Inicial / POLÍTICAS AFIRMATIVAS EM VIAMÃO / Semana de estudos da Consciência Negra nas escolas de Viamão

Semana de estudos da Consciência Negra nas escolas de Viamão

Lei do vereador Armando, leva a história do povo brasileiro e da luta contra a discriminação racial às escolas da rede municipal.

Com objetivo de promover uma educação comprometida com as origens do povo brasileiro, que reconheça e valorize a diversidade, foi instituído em Viamão, a Semana de Estudos da Consciência Negra, pela lei nº 3.072, de autoria do vereador Luís Armando Azambuja (PT).

A realização de atividades em salas de aula, com temas específicos de discussões e conscientização dos alunos, pais e professores, quanto aos problemas enfrentados pela população negra, quilombolas e afro-descendentes, com ênfase nas consequências da escravidão, na formação da cidadania brasileira, estão entre os objetivos da Semana de Estudos da Consciência Negra.

A proposta é atingir todos os 25 mil alunos, das 62 escolas da rede municipal, com a promoção de diversas ações, que incluem exposições, palestras, shows de pagodes, de hip-hop, danças, teatro, feiras, missas, e muitas outras atrações relativas à história e à condição da população negra em todos os aspectos da sociedade, com objetivo de alusão a semana comemorativa da consciência negra. “Não se pode ignorar a influência da cultura negra na formação de nossa sociedade. Na música, na arte, na literatura, na culinária e em muitos outros componentes da nossa cultura a influência negra é determinante, sendo justa a homenagem e o cultivo desse estudo na comunidade e formação escolar”, enfatizou o vereador Armando.

Pela lei do vereador Armando, anualmente, as escolas de Viamão devem realizar as atividades de estudos da Consciência Negra, sempre na semana em que marca o dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. Nesta data, foi morto Zumbi dos Palmares, na Serra da Barriga em Pernambuco. Mais do que um líder quilombola, Zumbi representa a luta do povo negro contra a escravidão, ao liderar milhares de negros, mulheres, homens e crianças pela liberdade e pela construção de uma sociedade livre, democrática e soberana.

Sobre o Vereador Vereador Armando

O vereador Armando, como é popularmente conhecido, tem 49 anos, é jornalista/radialista, técnico em contabilidade, Bacharel em Direito, e, pós- graduado em Gestão Hospitalar. Armando esta no quinto mandato de vereador. Armando é considerado um dos vereadores mais atuantes e experientes do Legislativo. É o campeão de projetos e de leis aprovadas e sancionadas. WhatsApp Lista de Transmissão de Notícias: 51 9990-45123 Celular 51 993321888 Gabinete: 51 34854957

Além disso, verifique

Tem primeira dose para pessoas com 12 anos ou mais, e segunda dose antecipada da Pfizer/Biontech!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *