Escolas de Viamão contam com 1.108 câmeras instaladas e sistema de acionamento de emergência. aplicativo com “botão de pânico” será implantado.
Na tarde de hoje, tratei com o secretário Geral de Governo, Rafael Bortoletti, da nossa gestão do Novo Tempo, na Prefeitura de Viamão, sobre as medidas de segurança nas escolas municipais.
Os tristes acontecimentos em Blumenau e os boatos disseminados em redes sociais, estão ocasionando dúvidas e insegurança entre as famílias de alunos da nossa rede municipal.
Aqui em Viamão, a segurança dos nossos alunos já recebe total atenção, muito antes desta tragédia lamentável. Nossas escolas contam hoje com 1.108 câmeras de monitoramento, ligadas 24 horas por dia e monitoradas no CISVI (Centro de Integrado de Segurança de Viamão), que reúne as forças de segurança da cidade como Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Civil, Bombeiros e EPTV.
Todas escolas também possuem alarme, com dispositivo de emergência para acionamento se necessário, além de porteiros e rondas da Patrulha Escolar. A Secretaria Municipal de Educação reitera que as aulas seguem normalmente.
Nesta segunda, pela manhã, o prefeito Nilton Magalhães e os secretários Márcia Culau (Educação) e Rafael Bortoletti (Geral de Governo), estiveram em reunião com o comandante da Guarda Municipal, Silmar Castro, o comandante do 18º BPM, Alexander Duarte, e da delegada Milena Martins.
Todo esse sistema ainda será aprimorado: “Direções, coordenações e funcionários passarão por treinamento para entendimento e melhor uso do sistema de alarmes e também será implantado em poucos dias um aplicativo com o chamado “Botão do Pânico”, explica o secretário Geral de Governo, Rafael Bortoletti.
“Gostaríamos de tranquilizar nossa população, solicitar que não espalhem boatos sem procedência e deixar claro o compromisso com a segurança das nossas crianças. O poder público não está medindo esforços nessa pauta”, concluiu o secretário Rafael Bortoletti.