3493-7483

Sobre o Vereador Vereador Armando

O vereador Armando, como é popularmente conhecido, tem 49 anos, é jornalista/radialista, técnico em contabilidade, Bacharel em Direito, e, pós- graduado em Gestão Hospitalar. Armando esta no quinto mandato de vereador. Armando é considerado um dos vereadores mais atuantes e experientes do Legislativo. É o campeão de projetos e de leis aprovadas e sancionadas. WhatsApp Lista de Transmissão de Notícias: 51 9990-45123 Celular 51 993321888 Gabinete: 51 34854957

Além disso, verifique

Nesta quinta (02/12) tem primeira dose para pessoas com 12 anos ou mais, e segunda dose antecipada da Pfizer/Biontech!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *